Seleção para bolsa de estudos de 2010/1

A prova para distribuição das bolsas de estudo para alunos ingressos no período de 2010/1 será realizada no dia 29 de janeiro de 2010 às 8h00, em sala do Centro de Tecnologia e Urbanismo a ser definida.

Lembramos que a prova é classificatória e obrigatória a todos os alunos que desejam pleitear uma bolsa. Os interessados  já podem começar a estudar os tópicos abordados pela literatura recomendada.

Tópicos Abordados

• Sistemas de Controle: transformada de Laplace; controladores PID, e; controladores em avanço e em atraso.
  • Processos Estocásticos: variáveis aleatórias e a função densidade de probabilidade Gaussiana; processos estacionários e ergódicos; densidade espectral e autocorrelação, e; estimadores.
  • Sistemas Lineares e Matrizes: espaços vetoriais; autovalores e autovetores.
  • Processamento Analógico e Digital de Sinais: transformada de Fourier para sinais contínuos, e; amostragem.
  • Eletrônica: circuitos com semicondutores, e; configurações básicas com amplificadores operacionais.

Bibliografia Recomendada

1. Katsuhiko Ogata, Engenharia de Controle Moderno, Prentice-Hall, 2003.
  2. John A. Gubner. Probability and Random Process for Electrical and Computer Engineers. Cambridge University Press, Cambridge, UK, 2006.
  3. H. Stark and J. W. Woods. Probability, Random Process and Estimation Theory for Engineers. Prentice Hall, second edition, 1994.
  4. Alan V. Oppenheim, Ronald W. Schafer, John R. Buck. Discrete-Time Signal Processing. 2nd Edition. Prentice-Hall. 1999.
  5. Malvino. Eletrônica Vol. 1. MAKRON. 2001
  6. Malvino. Eletrônica Vol. 2. MAKRON. 2001