Defesa de Qualificação: Alexandre Fenato

Ocorrerá em 30 de abril de 2008, com início às 10:00 h, nesta instituição, na sala 807 do Centro de Tecnologia e Urbanismo, reunião da banca para defesa de mestrado do aluno Alexandre Fenato, cujo título é Uma proposta de otimização para o problema do setup numa máquina tubeteira.

A defesa terá a participação efetiva dos seguintes membros:

  • Prof. Dr. Robinson Samuel Hoto – Orientador/Presidente – Matemática/UEL
  • Prof. Dr. José Alexandre de França – UEL/DEEL
  • Prof. Dra. Silvia G. de Souza Cervantes – UEL/DEEL

Resumo do Trabalho:

“Uma proposta de otimização para o problema do setup numa máquina tubeteira”

Este trabalho consta de um estudo de caso prático, envolvendo o processo de fabricação de tubetes feitos de papel reciclado, cujo tempo de setup envolvido no processo ocupa grande parte do tempo produtivo da máquina. Apresentamos uma pesquisa teórica, cujos temas relacionam-se diretamente com o tipo de problema que estamos analisando e adequamos nosso caso ao Problema de Minimização de Troca de Ferramentas (MTSP) de Tang e Denardo (1988) como o um Problema do Caixeiro Viajante Generalizado (Yanasse e Pinto, 2002) que por sua vez, após algumas adaptações e simplificações, resulta em um Problema do Caixeiro Viajante (TSP) comum. Por fim, resolvemos o TSP como um problema de programação linear, cuja meta resume-se em minimizar a função custo (objetivo) do problema que representa, em nosso caso, o número de trocas de bobinas de papel na tubeteira.

Deixe um Comentário

Aviso: A moderação de comentários está habilitada e deve atrasar a publicação do seu comentário. Contudo, não é necessário você reenviar o seu comentário.