A UEL no Globo Universidade

O Globo Universidade de 27 de junho visitou a Universidade Estadual de Londrina (UEL). A equipe do programa mostrou armadilhas que capturam fungos causadores de danos às plantações de soja. Essas armadilhas fazem parte de um projeto maior que tem a participação do Prof. Dr. José Alexandre de França, integrante do MEEL.

Já ouviu falar em ferrugem asiática da soja? Esta doença deixa as folhas da soja cheias de manchas assemelhadas a marcas de ferrugem mesmo e, em oito anos, já causou prejuízos de US$ 12 bilhões para o Brasil. No Departamento de Agronomia da UEL, a repórter Bianca Rothier encontra o professor Seiji Igarachi, idealizador de uma “armadilha” capaz de capturar no ar os esporos da praga. “Não é porque é nosso trabalho, mas a eficácia desta técnica é de 100%. Esse aparelho, embora simples, pode detectar tudo quanto é esporo de ferrugem e de outras doenças, como doença de final de ciclo, oídio, míldio, etc.. Eu venho desenvolvendo esse trabalho desde 2003 e, neste período, a gente tem conseguido reduzir significativamente o número de aplicações de fungicidas e, consequentemente, reduzir o custo da produção de soja no estado”, comemora Igarachi.