UEL firma convênio com o MAPA

A UEL firmou convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para desenvolvimento de um projeto de pesquisa. O projeto terá duração de 24 meses e prevê o investimento de R$ 136.269,00.

Sistema descentralizado de monitoramento do microclima em plantações de soja para uso na agricultura de precisão

Equipe de Trabalho:

  • José Alexandre de França – MEEL/DEEL/UEL (Coordenador);
  • Marcelo Giovanetti Canteri – Agronomia/UEL;
  • Maria Bernadete de Morais França – DEEL/UEL;
  • Aziz Elias Demian Júnior – DEEL/UEL;

RESUMO: Há muito é sabido que as condições ambientais são fator chave na epidemiologia de diversos fitopatógenos. Por isso, o monitoramento do clima é indispensável a qualquer sistema inteligente de cultivo. Normalmente, tal monitoramento é realizado através de estações agrometeorológicas que adquirem dados de diversas grandezas, tais como, temperatura, umidade, velocidade do vento, molhamento foliar etc. Infelizmente, o alto custo das estações de aquisição de dados limita o número de pontos de monitoramento dentro de uma mesma propriedade. Isso força o uso de ferramentas de interpolação matemática. Contudo, tal procedimento não leva a bons resultados na estimação de grandezas como a precipitação e o molhamento foliar. Neste projeto, propõe-se um sistema de monitoramento composto por um conjunto microestações de aquisição de dados. Essas serão de baixo custo e altíssima autonomia. Por isso, poderão ser instaladas ao longo de toda a região de cultivo, coletando dados de grandezas como, por exemplo, temperatura e molhamento foliar. As microestações comunicar-se-ão entre si através de uma rede de comunicação sem fio. Nessa rede, um dispositivo coordenador terá controle total da rede, ou seja, esse solicitará o dado a ser transmitido e qual estação o receberá, criando um sistema de comunicação pergunta/resposta. A rede de dados também incorporará o conceito multi-hop (múltiplos saltos), ou seja, o dado não precisa ser transmitido diretamente, e sim, através de roteadores, o mesmo poderá ser repassado até o destino, aumentando a profundidade da rede. Tal sistema auxiliará o uso inteligente de agrotóxicos para redução dos custos de produção, a diminuição da contaminação da natureza pelos defensivos utilizados e, logicamente, o aumento da produção.

Deixe um Comentário

Aviso: A moderação de comentários está habilitada e deve atrasar a publicação do seu comentário. Contudo, não é necessário você reenviar o seu comentário.