Defesa de Dissertação: Marcela Koyama

Em 02 de abril de 2009, com início às 14h00, na sala de multimeios do CTU, será a defesa de dissertação da aluna Marcela Koyama. O trabalho é intitulado “Análise e Projeto de um Anemômetro 3D baseado em ultra-som”. A banca será composta pelos seguintes membros:

  • Prof. Dr. José Alexandre de França – Orientador/Presidente – DEEL/UEL;
  • Prof. Dr. Carlos Eduardo Cugnasca – USP;
  • Prof. Dr. Marcelo Giovanetti Canteri – Agronomia/UEL;
  • Prof. Dr. Dari O. Toginho Filho e R.V. Pereira – Física/UEL;

Análise e Projeto de um Anemômetro 3D baseado em ultra-som

A informação de velocidade e direção do vento é útil na tomada de decisões em vários aspectos do manejo em uma dada cultura. Isto porque, juntamente com as informações de umidade e temperatura, as condições de vento são fundamentais para se avaliar o melhor momento para realizar aplicações de herbicidas, fungicidas e irrigação. Normalmente, para medir a velocidade do vento, anemômetros são utilizados. Contudo, a maioria dos anemômetros encontrados no mercado atuam apenas em duas dimensões, medindo a velocidade e a direção do
vento através de um sistema mecânico. Por outro lado, anemômetros 3D baseados em ultra-som são o estado da arte da anemometria. O presente trabalho aperfeiçoa um anemômetro 3D proposto anteriormente, que utiliza sensores de ultra-som arranjados em uma estrutura na forma de um tetraedro. Um sistema de medição baseado no tempo de trânsito é proposto. Além disso, são utilizadas técnicas que deixam o sistema imune a variáveis ambientais, como temperatura e umidade do ar.

Deixe um Comentário

Aviso: A moderação de comentários está habilitada e deve atrasar a publicação do seu comentário. Contudo, não é necessário você reenviar o seu comentário.