mai 26

Usuários do Portal de Periódicos têm acesso aos dados dos Journal Citation Reports

Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes
Sexta, 22 de Maio de 2009 16:12

Os usuários do Portal de Periódicos da Capes já podem acessar os dados do Journal Citation Reports (JCR), publicados pela Thomson Reuters por meio da plataforma ISI Web of knowledge. Poderão ser consultadas as informações do JCR Science Edition e do JCR Social Sciences Edition.

O JCR analisa o número de citações atribuídas pela comunidade acadêmica aos artigos dos periódicos indexados na base de dados Web of Science. Levando em conta a periodicidade da revista, a quantidade de artigos publicados e o número de citações, é atribuído o fator de impacto de um periódico. “O JCR é uma demanda muito antiga dos usuários do Portal, tanto dos bibliotecários como dos professores e pesquisadores porque a informação que ele oferece subsidia a decisão dessas pessoas sobre onde publicar os seus papers, procurando sempre um periódico que tenha maior visibilidade e consulta no mundo”, explica Rejane Klaes, bibliotecária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e help desk do Portal de Periódicos na Região Sul.

O JCR Science Edition possui informações sobre mais de 5.900 periódicos de Ciência e Tecnologia. Já o JCR Social Sciences Edition reúne dados de mais de 1.700 títulos na área das Ciências Sociais. O fator de impacto de parte desses títulos já estava disponível no Portal de Periódicos, que disponibiliza informações detalhadas sobre as revistas assinadas pela Capes. Segundo Rejane Klaes, o acesso pelos usuários das informações do conjunto completo de títulos indexados nos JCR vai facilitar a tomada de decisões pelo pesquisador sobre onde publicar.

O JCR pode ser acessado por meio da Web of Knowledge, na aba Select a Database.

mai 17
UEL firma convênio com o MAPA
icon1 Coordenador | icon2 Notícias | icon4 05 17th, 2009| icon3Comente »

A UEL firmou convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para desenvolvimento de um projeto de pesquisa. O projeto terá duração de 24 meses e prevê o investimento de R$ 136.269,00.

Sistema descentralizado de monitoramento do microclima em plantações de soja para uso na agricultura de precisão

Equipe de Trabalho:

  • José Alexandre de França – MEEL/DEEL/UEL (Coordenador);
  • Marcelo Giovanetti Canteri – Agronomia/UEL;
  • Maria Bernadete de Morais França – DEEL/UEL;
  • Aziz Elias Demian Júnior – DEEL/UEL;

RESUMO: Há muito é sabido que as condições ambientais são fator chave na epidemiologia de diversos fitopatógenos. Por isso, o monitoramento do clima é indispensável a qualquer sistema inteligente de cultivo. Normalmente, tal monitoramento é realizado através de estações agrometeorológicas que adquirem dados de diversas grandezas, tais como, temperatura, umidade, velocidade do vento, molhamento foliar etc. Infelizmente, o alto custo das estações de aquisição de dados limita o número de pontos de monitoramento dentro de uma mesma propriedade. Isso força o uso de ferramentas de interpolação matemática. Contudo, tal procedimento não leva a bons resultados na estimação de grandezas como a precipitação e o molhamento foliar. Neste projeto, propõe-se um sistema de monitoramento composto por um conjunto microestações de aquisição de dados. Essas serão de baixo custo e altíssima autonomia. Por isso, poderão ser instaladas ao longo de toda a região de cultivo, coletando dados de grandezas como, por exemplo, temperatura e molhamento foliar. As microestações comunicar-se-ão entre si através de uma rede de comunicação sem fio. Nessa rede, um dispositivo coordenador terá controle total da rede, ou seja, esse solicitará o dado a ser transmitido e qual estação o receberá, criando um sistema de comunicação pergunta/resposta. A rede de dados também incorporará o conceito multi-hop (múltiplos saltos), ou seja, o dado não precisa ser transmitido diretamente, e sim, através de roteadores, o mesmo poderá ser repassado até o destino, aumentando a profundidade da rede. Tal sistema auxiliará o uso inteligente de agrotóxicos para redução dos custos de produção, a diminuição da contaminação da natureza pelos defensivos utilizados e, logicamente, o aumento da produção.

mai 17

Considerando a alteração no modelo da carteira de identificação estudantil desta Universidade; Considerando que inicialmente serão atendidos os estudantes do campus universitário; Divulgamos o cronograma para confecção das carteiras dos discentes de pós-graduação.

  • 25 a 29 de maio de 2009, nos turnos matutino e vespertino
  • 01 a 05 de junho 2009, nos turnos matutino, vespertino e noturno

Local: Campus Universitário, CECA, sala especial.

mai 17
E AGORA, JOSÉ?
icon1 Coordenador | icon2 Notícias | icon4 05 17th, 2009| icon3Comente »

A edição de abril de 2009 da Revista Horizontes, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), traz um artigo interessante sobre o que o aluno interessado em ingressar em um curso de mestrado deve fazer para aumentar suas chances de ser aceito em um programa de pós-graduação. O artigo também traz dicas para ajudar a escolher o melhor programa para o seu perfil. Confira!

mai 11

Ocorrerá em 20 de maio de 2009, com início às 09h30min, na sala de multimeios 01/CTU, nesta instituição, reunião dos membros componentes da Banca Examinadora de Defesa de Dissertação do aluno Wagner José Okano, com o objetivo de julgar o trabalho intitulado “CONFIABILIDADE DO CANAL E DETECÇÃO EM SISTEMAS DS/CDMA COM CODIFICAÇÃO TURBO”, banca esta homologada pela Portaria 2640/2009 de 23/03/2009 e que terá a participação efetiva dos seguintes membros:

  • Prof. Dr. Taufik Abrão – Orientador/Presidente–UEL/DEEL;
  • Prof. Dr. Paul Jean Etienne Jeszensky – USP/DETC;
  • Prof. Dr. Fábio Renan Durand – UNOPAR/CCET;
  • Prof. Dr. José Carlos Pizolato Junior – UEL/DEEL.