abr 17

Ocorrerá em 30 de abril de 2008, com início às 10:00 h, nesta instituição, na sala 807 do Centro de Tecnologia e Urbanismo, reunião da banca para defesa de mestrado do aluno Alexandre Fenato, cujo título é Uma proposta de otimização para o problema do setup numa máquina tubeteira.

A defesa terá a participação efetiva dos seguintes membros:

  • Prof. Dr. Robinson Samuel Hoto – Orientador/Presidente – Matemática/UEL
  • Prof. Dr. José Alexandre de França – UEL/DEEL
  • Prof. Dra. Silvia G. de Souza Cervantes – UEL/DEEL

Resumo do Trabalho:

“Uma proposta de otimização para o problema do setup numa máquina tubeteira”

Este trabalho consta de um estudo de caso prático, envolvendo o processo de fabricação de tubetes feitos de papel reciclado, cujo tempo de setup envolvido no processo ocupa grande parte do tempo produtivo da máquina. Apresentamos uma pesquisa teórica, cujos temas relacionam-se diretamente com o tipo de problema que estamos analisando e adequamos nosso caso ao Problema de Minimização de Troca de Ferramentas (MTSP) de Tang e Denardo (1988) como o um Problema do Caixeiro Viajante Generalizado (Yanasse e Pinto, 2002) que por sua vez, após algumas adaptações e simplificações, resulta em um Problema do Caixeiro Viajante (TSP) comum. Por fim, resolvemos o TSP como um problema de programação linear, cuja meta resume-se em minimizar a função custo (objetivo) do problema que representa, em nosso caso, o número de trocas de bobinas de papel na tubeteira.

abr 7

Já estão definidos os dias de inscrição para o período 2008-2! Os candidatos terão o período de 22 de abril a 02 de junho de 2008. Este ano não haverá prova e o processo seletivo será não-presencial. Para maiores informações, clique aqui.

abr 7

Ocorrerá em 12 de maio de 2008, com início às 08:00 h, nesta instituição, na sala 807 do Centro de Tecnologia e Urbanismo, reunião da banca para defesa de mestrado do aluno Roger Vitória, cujo título é Sensores e Transdutores Para um Sistema Automático de Aquisição de Dados Agrometeorológicos.

A defesa terá a participação efetiva dos seguintes membros:

  • Prof. Dr. José Alexandre de França – Orientador/Presidente – UEL/MEEL
  • Prof. Dr. Aleksander Sade Paterno – UDESC
  • Prof. Dr. Marcelo G. Canteri – Agronomia/UEL
  • Prof. Dr. Marcelo Carvalho Tosin – UEL/MEEL

Resumo do Trabalho:

“Sensores e Transdutores Para um Sistema Automático de Aquisição de Dados Agrometeorológicos”
Este trabalho estuda sensores e transdutores alternativos, ou arranjos alternativos destes, aplicados à instrumentação de grandezas agrometeorológicas e propõe a implementação de um sistema de aquisição de dados agrometeorológicos. Este sistema é composto de uma estação meteorológica automática, operando com um conjunto de estações de microclima. Estações de microclima são estações que adquirem um menor número de dados agrometeorológicos, porém parâmetros cuja interpolação matemática pode acarretar erros expressivos, como o molhamento foliar e a temperatura. Este trabalho trás também estudos sobre formas de instrumentação eletrônica analógica e digital, para grandezas agrometeorológicas utilizadas nas estações meteorológicas automáticas. É motivado por estudos anteriores que comprovam a correlação entre condições climáticas favoráveis e: o desenvolvimento de culturas vegetais, infecções nas mesmas por fungos ou bactérias, aplicação de defensivos agr´ıcolas, entre outros. O sistema proposto por este trabalho pode ser utilizado como ferramenta auxiliar na prática da agricultura de precisão.

abr 7

Ocorrerá em 08 de março de 2008, com início às 14:00 h, nesta instituição, na sala 02 do Departamento de Engenharia Elétrica, reunião da banca para o exame de qualificação da mestranda Marcela Koyama, cujo título é Projeto e Desenvolvimento de um Protótipo de Sistema de Aquisição de Dados Distribuído para Aplicação na Agricultura de Precisão.

A defesa terá a participação efetiva dos seguintes membros:

  • Prof. Dr. José Alexandre de França – Orientador/Presidente – UEL/MEEL
  • Prof. Dr. Marcelo G. Canteri – Agronomia/UEL
  • Prof. Dr. José Carlos Pizolato Júnior – UEL/MEEL
  • Prof. Dr. Aziz Elias Demian Junior – UEL/MEEL
  • Prof. Dr. Marcelo Carvalho Tosin – UEL/MEEL

Resumo do Trabalho:

“Projeto e Desenvolvimento de um Protótipo de Sistema de Aquisição de Dados Distribuído para Aplicação na Agricultura de Precisão”

Uma estação agrometeorológica pode medir diferentes variáveis ambientais, tais como: molhamento foliar, umidade relativa, temperatura do ar e do solo, velocidade e direção do vento. Contudo, muitas destas estações encontram-se disponíveis apenas para os grandes produtores ou institutos de pesquisas, pois possuem um alto custo. Além disso, a coleta de dados de tais estações, muitas vezes, é realizada manualmente. O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de aquisição de dados de variáveis ambientais de baixo custo e que facilite a coleta de dados. Tal sistema será composto por uma estação central e por diversas micro-estações espalhadas pelo campo. As micro-estações monitorarão a temperatura e o molhamento foliar, pois são variáveis que possuem uma maior variação dentro do campo. A estação central será responsável por receber e armazenar os dados das micro-estações, para posteriormente disponibilizá-los ao operador. A comunicação entre as micro-estações e a estação central será sem fio, evitando a coleta de dados manual. Neste trabalho, também serão estudadas as diferentes soluções para a comunicação entre as estações, levando em conta os problemas com a transmissão e recepção dos dados.