fev 1

Prezados Senhores,

Estamos encaminhando em anexo as informações divulgadas pelo Ministério da
Saúde (MS) relacionadas à campanha de vacinação contra a gripe A – H1N1.

A Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade UEL (DASC) estará
realizando a campanha de acordo com o cronograma  e as normas
estabelecidas pelo MS para todo o país.

A população que será imunizada por meio de vacina, foi estabelecida pela
Organização Mundial de Saúde (OMS), será composta por: servidores da área
da saúde, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade
grau 3, a antiga obesidade mórbida. O MS acrescentou ainda as crianças com
idade entre 6 meses e 2 anos e adultos com idade entre 20 e 29 anos. A
definição dos grupos baseou-se no número elevado de casos da doença nesta
população.

Pessoas que se enquadrarem em um dos grupos a serem vacinados e FOREM
ALÉRGICOS A OVO – NÃO SERÃO VACINADOS.

Solicitamos a todos que receberem esta informações, que imprimam o anexo e
auxiliem na divulgação das mesmas junto àqueles que não possuem e-mail.

Manteremos contato para divulgação de mais informações.

Atenciosamente,

Rita
Enfª Drª Rita Domansky,
Chefe da DASC.

dez 14

Como já divulgado anteriormente, no processo seletivo para admissão de mestrandos no primeiro semestre de 2010, foram ofertadas 14 vagas. Por sua vez, essas foram divididas entre os docentes do programa como segue.

Docente Número de Vagas
Taufik Abrão 4
José Carlos Pizolato Júnior 3
Carlos Henrique Gonçalves Treviso 2
Silvia Galvão de Souza Cervantes 2
Márcio Roberto Covacic 2
José Alexandre de França 2

Além do supracitado, no ato da inscrição, os alunos informaram (primeira e segunda opções) para qual orientador os mesmos gostariam de concorrer a uma vaga.

A seguir, apresenta-se os 14 candidatos SELECIONADOS e seus respectivos orientadores.

Aluno Selecionado Orientador
Renan Gustavo Godoi Taufik Abrão
Thiago Marchi di Genaro Taufik Abrão
Rafael de Oliveira Ribeiro Taufik Abrão
José Murilo Melo Mendes José Carlos Pizolato Júnior
Yuri Mendes Mostagi José Carlos Pizolato Júnior
Kayo Gustavo Dias José Carlos Pizolato Júnior
Rodrigo Barriviera Carlos Henrique Gonçalves Treviso
Júlio Cesar Guimarães Carlos Henrique Gonçalves Treviso
Elton Jeser Diniz dos Santos Márcio Roberto Covacic
Márcio Aparecido Tardivo Márcio Roberto Covacic
José Arnaldo da Silva Silvia Galvão de Souza Cervantes
Saulo da Silva Ferraz Jr Silvia Galvão de Souza Cervantes
Silas Barroso Schimith José Alexandre de França

Além dos candidatos selecionados, seis inscritos foram classificados como SUPLENTES e deverão ser chamados, de acordo com a tabela abaixo, para substituir algum aluno que deixe de efetuar a matrícula no período devido e tenha optado, no ato da inscrição, pelo mesmo orientador do suplente.

Aluno Selecionado Orientador
Taufik Abrão
  1. Reinaldo Gotz de Oliveira Junior
José Carlos Pizolato Júnior
  1. Reinaldo Gotz de Oliveira Junior
Carlos Henrique Gonçalves Treviso
  1. Fábio Augusto Gentilin
  2. José Augusto Machado Gutanskis
  3. Filipe Marangoni
José Alexandre de França
  1. Kleber Márcio de Souza
  2. Edson Luiz Burgo Júnior

No caso de vaga remanescente, quando a vaga de orientação não tiver suplente, os candidatos serão convocados segundo a ordem geral de classificação abaixo.

  1. Kleber Márcio de Souza
  2. Fábio Augusto Gentilin
  3. Edson Luiz Burgo Júnior
  4. José Augusto Machado Gutanskis
  5. Felipe Marangoni
  6. Reinaldo Gotz de Oliveira Junior
nov 16

O grupo de pesquisa em Instrumentação eletrônica e Biomédica do Departamento de Engenharia Elétrica (DEEL) da UEL foi convidado a apresentar no ENCONTRO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA o projeto da “cadeira de rodas elétrica movida por sopro e sucção”. Esse tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida de tetraplégicos com a redução de dependência para deslocamentos. O encontro será realizado nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2009 – WTC Convention Center (SP) – promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na página pessoal da Profa. Silvia Cervantes, coordenadora do projeto e docente do MEEL.

nov 12

Foi publicado o resultado de bolsas de produtividade da Fundação Araucária. O professor Taufik Abrão, docente do MEEL, foi um dos contemplados.

nov 6

Dentro de alguns meses, os artigos científicos escritos por pesquisadores brasileiros em periódicos da editora holandesa Elsevier poderão ser consultados livremente no mundo inteiro. Essa iniciativa é resultado de um acordo entre o Portal de Periódicos da Capes e a Elsevier.

Desde janeiro deste ano, quando um autor submete um manuscrito para publicação em um periódico da Elsevier, ele tem a opção de escolher se o artigo pode ou não ter seu acesso liberado. Para isso, é necessário que ele esteja afiliado a uma instituição de ensino e pesquisa brasileira e que tenha seu trabalho financiado com verbas públicas. Será a Capes quem vai indicar quais artigos ficarão disponíveis para consulta. A liberação acontecerá após um período, que varia conforme a área do conhecimento da pesquisa publicada.

“O acordo é um reconhecimento da importância da parceria entre Capes e Elsevier no desenvolvimento da Pesquisa no Brasil e busca contribuir para que o País continue alcançando novos patamares de excelência em Ciência e Tecnologia”, afirmou Dante Cid, Diretor Regional de Vendas e Marketing da América do Sul da Elsevier. Segundo ele, a solução vai aumentar ainda mais visibilidade da produção científica brasileira, que estará disponível inclusive para pesquisadores e instituições que não têm acesso ao Portal de Periódicos

nov 4

A prova para distribuição das bolsas de estudo para alunos ingressos no período de 2010/1 será realizada no dia 29 de janeiro de 2010 às 8h00, em sala do Centro de Tecnologia e Urbanismo a ser definida.

Lembramos que a prova é classificatória e obrigatória a todos os alunos que desejam pleitear uma bolsa. Os interessados  já podem começar a estudar os tópicos abordados pela literatura recomendada.

Tópicos Abordados

  • Sistemas de Controle: transformada de Laplace; controladores PID, e; controladores em avanço e em atraso.
  • Processos Estocásticos: variáveis aleatórias e a função densidade de probabilidade Gaussiana; processos estacionários e ergódicos; densidade espectral e autocorrelação, e; estimadores.
  • Sistemas Lineares e Matrizes: espaços vetoriais; autovalores e autovetores.
  • Processamento Analógico e Digital de Sinais: transformada de Fourier para sinais contínuos, e; amostragem.
  • Eletrônica: circuitos com semicondutores, e; configurações básicas com amplificadores operacionais.

Bibliografia Recomendada

  1. Katsuhiko Ogata, Engenharia de Controle Moderno, Prentice-Hall, 2003.
  2. John A. Gubner. Probability and Random Process for Electrical and Computer Engineers. Cambridge University Press, Cambridge, UK, 2006.
  3. H. Stark and J. W. Woods. Probability, Random Process and Estimation Theory for Engineers. Prentice Hall, second edition, 1994.
  4. Alan V. Oppenheim, Ronald W. Schafer, John R. Buck. Discrete-Time Signal Processing. 2nd Edition. Prentice-Hall. 1999.
  5. Malvino. Eletrônica Vol. 1. MAKRON. 2001
  6. Malvino. Eletrônica Vol. 2. MAKRON. 2001
out 27

Como anunciado anteriormente, a partir da seleção atual, cada docente terá um número definido de vagas de orientação. Assim, no ato da inscrição, os candidatos indicarão em qual orientador os mesmos desejam concorrer a uma das vagas.

A seguir, apresenta-se a quantidade de vagas por orientador para a seleção atual.

Nome do orientador (No. de vagas)

  • Carlos Henrique Gonçalves Treviso (2 vagas)
  • José Alexandre de França (1 vaga)
  • José Pizolato Júnior (3 vagas)
  • Marcio Roberto Covacic (2 vagas)
  • Taufik Abrão (4 vagas)
  • Silvia Galvão de Souza Cervantes (2 vagas)

A coordenação aconselha fortemente que cada candidato entre em contato com um dos docentes acima para definir um pré-projeto e aumentar as chances de ser aprovado.

ago 17

A seguir, segue o resultado da seleção de alunos especiais do segundo semestre de 2009. Os alunos aprovados tem até o dia 21 de agosto de 2009 para efetuar matrícula na secretaria do curso. Lembrando que cada aluno pode cursar, no máximo, 12 créditos.

Leia o restante deste tópico »

ago 13

Como medida preventiva, devido a pandemia do vírus H1N1, o Conselho de Administração da UEL decidiu manter a suspensão de todas as atividades discentes até o dia 28 de agosto. Dessa forma, o início do período 2009/2 do MEEL será em 03 de setembro de 2009.

ago 9

Saiu o resultado do edital da Chamada 14/2008 de Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada da Fundação Araucária. Um dos projetos aprovados, cujo resumo é apresentado a seguir, tem a Coordenação do Prof. Dr. José Alexandre de França, docente do MEEL.

Sistema de Medição de Umidade Baseado na Reflexão Difusa no Infravermelho Próximo

RESUMO: Em diversos setores da indústria, a medição de umidade é uma tarefa fundamental como, por exemplo, na indústria alimentícia, de processamento/esmagamento de grãos, de papel, usinas de açúcar etc. O método clássico de medição de umidade requer uma análise da amostra em laboratório. Este é um processo destrutivo, caro e demorado. Além do mais, como a umidade da matéria-prima pode variar bastante ao longo do dia, são necessárias várias medições em laboratório ao longo do período. Por outro lado, com o processo de medição on-line de umidade, a percentagem de água é conhecida instantaneamente, logo tem-se controle do processo de produção sem perdas, com máximo lucro e qualidade. Atualmente, existem poucos fabricantes deste tipo de equipamento e não existe nenhum fabricante neste país, o que resulta em um custo elevado para indústrias pequenas. Em vista disto, propõe-se, neste projeto, o desenvolvimento de um medidor on-line de umidade baseado no princípio de absorção da luz, onde moléculas da água absorvem parte da radiação incidente, baseado em um princípio físico que faz com que a luz seja absorvida por ligações químicas características da molécula de água. Tal instrumento será capaz de efetuar a medição de umidade na própria linha de produção, instantaneamente e insensível a grandes variações de temperatura, permitindo o ajuste do processo produtivo de imediato ao valor proposto, evitando perdas, reprocesso de produto e reduzindo custos com medições químicas, infra-estrutura e mão-de-obra. Além disso, uma vez desenvolvida a técnica, esta poderá ser facilmente estendida a medição de outros tipos de substâncias em uma variedade de outros materiais.

« Tópicos Anteriores