Volume 25 - 2013 Imprimir E-mail

Dramaturgia, teatro, intermedialidade

 
Resp. Sonia Pascolati
 
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Artigo e autor
Páginas

A Imaginação Pictural de Shakespeare em Sonho de uma Noite de Verão

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6-17

RESUMO: Este ensaio tem por objetivo examinar a apropriação de motivos, códigos e convenções das artes plásticas para fins estruturais, temáticos e estéticos em Sonho de uma Noite de Verão (1595-1596). A transcriação de imagens simbólicas e ideias filosóficas da pintura para a poesia dramática será discutida à luz de perspectivas teóricas formuladas por Claus Clüver, Liliane Louvel e Tamar Yacobi que ampliaram o âmbito dos conceitos de ecfrase e transposição intersemiótica na contemporaneidade.
PALAVRAS-CHAVE: Shakespeare; texto; imagem; intermedialidade.

ABSTRACT: This essay aims to examine the appropriation of motifs, codes and conventions from the visual arts for structural, thematic and aesthetic purposes in A Midsummer Night’s Dream (1595-1596). Shakespeare’s creative transfer of symbolic images and philosophical ideas from painting to dramatic poetry will be discussed in the light of theoretical perspectives formulated by Claus Clüver, Liliane Louvel and Tamar Yacobi who widened the scope of the concepts of ekphrasis and intersemiotic transposition in contemporaneity.
KEYWORDS: Shakespeare; text; image; intermediality

Recebido em 1 de novembro de 2013; aprovado em 30 de novembro de 2013.

Intermedialidade e teatro épico a partir de  A Ópera dos Três Vinténs, de Brecht: teatro e cinema

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18-28

RESUMO: A peça A Ópera dos Três Vinténs, de Brecht e Weill, estreia com sucesso em 1928. Sua adaptação cinematográfica mantinha os autores na elaboração do roteiro, mas eles são afastados do processo ao atualizar questões críticas da peça, e o filme de Pabst estreia em 1931. Neste artigo, discutirei alguns aspectos do texto da peça e de sua adaptação para o cinema relativos ao tema da intermedialidade. Categorias como música, enredo e texto no teatro épico impõem a intermedialidade como pressuposto para seu funcionamento, no intuito de romper com a normatização das formas tradicionais para desenvolver uma crítica materialista da sociedade capitalista.
PALAVRAS-CHAVE: Bertolt Brecht; teatro épico; intermedialidade; teatro e sociedade

ABSTRACT: The play The Threepenny Opera, by Brecht and Weill, premiered succesfully in 1928. Its adaptation to the cinema at first maintened its authors as the responsible for the screenplay, but they were later excluded from the process because of their attempt to catch up with critical issues within the play, and Pabst´movie premiered in 1931. In this paper we discuss some aspects of the text and its cinema adaptation regarding the issue of intermediality. Categories as music, text and plot in epic theatre impose the intermediality as their tenet for their functioning, aiming at a rupture with the normatization of traditional forms to develop a materialistic critique of capitalistic society..
KEYWORDS: Bertolt Brecht; epic theatre; intermediality; theatre and society

Recebido em 1 de novembro de 2013; aprovado em 30 de novembro de 2013.

Maria Bethânia em Pássaro da Manhã: o Diálogo Interartes no Trabalho dos Neorrapsodos

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29-40

RESUMO: Em 1977, Maria Bethânia estreou o espetáculo Pássaro da Manhã. A montagem, dirigida por Fauzi Arap, conjugava canções e textos literários para a elaboração de uma dramaturgia intertextual, com subtexto político, pró-anistia. O show é um bom exemplo da forma que Maria Bethânia desenvolve pelo menos desde o início da década de 1970 e que põe em diálogo teatro, música, literatura e manifestações visuais. Tal performance, ao passo que traz características da chamada “dramaturgia rapsódica”, segundo conceito de Jean-Pierre Sarrazac, liga-se a um fazer poético original, vinculado à voz e típico de culturas orais.
PALAVRAS-CHAVE: Maria Bethânia; Pássaro da Manhã; poesia oral; dramaturgia rapsódica.

ABSTRACT: In 1977, Maria Bethania debuted the Pássaro da Manhã concert. This spectacle, directed by Fauzi Arap, has combined songs and literary texts to prepare an intertextual dramaturgy, with political subtext, in favor of amnesty. The concert is a good example of a spectacle model that Maria Bethania develops at least since the early 1970s which puts in dialogue theater, music, literature and visual arts. This performance, while brings features of “rhapsodic drama”, according to Jean-Pierre Sarrazac’s concept, is binded a singular poetic making, coupled with voice and characteristic of oral cultures.
KEYWORDS: Maria Bethânia; Pássaro da manhã; oral poetry; dramaturgy rhapsodic

Recebido em 1 de novembro de 2013; aprovado em 30 de novembro de 2013.

Toda Nudez Será Castigada – Da Dramaturgia À Cena

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41-50

RESUMO: O artigo pretende investigar a adaptação cinematográfica de Arnaldo Jabor da tragédia carioca Toda Nudez Será Castigada (1973), analisando o processo da passagem do texto dramatúrgico à tela a partir de uma dupla conotação: identificar no corpo da peça de Nelson Rodrigues as citações cinematográficas e verificar no filme o conceito de teatralidade cinematográfica. Espaço, tempo e construção das personagens serão elementos analisados na transposição de uma obra à outra.
PALAVRAS-CHAVE: adaptação cinematográfica; teatro; espaço; tempo.

ABSTRACT: This paper examines Arnaldo Jabor’s  film adaptation of the carioca  tragedy Toda Nudez Será Castigada (1973). The purpose is to look into the process of transferring dramaturgical texts to feature films from a double viewpoint: identifying cinematographic references in the Nelson Rodrigues’ play and recognizing stage characteristics in the film. Space, time and the artistic creation of characters are the elements studied in the transposition from one medium to the other.
KEYWORDS: film adaptation; theatre; space; time

Recebido em 1 de novembro de 2013; aprovado em 30 de novembro de 2013.

Em Demanda dos Musicais: Cruzamentos entre Teatro e Intermedialidade

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51-61

RESUMO: Trata-se de uma reflexão em torno das formas dramático-musicais, com ênfase sobre aspectos históricos concernentes à importação de peças musicais, que põem em debate processos estéticos referentes às interrelações entre dramaturgia musical e intermedialidade, mediante uma compreensão ampliada de possibilidades de apreensão do extrato textual em diversos suportes nesse campo interartístico.
PALAVRAS-CHAVE: dramaturgia musical; teatro contemporâneo; intermedialidade

ABSTRACT: This is a reflection on the dramatic and musical forms, with emphasis on historical aspects related to the import of musical pieces, put in debate aesthetic processes concerning the inter-relationship between musical dramaturgy and intermediality, through an expanded understanding of possibilities of textual apprehension in various interartistic supports.
KEYWORDS: musical dramaturgy, contemporary theater; intermediality

Recebido em 1 de novembro de 2013; aprovado em 30 de novembro de 2013.

Intermedialidade e Teatralidade

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62-72
RESUMO: Pensar a intermedialidade no teatro evoca uma ponderação: como a presença de outras mídias no palco altera a configuração ou a manifestação da teatralidade? Para desenvolver essa reflexão, tomo algumas realizações cinematográficas e teatrais como desencadeadoras de hipóteses e premissas acerca da presença da intermedialidade nos palcos contemporâneos. O objetivo é refletir sobre como interagem os conceitos de intermedialidade e teatralidade, focando as relações entre teatro e cinema.
PALAVRAS-CHAVE: intermedialidade; teatralidades contemporâneas; teatro e cinema

ABSTRACT: Thinking intermediality in theater evokes some reflection: does the presence of other media onstage alter the configuration or the manifestation of theatricality? In order to evolve this discussion, I use some cinematic and theatrical achievements as triggering hypotheses and assumptions concerning the presence of intermediality in contemporary stage. The aim of this paper is to reflect on how they interact with the concepts of intermediality and theatricality, focusing on the relationship between theater and cinema.
KEYWORDS: intermediality; contemporary theatricality; theater and cinema

Recebido em 1 de novembro de 2013; aprovado em 30 de novembro de 2013.