Volume 15 - 2009 Imprimir E-mail

A representação literária da violência urbana 

 
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Artigo e autor
Páginas

Corpos andarilhos nos espaços das cidades

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6-16

RESUMO: Os romances A fúria do corpo, de João Gilberto Noll e O rei de Havana, de Pedro Juan Gutierrez, apresentam, em suas narrativas, intensas relações entre os corpos de seus personagens e os espaços de suas respectivas cidades, Rio de Janeiro e Havana. Nesses contatos, os corpos funcionam como referência identitária, intermediados por frequentes relações sexuais e diversos tipos de violência. Esse movimento parece encontrar ressonância no incessante perambular pelas cidades, indicando significativos deslocamentos e relativização de fronteiras.
PALAVRAS-CHAVE: erotismo; violência; corpo; cidade.

ABSTRACT: The novels A fúria do corpo by João Gilberto Noll and O rei de Havana by Pedro Juan Gutierrez present an intense relation between the characters’ bodies and the spaces about their respective cities, Rio de Janeiro and Havana. In these contacts the bodies work as an identity reference, intermediated by frequent sexual relationship and various kinds of violence. This movement seems to find resonance at the incessant wandering in the cities, indicating a meaningful displacement and disrupting bounders.
KEYWORDS:  eroticism, violence, body, city.

Recebido em  12 de abril de 2009; aprovado em 30 de junho de 2009.

A violência como discurso em Feliz ano novo de Rubem Fonseca

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17-27

RESUMO: Após as considerações de Antonio Candido no ensaio A nova narrativa, buscamos estabelecer um patamar comparativo entre as preocupações do crítico em relação à geração de ficcionistas que têm como base as grandes cidades e as relações humanas elaboradas neste espaço e a criação narrativa de Rubem Fonseca, focando a análise em seu livro Feliz ano novo. Considerando parte dos contos dessa importante obra buscamos entender de que maneira esta busca refletir sobre a contemporaneidade, bem como sua matéria narrativa utiliza a violência não só como recurso representativo, mas como base do domínio discursivo.
PALAVRAS-CHAVE: contemporâneo – narrativa – violência - discurso.

ABSTRACT: Based on Antonio Candido’s remarks in A nova narrativa, I try to contrast the reviewer´s concernings about the generation of the storytellers of the big cities and its human relations and Rubem Fonseca´s fiction, analysing Feliz ano novo. Taken three shortstories from this book, I try to explain how they reflect the contemporaneity, and also how the author uses violence not just as a representative recourse but as basis of the discourse.
KEYWORDS: contemporaneity - narrative - violence - discourse.

Recebido em 15 de abril de 2009; aprovado em 30 de junho de 2009.

Testemunho e oralidade nos contos de Marcelino Freire: um olhar além da violência

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28-35

RESUMO: Nas últimas décadas a crescente violência urbana mostrou não só grandes mudanças no comportamento social como também influenciou a cultura. Na idéia da violência reside a ameaça do imprevisível. O interesse crescente pelas narrativas de testemunho carrega o desejo de conseguir, por intermédio da experiência do outro, o conhecimento necessário para ultrapassar o caos. O presente artigo pretende mostrar como o testemunho e a oralidade nos contos de Marcelino Freire provocam nosso olhar para além do espetáculo da violência.
PALAVRAS-CHAVE: violência, marginalidade, testemunho, oralidade.

ABSTRACT: In the last decades the increasing urban violence has shown not only great changes in the social behavior as well as have influenced the culture. In the thought of violence lives the threat of the unexpected. The increasing interest for testimonial narratives carries the desire to obtain, by the others experience, the necessary knowledge to overcome chaos. I want to show how the testimonial and the orality in Marcelino Freire’ stories provoke our mind to go beyond the show of violence.
KEYWORDS: violence, marginality, testimony, orality.

Recebido em  15 de abril de 2009; aprovado em 30 de junho de 2009.

“Debaixo da ponte preta”: violência e preconceito

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36-44

RESUMO: Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar o conto “Debaixo da Ponte Preta” de Dalton Trevisan. Nesta narrativa, conta-se a história de Ritinha – adolescente, negra e pobre que é violentada por vários homens quando ia visitar sua irmã. Neste conto, a violência contra a mulher, o preconceito e a pobreza são os principais temas, abordados dentro da visão sarcástica e contundente característica da prosa daltoniana.
PALAVRAS-CHAVE: Dalton Trevisan, conto, violência, preconceito.

ABSTRACT: Dalton Trevisan’s short story “Debaixo da Ponte Preta” tells the Ritinhas’s story – adolescent, black and poor, raped for many men when she went to visit her sister. The violence against women, the prejudice and the poverty are the main subjects of this short story, approached with the sarcastic and cutting view characteristic of daltonian prose.
KEYWORDS: Dalton Trevisan, short story, violence, prejudice.

Recebido em 13 de abril de 2009; aprovado em 26 de junho de 2009.

Entre a luta e o assassino, razões para sobreviver

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45-53
RESUMO: Partindo da leitura de dois contos de Sérgio Sant’Anna, “A luta” e o “Assassino”, o artigo se propõe a examinar a violência em suas diversas modalidades criminais através de uma contextualização do corpus selecionado para análise, onde a presença da temática pode ser vista como fator de (i)racionalidade.
PALAVRAS-CHAVE:   Literatura contemporânea, Sérgio Sant’Anna, violência.
 
ABSTRACT: Reading two stories written by Sérgio Sant’Anna “The fight” and “Murderer”, the article intends to exam the violence in its several criminal kinds through the analysis of the context in the selected short-stories, in which the thematic presence can be seen as a factor of (ir)rationality.
KEYWORDS: Contemporary literature, Sérgio Sant’Anna, violence.
 
Recebido em 15 de abril de 2009; aprovado em 28 de junho de 2009.

Uma Buenos Aires de palavras: a devoradora cidade de Roberto Arlt

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54-63
RESUMO: A proposta deste trabalho é observar como foi construída a Buenos Aires ficcional de Roberto Arlt no texto Los siete locos e Los lanzallamas através das características da cidade que emerge da narrativa.
PALAVRAS-CHAVE:  Roberto Arlt – Cidade – Los siete locos e Los lanzallamas.
 
ABSTRACT: The objective of this paper is to observe how Roberto Arlt’s ficcional Buenos Aires was built in the text Los Siete Locos and Los Lanzallamas through the characteristics of the city which emerges from the narrative.  
KEYWORDS: Robert Arlt – City – Los siete locos and Los lanzallamas.
 
Recebido em 15 de abril de 2009; aprovado em 28 de junho de 2009.

O textemunho

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64-74
RESUMO: As ciências sociais têm dado especial atenção aos gêneros memorialistas como sendo importantes fontes de conhecimento sobre a construção de identidades na contemporaneidade. Procurando evitar a reafirmação de teorias sobre minorias que constróem identidades rígidas e reducionistas, reiterando os clássicos contrastes como dominador–dominado, mesmo–outro, inclusão–exclusão, procuro, neste trabalho, analisar a obra de Luiz Alberto Mendes, Memórias de um sobrevivente, à luz das teorias contemporâneas sobre identidades e formação do sujeito como um produtor de conhecimento e como um indivíduo politicamente participante.
PALAVRAS-CHAVE:  memória - testemunho – violência – política.
 
ABSTRACT: Social science has been giving special attention to “memorialist genres” as sources of knowledge about the construction of identities in present days. In our analysis of the work of Luiz Alberto Mendes, Memórias de um Sobrevivente (Memories of a Survivor), we try not to reaffirm the teories about minorities that build rigid and reductionist identities as the classical contrasts such as dominant–dominated, same–other, inclusion–exclusion can prove. This work aims at an analysis of Memorias de um Sobrevivente based on contemporary theories about identities and the formation of the subject-agent as a producer of knowledge and as a politically active person.
KEYWORDS: memory – testimony – violence – politics.
 
Recebido em 15 de abril de 2009; aprovado em 29 de junho de 2009.

O encantamento da urbe e o apelo sensível na representação da violência em Memórias de um sobrevivente

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75-85
RESUMO: Neste artigo, buscamos indagar acerca da representação da violência, no que concerne à natureza e ao papel das cenas de tortura que compõem o relato Memórias de um sobrevivente. A busca por compreender a construção de uma linguagem que representa a violência de forma plástica requer que atentemos para quais artifícios um sensório que estaria se manifestando em fina sintonia com o processo de urbanização exige para que algo tão inenarrável quanto a dor adquira uma ponte de comunicabilidade com o outro.
PALAVRAS-CHAVE: violência; cidade; representação; sensório.
 
ABSTRACT: In this article, we seek to inquire about the violence representation, concerning to the nature and the role of tortures scenes that compound the report Memórias de um sobrevivente. The search to understand the construction of a language which represents the violence in a pliable way is linked to the attempt of understanding which artifices a sensorium that would be manifesting itself in acute harmony with the urbanization process requires to something too much difficult to narrate the pain acquire a communicability bridge with the other.

KEYWORDS: violence; city; representation; sensorium.

Recebido em 15 de abril de 2009; aprovado em 30 de junho de 2009.

Isaías Caminha: um narrador nos bastidores da notícia

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86-95
RESUMO: Primeiro livro de Lima Barreto, Recordações do Escrivão Isaías Caminha sempre foi visto como um livro em que as questões subjetivas do autor atrapalharam a narração. O presente artigo pretende mostrar que, pelo contrário, a escolha do pobre mulato Isaías Caminha exerce uma função essencial para desvelar as estruturas de poder daqueles primeiros anos da república brasileira. Desta forma, Isaías Caminha tem aprendizados significativos na redação do jornal que o levam a fazer uma escolha de linguagem para suas recordações que se opunha àquela praticada pelos escritores ligados ao campo dominante.
PALAVRAS-CHAVE: Lima Barreto – Literatura brasileira – linguagem e poder.
 
ABSTRACT: Recordações do Escrivão Isaías Caminha (Recollections of the clerk Isaías Caminha) is the first book published by Lima Barreto and it has always been seen as a book in which the author’s subjective issues badly influence the narrative. This paper intends to show that the use of the character Isaías Caminha, a poor mulatto, has an important role to reveal the power structures in the first days of the Brazilian Republic. Hence, Isaías Caminha goes through a significant process of learning in the newspaper he works for that leads him to make use of a language style in his recollections which are opposite to the one practiced by writers of the dominant social class.

KEYWORDS: Lima Barreto, Brazilian Literature, language and power.

Recebido em 14 de abril de 2009; aprovado em 30 de junho de 2009.

Considerações sobre o gênero romance
policial e a obra O Crime da Gávea, de Marcilio Moraes

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96-106
Resumo:  Este artigo procura demonstrar, a partir da análise da evolução do gênero literário romance policial, que a obra O Crime da gávea, de Marcílio Moraes, em sua representação da violência da metrópole, reúne elementos representativos das narrativas policiais tradicionais e, no entanto, constitui-se em uma narrativa criminal contemporânea.
PALAVRAS-CHAVE: romance policial, enigma, violência, narrativa contemporânea.
 
ABSTRACT:  This article demonstrates through the analysis of the evolution of detective story genre that the novel O Crime da Gávea, of Marcílio Moraes, in its representation of violence in the metropolis, integrates representative elements of traditional detective narratives and, nevertheless, it constitutes a contemporary detective narrative.
KEYWORDS: Detective story, enigma, violence, contemporary narrative.
 
Recebido em 15 de abril de 2009; aprovado em 30 de junho de 2009.

O corpo, os sentidos e a violência

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107-114
Resumo: Este artigo propõe algumas discussões acerca da violência como tema literário e de outras formas narrativas contemporâneas. O trabalho pretende abordar questões que envolvem os sentidos, as relações com o corpo e as representações que envolvem uma narrativa, cujo tema é a violência. Para dar sustentabilidade às discussões a análise estará pautada na obra El escritor y el outro (2007), do escritor uruguaio Carlos Liscano, juntamente com os estudos acerca da violência, da antropóloga brasileira Alba Zaluar.
PALAVRAS-CHAVE: violência, sentidos, representações.
 
ABSTRACT:  This article suggests some discussions about the violence as a theme in literature and other contemporary narratives. I try to address an issue involving body relations, senses and their representations in narratives where the theme is violence. In order to provide sustainability for the discussions I analyze El escritor y el outro(2007), by an Uruguayan writer Carlos Liscano, together with the Brazilian anthropologist Alba Zaluar, with her studies about violence.
KEYWORDS: violence, senses, representation.
 
Recebido em 13 de abril de 2009; aprovado em 30 de junho de 2009.

The Portuguese Adventurers (History, Fiction, Reality)

Gerald M. Moser (Pennsylvania State University)

115-133
Publicado in memoriam, no formato original.