Volume 11 - 2007 Imprimir E-mail
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Artigo e autor
Páginas

O Mito de Narciso e a Imagem Especular na Lírica de Ferreira Gullar

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3-11

RESUMO: O presente texto tem por objetivo tecer algumas considerações acerca da recorrência das imagens especulares e da referência ao Mito de Narciso, na lírica do poeta Ferreira Gullar, observando que, no universo da poesia, a magia do espelhamento e da simbologia narcísica, proporciona, além de uma visão do mundo, a reflexão sobre a própria condição existencial diante do mundo e do processo de criação poética.
PALAVRAS-CHAVE: Mito de Narciso, Espelhamento, Ferreira Gullar.

ABSTRACT: The present text has the objective of developing some considerations concerning the recurrence of the specular images and the reference to the Myth of Narcissus, in the Ferreira Gullar’s lyric, observing that, in the universe of the poetry, the magic of the mirroring and the narcissistic symbology provides, besides a vision of the world, the reflection on the proper existential condition related to the world and the process of poetical creation.
KEYWORDS: Myth of Narcissus, mirroring, Ferreira Gullar.

Aspectos da Polifonia de As Meninas e sua Tradução para o Italiano

Drª Caroline Pizzolo Torquato (UFSC)

12-19

RESUMO: Este artigo observa como a tradução italiana de As meninas, de Lygia Fagundes Telles, lida com a tipologia de narrador e com a multiplicidade de vozes presentes no romance. Por meio de alguns exemplos, é possível perceber que as diferenças lingüísticas entre o português e o italiano nem sempre permitem que o texto italiano preserve a ambigüidade na mudança de narrador.
PALAVRAS-CHAVE: As meninas; tradução; polifonia; narrador.

ABSTRACT: This paper intends to observe how the Italian translation of Lygia Fagundes Telles’s novel, As meninas, deals with the narrator’s types and the multiplicity of voices. Through some examples, we observe that sometimes the Italian text can’t keep the ambiguity in the change of narrator because of the linguistic differences between Portuguese and Italian.
KEYWORDS: As meninas; translation; poliphony; narrator.

Uma Sinfonia Intertextual: Cinema, Quadrinhos e Televisão - Uma composição de Futuro Presente em Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato

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20-27

RESUMO: Numa época em que media e comunicação de massa ainda não faziam parte do vocabulário cotidiano brasileiro, Monteiro Lobato, em sua primeira obra destinada às crianças, Reinações de Narizinho, traz para o público brasileiro, transformando o texto cinematográfico em texto literário, Tom Mix, uma das maiores lendas dos faroestes norte-americanos, personagem que, à época, fortalecia um novo mercado consumidor em franca expansão: a indústria cinematográfica. Posteriormente, transpõe também do cinema, mas ainda dos quadrinhos e das telas experimentais da televisão para dentro de Reinações o Gato Félix, um gato preto de olhos enormes, popular até os dias de hoje.
PALAVRAS-CHAVE: cinema, televisão, intertextualidade.

ABSTRACT: During a time in which media and mass communication were not part of Brazilian daily vocabulary, Monteiro Lobato, in his first work for children, Reinações de Narizinho (Little Nose’s Adventures), brings to Brazilian public,  by the transformation of a movie text into a literary text Tom Mix, one of the greatest legends from North-American farwests,  a character who, at that time, strengthened a new consumer market in open expansion: the movies industry. Later, he also trasnposes from the movies, likewise from the comic strips and from the experimental television screens into Reinações, Felix the Cat, a black cat with enormous eyes, still popular nowadays.
KEYWORDS: movies, television, intertextuality.

A Cruel Necessidade de Possuir: Pós-Colonialismo e Patriarcalismo em um Conto de Clarice Lispector

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28-43

RESUMO: Os resultados da dominação, seja nas relações de gênero, seja no trato entre colonizador/colonizado transparecem no conto A menor mulher do mundo. Com base nele, procuramos desvendar os processos coercivos que consolidam a dominação de gênero e de raça, desconstruir a noção de verdade embutida no discurso social dominante e localizar as relações de poder nele emaranhadas. Através da abertura de uma brecha no discurso dominante — apoiado num conjunto de pressuposições específicas da cultura ocidental e de sua tradição — procuramos promover um lugar no qual a mulher subalterna e o sujeito colonial possam falar.
PALAVRAS-CHAVE: patriarcalismo, pós-colonialismo, gênero, outremização.

ABSTRACT: The results of domination, in the relations of genre or between colonizer/colonial are transparents in the tale The lesser woman of the world. We are searching to disclose the coercive processes which consolidate the domination of genre and of race, dis-construct the notion of true embedded in the social dominant discourse and localize the relations of tangleded power. Through of the opening of a breach in the social dominant discourse — abeted in a conjunct of specific presuppositions of the occidental culture and of their tradition — searching to promote a space in the which the subordinate woman and the colonial subject can speak.
KEYWORDS: patriarchalism, post-colonialism, genre, othering.

Crônica: Uma Crítica Velada

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44-52
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre um estudo da crônica, partindo-se do pressuposto de que o riso do qual a crônica se vale para o tom lúdico é capaz de amenizar as tensões e derrubar tabus. Embora aparente despropósito, esse gênero tem grande poder de crítica. Tomar-se-á, como objeto de análise, a crônica “O Sítio do Ferreirinha”, de Luís Fernando Veríssimo.
PALAVRAS-CHAVE: Crônica; Riso; Crítica.
 
ABSTRACT: The present work has the purpose to discourse a chronicle’s study, leaving the estimated point that the laugh which the chronicle takes part for the playful tone is capable to brighten up the tensions and knock down taboos. Although apparent nonsense, the chronicle has great power of critical and  will overcome as object of analysis Luis Fernando Veríssimo’s chronicle, “O Sítio do Ferreirinha”.
KEYWORDS: Chronicle;  Laughter;  Criticism.

Poesia e Identidade Cultural em Mato Grosso do Sul

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53-60
RESUMO: A pluralidade cultural de um país, ou mesmo de um estado, pode ser verificada em variadas manifestações de diversas ordens; a literatura é uma delas. Pretende-se, com o presente trabalho, evidenciar, por intermédio de alguns aspectos da produção literária de três poetas de Mato Grosso do Sul, indícios de uma identidade plural e multifacetada.
PALAVRAS-CHAVE: literatura, cultura sul-mato-grossense, identidade.
 
ABSTRACT: The cultural plurality of a country, or even of a state, can be verified in varied manifestations of diverse kinds; the literature is one of these. What we intend with the present article is to make evident, through some literary aspects of three poets’  production from Mato Grosso do Sul, traces of a plural multifaceted identity.
KEYWORDS: literature, Mato Grosso do Sul culture, identity.

Narrativa, Alteridade e Gênero: O Imaginário Patriarcal e os Arquétipos Literários

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61-76
RESUMO: Por meio da tese de Humberto Maturana, sobre a existência de culturas matrísticas ou pré-patriarcais, e da divisão do imaginário em dois regimes, nas teorias de Gilbert Durand, procura-se demonstrar como se fixaram paradigmas na narrativa tradicionalmente elaborada pelo Ocidente patriarcal a partir da experiência antropológica dos gêneros. Por outro lado, à figuração do Outro corresponde, no mesmo sistema imaginário, os símbolos e imagens femininos do corpo, da morte e do caos. Para apoiar o argumento, recorre-se ainda a outros autores da crítica mítica e da abordagem antropológica, como E. M. Meletínski, M. Eliade, J. Campbell e E. Neumann.
PALAVRAS-CHAVE: Teoria Literária – Narrativa – Gênero – Alteridade.
 
ABSTRACT: Through Humberto Maturana’s thesis about the matristic or pre-patriarchal cultures and also through the division of the imaginary in two systems in Gilbert Durand’s theories, we try to demonstrate the way paradigms became fixed in the narrative traditionally elaborated by the patriarchal Occident, starting from the anthropological experience of  gender. On the other hand, feminine symbols and images of  body, death and chaos correspond to the figuration of the Other inside the same imaginary system. In order to support this argument, we call forth some other authors on  mythical criticism and on anthropological approach, such as Meletínski, Eliade, Campbell and Neumann.
KEYWORDS: Literary Theory – Narrative – Gender – Alterity.

Leituras Modernas da Antiga Província: Nordestes, Gilberto Freyre e a Vanguarda Anglo-Americana

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77-90
RESUMO: Pretendo abordar, em linhas gerais, como aspectos da vanguarda anglo-americana estiveram presentes no cenário cultural do Nordeste brasileiro na primeira metade do século XX. Tomando como referencial a obra do escritor Gilberto Freyre (1900-1987), veremos de que modo algumas das lições estéticas dos movimentos internacionais de vanguarda, especialmente representados pelo Imagismo e pela poeta Amy Lowell (1874-1925), estimularam a busca por uma forma artística comprometida com o regional. Assim, encarnando o paradoxo entre tradição e modernidade, a proposta moderno-regionalista parece refletir o lugar controverso de um Brasil plural.
PALAVRAS-CHAVE: Gilberto Freyre; vanguardas anglo-americanas; Imagismo; Amy Lowell.
 
ABSTRACT: This article proposes to discuss how aspects of the Anglo-American vanguards developed in the cultural background of the Brazilian Northeast in the first half of the twentieth century. Discussing some topics concerning Gilberto Freyre’s work (1900-1987), it will be possible to observe how aesthetics lessons of the international vanguards, mainly represented by the Imagism and by the poet Amy Lowell (1874-1925), encouraged the search for an artistic form committed with the regional material. Thus, assuming the paradox between tradition and modernity, the modern-regionalist proposal seems to reflect the controversial place of a plural Brazil.
KEYWORDS: Gilberto Freyre; Anglo-American vanguards; Imagism; Amy Lowell.

A Geometria do Pensar na Poesia de Hilda Hilst

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91-102
RESUMO: Este estudo tem como objetivo analisar a construção da poesia metafísica da escritora brasileira Hilda Hilst a partir da física ou da materialidade da linguagem poética. Para isso, perseguimos os procedimentos poéticos que promovem a indissolubilidade entre forma e idéia. Essas relações formais, analisadas na macro e na micro-estrutura poemática, revelaram um projeto autoral, no qual todos os elementos ligam-se por meio de linhas imaginárias que movimentam o continuum do pensamento numa geometria fundada sobre o devir das formas inacabadas.
PALAVRAS-CHAVE: poesia, metafísica, geometria, conceito.
 
ABSTRACT: The aim of this study is to analyze the construction of the Brazilian writer Hilda Hilst’s metaphysical poetry from the physics or the materiality of the poetic language. For it, we pursued the poetic procedures which promote the indissolubility between form and idea. These formal relations – analyzed into the macro and the micro structures – unmasked a personal project in which all the elements are connected through imaginary lines, moving the continuum of thought on a geometric foundation of “on-going” unfinished forms.
KEYWORDS:  poetry, metaphysic, geometry, concept.

O Percurso Inicial da Revolta em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar

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103-112
RESUMO: Esse breve artigo é uma leitura do percurso inicial da revolta de André, personagem e narrador de Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. Tentamos identificar os elementos que lhe proporcionam as condições para expor sua rebelião contra os preceitos familiares arraigados. Dessa forma, e como o título do artigo indica, esperamos propor uma entrada possível para uma leitura crítica desse romance.
PALAVRAS-CHAVE: Raduan Nassar; narrativa; revolta.
 
ABSTRACT: This brief article is a reading of the initial course of André, character and narrator of Raduan Nassar’s Lavoura Arcaica. We try to identify the elements that provide the conditions to expose his rebellion against the rooting rules of his family. As the title of the article indicates, we wait to propose a possible entrance for a critical reading of this novel.
KEYWORDS: Raduan Nassar; narrativa; revolt.

José Saramago e a Literatura Hispano- Americana: Uma Identificação por Afinidade

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113-131
RESUMO: Em Memorial do Convento (1982) José Saramago (1922) lança mão de um dos elementos representativos da expressão que, de certa forma, se associa à literatura hispano-americana e que se denomina como realismo mágico. É sob a perspectiva dessa categoria literária que propomos uma análise do romance do autor português. Neste artigo, trataremos da constatação do realismo mágico no Memorial do Convento, no qual o elemento fundamental para a análise é o narrador. Cem Anos de Solidão (1967), do autor colombiano Gabriel García Márquez, configura em nossa análise como apoio para tal constatação.
PALAVRAS-CHAVE: Memorial do Convento, realismo mágico, José Saramago, ficção hispano-americana, Cem Anos de Solidão.
 
ABSTRACT: In Memorial do Convento (1982), José Saramago (1922) uses some representative elements of the style that is linked, in many ways, to the Spanish-American literature and is usually called magical realism. It is under the perspective of this literary category that we propose an analysis of Saramago’s novel. In this article, we shall deal with the presence of magical realism in Memorial do Convento, where the main element for analysis is the narrator. Cem Anos de Solidão (1967), by Colombian author Gabriel García Márquez, has a place in our analysis as a way of support the present argument.
KEYWORDS: Memorial do Convento, magical realism, José Saramago, Spanish-American fiction, Cem Anos de Solidão.