Volume 10 - 2007 Imprimir E-mail
Editora - Dra. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

 
Todos os arquivos estão disponibilizados em formato PDF.

Você precisará do Adobe Reader para lê-los.



Artigo e autor
Páginas

The Canudos Perplex: Three Early “Factions”

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (Penn State)

3-20

RESUMO: A vida de Antônio Vicente Maciel, o “Conselheiro,” como a história da construção e destruição de sua comunidade messiânica, Canudos (1893-1897), tem sido uma fonte inesgotável para a literatura e o imaginário brasileiros. Na literatura sobre Canudos nota-se uma tendência para utilizar o gênero de “faction” — da história romantizada ou ficcionalizada. Este ensaio compara Os Jagunços (1898) de Afonso Arinos, O Rei dos Jagunços (1899) de Manoel Benício, e Accidentes da Guerra (1905) de Egmydio Dantas Barreto, que são os três primeiros “factions” a tratar o assunto de Canudos. Analisa, portanto, as razões pelas quais estes autores evitaram os gêneros (relativamente) “puros” da Reportagem e da História, recorrendo em compensação a um gênero misto que acrescenta à suposta veracidade a imaginação.
PALAVRAS-CHAVE: Afonso Arinos, Manoel Benício, Emygdio Dantas Barreto, Antônio Vicente Maciel, Guerra de Canudos, Faction.

ABSTRACT: The life of Antônio Vicente Maciel, the Counselor, along with the story of the construction and destruction of his messianic community, Canudos (1893-1897) have been an inexhaustible source for the Brazilian imaginary and in particular for Brazilian literature. Literary texts treating Canudos tend to use the genre of “faction,” i.e. of novelized or fictionalized history. This essay compares Os Jagunços (1898) by Afonso Arinos, O Rei dos Jagunços (1899) by Manoel Benício, e Accidentes da Guerra (1905) by Emygdio Dantas Barreto, which were the first three such Canudos “factions.” The essay analyzes the reasons for these early authors to reject relatively “pure” genres such as reporting or history in favor of a mixed genre that supplements (supposed) veracity with imagination.
KEYWORDS: Afonso Arinos, Manoel Benício, Emygdio Dantas Barreto, Antônio Vicente Maciel, Canudos Conflict, Faction

“LEMBRANÇA DE MORRER” E O GUESA: DIÁLOGOS

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (UEMS)

21-28

RESUMO: O presente trabalho discute a presença de uma postura titânica no interior da poesia romântica brasileira. Apoiados no conceito de ironia romântica, presente no centro as idéias do Grupo romântico de Iena, faremos uma releitura do poema “Lembrança de orrer”, de Álvares de Azevedo, e de um fragmento de O Guesa, de Sousândrade, apontando para a presença de um princípio racional inerente a essas obras.
PALAVRAS-CHAVE: romantismo brasileiro, poesia romântica, titanismo.

ABSTRACT: The present work discusses the presence of a titanic posture inside the Brazilian romantic poetry. Supported in the concept of romantic irony, present in the center of the ideas of the romantic Group of Iena, we will make a reappraisal of the poem “Memory of dying”, of Álvares de Azevedo, and of a fragment of Guesa, of Sousândrade, pointing for the presence of an inherent rational beginning to those works.
KEYWORDS: post-colonialism; brazilian romantism, poetry romantic, titanism.

Tudo o que é Real Dissolve-se na Chuva

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (UFMS)

29-37

RESUMO: A partir de considerações sobre o modelo narrativo utilizado pelo escritor neorealista português Carlos de Oliveira no romance Uma abelha na chuva, pretendemos demonstrar que a privação e a frustração não são exclusividade do operariado ou do campesinato, mas que há uma espécie de teia a enredar as personagens, tornando-as todas miseráveis e oprimidas. Isso se deve ao fato de Carlos de Oliveira enxergar e escrever as personagens como indivíduos construídos discursiva e literariamente, não reduzidas a uma estereotipia e a padrões de comportamento e sofrimentos prenunciados pelo viés economicista do pensamento marxiano.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura Portuguesa; Neo-Realismo; Crítica Literária; Crítica Cultural.

ABSTRACT: Grounded on considerations about the narrative model used by Portuguese neo-realist writer Carlos de Oliveira in the novel Uma abelha na chuva, this paper intends to demonstrate that deprivation and frustration aren’t working class’ or rural class’ exclusiveness, but that there’s a web embarrassing characters, all of them miserable and oppressed people. That’s because Carlos de Oliveira sees and writes characters as discursively and literarily constructed individuals, repudiating the stereotypy, the standard behaviors and the sufferance predicted by Marxist economicist idea.
KEYWORDS:  Portuguese Literature; Neo-Realism; Literary Cristicism; Cultural Cristicism.

(Re)Encontrando Aldo Pellegrini

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email e
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (UFRGS)

38-43

RESUMO: A partir da leitura dos ensaios em Para contribuir a la confusión general (1965), La conquista de lo maravilloso (1949) e Teatro de la inestable realidad (1964) do escritor surrealista argentino Aldo Pellegrini (1903-1973), levando em consideração aspectos da história, da teoria e da produção do surrealismo, destacamos alguns postulados surrealistas em “El pescador” e “La buscadora de amor”.
PALAVRAS-CHAVE: Surrealismo; Argentina; Aldo Pellegrini; Maravilhoso.

ABSTRACT: From the reading of the essay book Para contribuir a la confusión general (1965), La conquista de lo maravilloso (1949) and Teatro de la inestable realidad (1964) by the surrealist Argentinean writer Aldo Pellegrini (1903-1973), and taking in consideration some aspects of the surrealism’s history, theory and production, we highlight surrealist premises in “El pescador” and “La buscadora de amor".
KEYWORDS: Surrealism; Argentina; Aldo Pellegrini; Marvelous. 

Fisionomia da Cidade Moderna: Imagens Literárias Urbanas

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (Unicentro)

44-53
RESUMO: A pesquisa pondera as relações entre literatura e experiência urbana, sob esta perspectiva faz-se o levantamento das representações da cidade do Rio de Janeiro, recém inserida na modernidade e que ainda comporta vestígios do passado colonial. O estudo das narrativas urbanas deve considerar além do enfoque literário, a configuração histórica e o forte apelo jornalístico deste gênero, que até pouco tempo, era desconsiderado pelo cânone literário.
PALAVRAS-CHAVE: literatura; cidade; representação, modernidade.
 
ABSTRACT: This study ponders the relations between literature and urban experience. In this perspective the representations of Rio de Janeiro city, recently inserted in modernity and still having traces of its colonial past, are mapped. The study of such chronicles considers, besides the literary focus, the historical configuration and the strong journalistic appeal of such genre, which had been disregarded by the literary canon.
KEYWORDS: Literature; city; representation; modernity.

Me Engana que Eu Gosto! A Construção do Fake nos Romances A Trilogia de Nova York, de Paul Aster, e O Falso Mentiroso, de Silviano Santiago

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (UFBA)

54-68
RESUMO: Paul Auster e Silviano Santiago transitam por configurações discursivas múltiplas, a saber: literatura, jornalismo (em material de ampla circulação) e cinema (no caso de Auster). Acredita-se que esse movimento concretiza um objetivo amplo, qual seja: atuar politicamente no sentido de mostrar e transformar o tempo e o espaço contemporâneos. Nossa questão central está balizada pela tentativa de identifi car os procedimentos discursivos por meio dos quais se constrói o fake como eixo central, isto, é a mentira como recurso poético e estético. As produções analisadas são Cidade de Vidro, primeira narrativa de A Trilogia de Nova York, de Paul Auster, e O falso mentiroso, de Silviano Santiago.
PALAVRAS-CHAVE: contemporaneidade, literatura, mentira, discurso.
 
ABSTRACT: Paul Auster and Silviano Santiago transit through multiple discoursive confi gurations: literature, journalism (in materials of wide circulation) and cinema (Paul Auster). We believe this movement reaches a goal wich is to act politically in a way to expose and change contemporary comprehension of time and space. Our main goal is centered in the attempt to identify the discoursive procedures through wich both of them construct the fake as the main axis of their narratives. Bu this we mean the uses of lying as a poetical and aesthetical mechanism. The books chosen to this study are City of Glass, the first story in Paul Auster´s The Trilogy of New York, and O falso mentiroso, by Silviano Santiago, a brazilian professor and writer.
KEYWORDS: contemporary, litterature, lie, discourse.

O Pós-modernismo e a Revisão da História

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (UEL)

69-76
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve exposição teórica sobre o fenômeno amplamente conhecido como pós-modernismo, no sentido de mostrar como tal vertente tem discutido a revisão da história, ampliando os espaços de debates nas academias com inserções de vozes anteriormente caladas no discurso oficial (como as das minorias étnicas e sexuais). Para tanto, selecionamos alguns pensadores, tais como Linda Hutcheon, Frederic Jameson, Nestor Garcia-Canclini e Irlemar Chiampi, propondo uma exposição que aborda tanto a discussão primeiro-mundista a respeito das produções culturais da atualidade, assim como também apresentaremos a reflexão de alguns autores latino-americanos que analisam o fenômeno dentro de nossa realidade periférica.
PALAVRAS-CHAVE: História; Literatura; pós-modernismo; entrecruzamentos.
 
ABSTRACT: The objective of the present work is to do a short theoretical exhibition on the phenomenon largely known as the post modernism, in order to show how such subject has been discussed the revision of history, enlarging the official speech (such as the ethnical and sexual minorities). For this purpose, we have selected some thinkers, such as Linda Hutcheon, Frederic Jameson, Nestor Garcia-Canclini and Irlemar Chiampi, proposing an exhibition that approaches the first world discussion about the current cultural productions, and we will also present the reflection of some Latin America authors that analyze the phenomenon inside our outlying reality.
KEYWORDS: Literature, post-modernism, relationships.

"A Salamanca do Jirau": uma Leitura da Auto-representação Gaúcha

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (UCS)

77-86
RESUMO: O presente estudo discute a maneira como a sociedade gaúcha representa a si mesma, no texto literário “A salamanca do Jarau”, escrito por João Simões Lopes Neto. Para tanto, são investigadas algumas das oposições estruturantes da auto-identidade sul-riograndense, a partir de uma leitura das relações que se estabelecem com o passado mítico atribuído ao grupo social, em vista da problematização da circunstância presente. A análise dos posicionamentos das personagens, bem como de elementos simbólicos presentes na narrativa evidencia a consolidação de transformações no processo de constituição da identidade cultural da sociedade representada.
PALAVRAS-CHAVE: identidade cultural; representação; mito.
 
ABSTRACT: The present research discusses the way how the “gaúcha” society represents itself in the literary text “A salamanca do Jarau”, written by João Simões Lopes Neto. For that, some self-identity’s structural oppositions are investigated, based on a particular reading of the relations between them and the mythic past attributed to the social group, intending to discuss the society’s present situation. The analysis of the characters’ opinions, and of the symbolic elements present in the narrative makes see the consolidation of the changes occurred in the process of constitution of a cultural identity of the represented society.
KEYWORDS: cultural identity; representation; myth.

Diálogos nas Fronteiras: as Relações nos Espaços de Ohio Impromptu de Samuel Beckett

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (UFRGS)

87-98
RESUMO: O objetivo deste estudo é, através de uma estratégia interdisciplinar, analisar comparativamente as representações do espaço em Ohio Impromptu, construindo especialmente um diálogo com o pensamento de Leonardo Da Vinci e o conceito de espaço apresentado por Zygmunt Bauman – de que modo o espaço pictórico dialoga com o espaço textual, e como essas representações se relacionam e interferem na trama tempo / memória / Leitor / espectador. Para tanto, será também utilizada a versão em fi lme, dirigida por Charles Sturridge na série Beckett on Film.
PALAVRAS-CHAVE: teatro; espaço; arquitetura; imagem.
 
ABSTRACT: this research aims at analyzing comparatively, through an interdisciplinary strategy, the representations of space in Ohio Impromptu, establishing a dialogue with Leonardo Da Vinci’s thought and the concept of space presented by Zygmunt Bauman – the way the pictorial space communicates with the text, and how these representations relate and interfere in the time / memory / Reader / spectator plot. Therefore, it will be also used the filmic version, directed by Charles Sturridge in the series Beckett on Film.
KEYWORDS: theater, space, architecture, image.

Flaubert: entre a Forma e o Informe

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (UFF)

99-106
RESUMO: Trata-se de analisar o trânsito entre as duas obras mais radicalmente diversas de Gustave Flaubert: Madame Bovary e As tentações de Santo Antão. Na primeira, voltando sua atenção para os assuntos burgueses e efetuando uma observação crua do presente, o escritor persegue os princípios do realismo literário. Na segunda, totalmente alheia aos princípios de verossimilhança realista, Flaubert se deixa guiar por um lirismo desenfreado, mergulha nos assuntos místicos e dá vazão às mais altas aspirações temáticas. Do primor pela ordem ao fascínio delirante por uma dissolução mística, o exercício da escrita, em Flaubert, responderia a uma tentativa de conciliação entre o amor da forma e o desejo do informe.
PALAVRAS-CHAVE: Flaubert; literatura como prática de si; forma e informe.
 
ABSTRACT: This study analyses the movement between the two most radically different works of Gustave Flaubert: Madame Bovary and La tentation de Saint Antoine. In the first one, facing bourgeois subjects and effecting a crude observation of his present time, the writerpursues the principles of literary realism. In the second one, totally distant from the principles of realistic verisimilitude, Flaubert is guided by an uncontrolled lyrism, using mystic subjects and letting flow his highest thematic aspirations. From the hardest concern with order to a fascination regarding mystic dissolution, the writing’s exercise, in Flaubert, would respond to an attempt to conciliate the love of form and the desire of formless.
KEYWORDS: Flaubert; literature as practice of the self; form and formless.