Volume 8 - 2006 Imprimir E-mail
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Artigo e autor
Páginas

A Intervenção da Memória nas Crônicas de Marina Colasanti

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2-10

RESUMO: Este estudo tem por finalidade selecionar algumas crônicas da escritora Marina Colasanti e, a partir delas, investigar a miríade de reflexões e lembranças que afloram do universo feminino através das interferências da memória expostas em sua literatura. Enfocar-se-á, nas crônicas, a presença da memória, da reflexão e da consciência feminina expostas pelo caráter autobiográfico que a escritura de autoria feminina possibilita.
PALAVRAS-CHAVE: escritura feminina; crônicas; autobiografia; memória

ABSTRACT: This research aims at selecting some chronicles written by Marina Colasanti and, from them, investigate a miscellany of reflections and memories which surface from the feminine universe through memory interferences exposed in her literature. It will be focused, in the chronicles, the presence of memory, the reflection and the feminine awareness revealed by the autobiographical aspects within the possibilities of the woman’s writting.
KEYWORDS: woman’s writting; chronicles; autobiography; memory

Deficiência ou Eficiência de Visão: Especulações em Torno do (Hiper?) Real

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11-20

RESUMO: Tentamos aqui entender os novos realismos a partir tanto da experiência do olhar, entendido como categoria de interpretação, quanto de algumas reflexões sobre o valor de (hiper)real, inspiradas em Slavoj Zizek e Baudrillard. A nossa pergunta sobre como olhar e para que real, foi estimulada pelos filmes Janela da Alma (2001), de João Jardim e Walter Carvalho, Microcosmos (1996), de Claude Nuridsany e Marie Pérennou e o primeiro Matrix (1999), de Larry e Andy Wachowski; e a questão estará voltada para os olhares dos poetas Manuel Bandeira, Manoel de Barros e do fotógrafo esloveno – cego? - Evgen Bavcar.
PALAVRAS-CHAVE: olhar; real; virtual; hiper-real; imagem


ABSTRACT: This study is an exploration of the new realisms. The point of departure is the experience of the gaze, taken as a category of interpretation, as well as some thoughts regarding the value of the (hyper)real, inspired by Slavoj Zizek and Baudrillard. Our question regarding how to look and at what real, was aroused by João Jardim´s e Walter Carvalho´s movie Janela da Alma (2001), Claude Nuridsany´s and Marie Pérennou´s Microcosmos (1996), and Larry and Andy Wachowski´s Matrix (1999). The question is directed to the gaze of poets such as Manuel Bandeira and Manuel de Barros, and the Slovenian  - blind (?)- photographer Evgen Bavcar..
KEYWORDS: gaze; real; virtual; hyperreal; image

A Barbárie e as Razões do Discurso em Sérgio Sant´Anna

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21-29

RESUMO: Este ensaio discute a questão da representação do mal na cultura e nas artes contemporâneas, particularmente através da ficção de Sérgio Sant’Anna em que são consideradas as relações entre a barbárie, o testemunho, o discurso e o leitor. A experiência do choque, a insensibilidade, a solidariedade e o pacto de leitura são questões trazidas à luz através dos contos “O monstro” e “O embrulho da carne”.
PALAVRAS-CHAVE: ficção; representação; barbárie; discurso

ABSTRACT: This essay discusses the notion of evil‘s representation in the contemporary culture and arts, particularly through Sérgio Sant’Anna’s fiction where are considered the relations between barbarism, testimony, discourse and lector. The shock experience, the insensibility, the solidarity, and the pact of reading are brought into light through the short stories “The monster” and “The meat packet”.
KEYWORDS: fiction; representation; barbarism; discourse

Literatura, Texto e Hipertexto

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30-43

RESUMO: A tendência experimental da literatura no século XX aproximou o ciberespaço do texto literário, gerando hipertextos construídos a partir de programas como o storyspace, textos construídos com a participação de vários co-autores através de páginas de discussão na Internet e hipertextos construídos para serem disponibilizados em páginas na Internet. Este artigo analisa aspectos da construção de alguns hipertextos, baseado em estudos que discutem a transformação do texto em hipertexto.
PALAVRAS-CHAVE: hipertext;, literatura; texto literário

ABSTRACT: The experimental tendency of literature during the 20th Century brought together ciberspace and literary text. As consequence there were several texts built using hypertext writing environments such as Storyspace, texts written with the participation of several co-authors as result of discussions on the Internet, as well as hypertexts specially built to be available on the Web. This essay focus on the analysis of aspects related to the construction of some hypertexts, based on studies which discuss the conversion of text into hypertext.
KEYWORDS: hipertex;, literature; literary text 

O Mundo às Avessas de Fonseca: Godard e Shakespeare Revistados

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44-50
RESUMO: O conto “À maneira de Godard” pertence à obra A confraria dos Espadas, do escritor Rubem Fonseca. Trata-se de uma narrativa escrita como um texto teatral que permite uma série de questionamentos acerca da arte contemporânea, além de produzir uma leitura crítica do clássico de Shakespeare Romeu e Julieta usando a paródia. O texto também discute, em suas entrelinhas, o modo de construção de uma peça de teatro e, além disso, reflete a respeito do conceito de carnavalização, de Mikhail Bakhtin, atualizando o debate referente ao “mundo às avessas”.
PALAVRAS-CHAVE: paródia; metatextualidade; canvalização; período contemporâneo
 
ABSTRACT: The short story “À maneira de Godard” belongs to the book A confraria dos Espadas, by the writer Rubem Fonseca. It is a matter of a narrative  written like a theatrical text that permits several questions about the contemporary art, apart from to produce a critical reading of the classic of Shakespeare Romeo and Juliet using the parody. The text also discusses, reading between its lines, the way of construction of a play and, besides, it reflects about the conception of carnavalização, by Mikhail Bakhtin, updating the debate regarding the “wrong way round”.

KEYWORDS: parody; metatextuality; carnavalização; contemporary perio.

DOSSIÊ: A Observação Científica e o Romance como Experimento

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51-66
RESUMO: Este artigo analisa O romance experimental (1880) de Emile Zola dentro do contexto medial do século XIX. Seu ensaio objetiva desligar a literatura contemporânea dos parâmetros românticos e direcionar seus procedimentos em direção à observação visual empírica, aproximando assim a literatura ao discurso e à praxe científica. Para tal, a fotografia como medium idealizado da observação exata e objetiva torna-se uma referência discursiva importante em suas reflexões teóricas. O presente trabalho também avalia suas propostas poetológicas no contexto histórico da diferenciação social e o surgimento de áreas comunicativas e funcionais específicas.
PALAVRAS-CHAVE: fotografia; mídia; Zola; literatura
 
ABSTRACT: This article analyzes The Experimental Novel by Emile Zola (1979) in the medial context of the XIX century. His text pretends to disassociate contemporary literature from romantic parameters e direct its procedures towards an empiric visual observation and approximate literature to scientific discourse and praxis. Photography as an idealized medium for exact and objective observation becomes an important discursive reference in his theoretical reflections. This article also evaluates his poetic proposals in the historical context of social differentiation and the rise of specific communicative and functional areas.
KEYWORDS: photography; media; Zola; literature.

Resenha: O Boquirroto, Irmão do Boca do Inferno

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67-69