Volume 6 - 2005 Imprimir E-mail
 
 
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Artigo e autor
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Sinais de uma Guerra: Trauma e Crise Histórica em Sinais de Fogo, de Jorge de Sena

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2-12

RESUMO: O romance Sinais de Fogo, de Jorge de Sena, promove uma interpenetração entre experiência individual - a crise amorosa por que passa o protagonista, apresentada como um verdadeiro trauma psicológico - e experiência coletiva - a crise histórica representada pelo início da Guerra Civil Espanhola e seus primeiros reflexos em Portugal -, relacionando a história do protagonista e a História de Portugal. O cruzamento das experiências acaba por ser transmudado em poesia, como forma de superação da crise que o herói, convertido em poeta, realiza ao final do romance.
PALAVRAS-CHAVE: Jorge de Sena; guerra civil espanhola; literatura e história

ABSTRACT: The novel Sinais de Fogo by Jorge de Sena makes an interplay between the individual experience - an amorous crisis to which the protagonist is exposed to, presented as a real psychological trauma - and the collective experience - the historical crisis represented by the Spanish Civil War and its consequences in Portugal - joining the story of the protagonist with the History of Portugal. The interception of the experiences turns out poetry, a way to transcend the crisis, that the hero, turned into poet, performs at the end of the novel.
KEYWORDS: Jorge de Sena; Spanish Civil War; Literature and History

Uma Cadeia de Cantigas de Escárnio - Uma Análise sobre a Poesia Satírica Ibérica do Século XIII e suas Tensões Sociais

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13-28

RESUMO: O objeto deste artigo é discutir as relações entre Poesia e Poder, examinando as tensões políticas e sociais das sociedades medievais ibéricas através da prática e poesia dos trovadores galego-portugueses. Depois de uma apresentação inicial de um contexto histórico-medieval rico em formas de expressão dialógicas, o texto começa por discutir como a poesia trovadoresca desenvolveu gêneros satíricos que contrapõem personagens pertencentes a diferentes categorias sociais como produtores de discursos. A análise incide sobre uma cadeia específica de cantigas de escárnio, incluída no Cancioneiro Galego-Português do século XIII.
PALAVRAS-CHAVE: Poesia e Poder; trovador medieval; tensão social, canção satírica
ABSTRACT: The purpose of this article is to discuss the relations between Poetry and Power, examining the political and social tensions of the medieval Iberian society among the troubadours practice and poetry. After an initial presentation of an historical medieval context rich in dialogical forms of expression, the text begins to discuss how the poetry of the medieval troubadours has developed satirical genres in which ones the personages that belongs to different social categories are confronted as discourse producers. The analysis concerns to a specific net of satirical chants, included in the Galego-Portuguese chant's book of the XIII century.
KEYWORDS: poetry and power; medieval troubadour; social tension, satirical chant

Paralelismos em “Song of Myself”, de Walt Whitman e “Saudação a Walt Whitman”, de Álvaro de Campos

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29-43

RESUMO: A existência de temas e recursos poéticos coincidentes em "Song of Myself", de Whitman, e "Saudação a Walt Whitman", do heterônimo Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa, motivou a análise comparativa dos dois poemas neste artigo. A discussão centraliza-se especialmente no paralelismo presente nos poemas, e a questão de considerar-se o princípio do paralelismo como a essência do artifício poético.
PALAVRAS-CHAVE: paralelismo; verso livre

O Mal como Gênio Poético nas Ilustrações do Livro de Jó, de William Blake

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44-63

RESUMO: Por meio da releitura de passagens do Livro de Jó, William Blake explora ambigüidades na definição bíblica do mal para compor seu poema Ilustrações do Livro de Jó, no qual o mal é transformado em potencial criativo e poiesis renovadora.
PALAVRAS-CHAVE: William Blake; Livro de Jó; Mal

ABSTRACT: By rereading passages from The Book of Job, William Blake explores ambiguities in the biblical definition of evil to write his poem Illustrations of the Book of Job, in which evil is changed into creative potential as well as into a poiesis of renewal. .
KEYWORDS: William Blake; The Book of Job; evil

A Construção do Discurso Históriográfico na Tragédia Pretexta Octauia

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64-71

RESUMO: Como sabemos a tragédia Octauia é o único exemplar de um texto dramático com temática histórica, que a literatura latina legou à posteridade, assim como ocorre com a tragédia Os Persas de Ésquilo na literatura grega. Essa peça seria representante de um gênero dramático próprio da tradição literária romana e que foi cultivado por vários autores desde o período republicano até o início da era imperial, mas desses só temos os nomes e parcos fragmentos. E justamente pela sua singularidade pretendemos observar como se estrutura a construção de seu discurso histórico através do texto "O discurso da história" de Roland Barthes.
PALAVRAS-CHAVE: Otávia; tragédia pretexta; discurso histórico

Alencar e Machado: Leituras e Indianismo

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72-85

RESUMO: Esta resenha de tese de doutorado elenca uma análise de aspectos da produção literária de José de Alencar e de Machado de Assis de temática indianista. Parte-se do pressuposto de que a poética romântica foi incapaz de construir uma verdadeira identidade para o brasileiro, por excluir raças importantes para esse processo, mas buscou caminhos novos em relação à tradição literária européia. A análise e a discussão aludem a uma outra, sobre a capacidade de a literatura brasileira ser original, procurou-se refletir sobre como críticos representativos dos dois ficcionistas perceberam a originalidade em suas obras e a expressão da cor local.
PALAVRAS-CHAVE: indianismo; originalidade; intertextualidade


ABSTRACT: The central object of this dissertation abstract is to analize aspects of the José de Alencar's and Machado de Assis's literary production of Indian thematic. The research is supported by the presupposition that romantic poetry was unable to build a true identity to Brazilian people, because it excluded races from this process, but it was important in the sense of looking for a new way in relation to an European literary tradition. The analysis and the discussion allude to another, about the capacity of Brazilian literature to be original, there was a reflexion about how critics of the two ficcion writers perceived the originality of their works and the local color expression.
KEYWORDS: indianism, originality; intertextuality