Volume 1 - 2002 Imprimir E-mail
Editor - Dr. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

 
Todos os arquivos estão disponibilizados em formato PDF.

Você precisará do Adobe Reader para lê-los.

Artigo e autor
Páginas

Ficção Obscena, Obscenidade Fictícia: a obra de Sérgio Sant'Anna

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (UEL)

3-15
RESUMO: O artigo se propõe a examinar as formas de incorporação e representação da obscenidade na ficção brasileira contemporânea através da análise de dois textos de Sérgio Sant'Anna: o romance Amazona e a novela "O monstro". A obscenidade aparece como jogo e recurso, uma estratégia da ficção pós-moderna que já não descarta os mecanismos e a prática da mídia.
PALAVRAS-CHAVE: Sérgio Sant'Anna; obscenidade; ficção brasileira contemporânea

Cândido Lusitano e o Discurso Preliminar do Tradutor

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (UEL)

16-23
RESUMO: Este trabalho analisa as notas de tradução do português Cândido Lusitano na sua introdução à tradução portuguesa da Arte Poética de Horácio, publicada no ano de 1758, em Lisboa. Nesta edição original, Cândido Lusitano comenta algumas traduções anteriores da mesma obra e demonstra a atualidade tanto do seu discurso de tradutor como de Portugal, enquanto nação partícipe dos movimentos literários da Europa neste século.
PALAVRAS-CHAVE: tradução e história; Cândido Lusitano; Arte Poética.

Existe o Mundo que o Português Criou?

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (UEL)

24-31

A Invenção da Tradição

Ms. Márcio Roberto Pereira (UNESP-Assis)

32-49

Drummond e a Banalidade do Mal

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (UFES)

50-63

Crítica e Século das Luzes

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (UFF)

64-72
RESUMO: No século XVIII, com o surgimento da chamada Filosofia das Luzes, dando importância capital à reflexão, começam a se desenvolver as atividades críticas até então muito limitadas pela obediência aos preceitos da Antigüidade. No contexto francês, destacam-se as figuras de Diderot e Rousseau que, além de escreverem obras de ficção, também pensam sobre a atividade artística em termos de sua conceituação e da função a ela atribuída pela sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: crítica; reflexão; iluminismo

Mímesis: Unidade e Fragmentação: organização e edição do Primeiro Fausto de Fernando Pessoa

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (UERJ)

73-85
RESUMO: O problema da organização e edição do Primeiro Fausto. Questões relativas à fragmentação incompletude e fragmentação da obra. Comparações entre as edições da Ática e Aguilar e a nova edição Epopéia. Pontos de contato entre critica literária e estudo filológico no Primeiro Fausto de Fernando Pessoa.
PALAVRAS-CHAVE: Fernando Pessoa; mímesis; Primeiro Fausto