Em 2014, o PPG em Letras reorganizou suas linhas de pesquisa, que antes eram "Diálogos Culturais" e "Cânones, ideias e lugares". As novas linhas de pesquisa estão abaixo descritas com suas respectivas ementas, a partir do eixo das linguagens literárias na tradição formal do texto literário (narrativa, poema e drama) e que usam de diferentes modos de apresentação (imagem e/ou som e/ou grafismos pautados pela oralidade, pela escrita e/ou pelo ambiente digital) na contemporaneidade, conforme o que propõem
Giorgio Agamben e Jean-Luc Nancy.
O PPG em Letras oferta duas áreas de concentração e cada uma abriga duas linhas de pesquisa. As linhas de pesquisa do PPG em Letras refletem os interesses de pesquisa dos docentes orientadores, bem como norteiam o incremento do acervo bibliográfico na área e as pesquisas de tese e dissertação.
1. LITERATURA COMPARADA
L1: Representações e textualidades
Ementa: Estudo das representações de mundo e da história, colocados em discussão os conceitos de texto, hipertexto e intertexto, as práticas discursivas e constitutivas nos objetos literários, e as relações sociais de poder em suas manifestações e contestações.
L2: Intermedialidades e novas formas artísticas
Ementa: Estudo da intermedialidade enquanto fenômeno de criação/produção de novas formas artísticas (nos campos: literatura, música, teatro, artes visuais, rádio, cinema, novas mídias) e críticas inovadoras, nas práticas culturais contemporâneas, observados aspectos da globalização enquanto transgressão dos loci de produção/recepção e a indústria cultural.
2. LITERATURA BRASILEIRA E OUTRAS LITERATURAS VERNÁCULAS
L1: Construções e processos identitários
Ementa: Estudo das identidades em objetos literários, buscando refletir sobre as diferenças existentes e fundadas em gênero, faixa etária, constituição familiar e de parentesco, vivência das sexualidades, religiosidades, etnia/etnicidades, nacionalidades e regionalidades.
L2: Produções literárias modernas e contemporâneas
Ementa: Estudos de gêneros e formas literárias em língua portuguesa, concentrando-se no debate sobre hibridismos, entrelugares e intertextualidades.