Visite!
Londrina - 19-Apr-2024
Início arrow Disciplinas Eletivas

Menu Geral
Início
Horário 2021/2
Seleção 2020/2
Seleção 2021/1
Fale conosco
Coordenação do PPGL
Secretaria de Pós do CLCH
Descrição do PPGL
Corpo Docente
Disciplinas Eletivas
Linhas de Pesquisa
Organização curricular
Projetos dos Docentes
Quem Somos
Rastros Históricos
Revistas do PPGL
Terra Roxa e Outras Terras
Estação Literária
Normas do PPGL
Regimento interno
Regulamento Stricto Sensu
Normas do PROAP
Normas - Alunos Especiais
Estudantes
Alunos Especiais
Alunos Regulares
Dissertações e Teses
Egressos
Formulário de Relatório
SEDA
Bolsas e estágios
Bolsas de M/D
Chamadas de Bolsa
Estágio de Docência
Estágio Doutoral no Exterior
Estágio Pós-doutoral
Linques
ABRALIC
Acervos Digitais
ANPOLL
Agências de Fomento
Plataforma Lattes
Visitas: 715984
Disciplinas eletivas Imprimir E-mail

O PPG em Letras exige que os alunos cumpram créditos em disciplinas eletivas, créditos em atividades especiais, estágio de docência, estudos avançados, colóquios de pesquisa e dissertação ou tese.

Abaixo a lista de disciplinas conforme a Deliberação nº 32/2018 - Colegiado PPG Stricto sensu.

2 ART 220 - O Surrealismo e o Reencantamento da Vida
3 cr. - 45 h
Ementa: Estudo sobre o projeto surrealista de reencantamento da vida por meio da literatura e das artes. Estudo da relação entre o acaso, a poesia, a loucura, o amor, a liberdade e o maravilhoso.

2 LEM 170 - Tradição e Modernidade em Literaturas de Língua Inglesa
3 cr. - 45 h
Ementa: Estudo crítico dos conceitos de tradição e modernidade a partir da leitura e análise de textos teóricos e literários da literatura em língua inglesa.  

2 LET 767 - Literatura e Oralidade
3 cr. - 45 h
Ementa: Estudo do texto oral, enquanto forma literária, discutindo suas formas de produção, manifestação, circulação e armazenamento.
   
2 LET 797 - Seminário de Estudos Literários
3 cr. - 45 h
Ementa: Discussões teórico-práticas de gêneros, obras e autores da modernidade.
   
2 LET 799 - Poesia, Poema e Oralidades de Vanguarda
3 cr. - 45 h
Ementa: A construção da lírica moderna, suas variações formais e de conteúdo. Análise de manifestos poéticos e poemas, com ênfase nas oralidades de vanguarda: poesia sonora, cinética e polipoesia.  

2 LET 859 - A Experimentação no Romance
3 cr. - 45 h
Ementa: Estudar o romance à luz de diversas correntes teóricas. Discutir a relação do romance com a teoria dos gêneros, destacando sua heterogeneidade estética, ruptura e experimentação.    

2 LET 871 - A Morte na Literatura e nas Artes
3 cr. - 45 h
Ementa: A morte como tema e constância na literatura e nas artes, por meio da discussão de seu papel mítico e sócio-orgânico, incluindo a futurição da morte e a tentativa de seu afastamento, o envolvimento do moribundo e seus familiares com a morte, os rituais da morte e do luto, a ausência de significado da morte, a morte em massa, a morte e o corpo, o desejo pela morte, a negação moderna da morte e a pornografia do sentimento da morte anunciada.   

2 LET 831 - Literatura e Poder: Fundamentos Semióticos
3 cr. - 45 h
Ementa: Representações do poder na literatura: enunciação, figuratividade, narratividade e afetividade. O processo da criação dos sentidos. Estratégias de manipulação e estados de alma de sujeitos representados em textos literários. Estudo analítico de alguns percursos passionais, como a vergonha, o medo, a cólera, o ressentimento e a vingança. Fundamentos da Semiótica greimasiana.
   
2 LET 872 - Literatura e Mídia
3 cr. - 45 h
Ementa: Hibridismos entre alta e baixa culturas. Intermidialidades e remediação. Literatura em meio digital. Literatura e videogames.

2 LET 873 -  Walter Benjamin e a Modernidade 
3 cr. - 45 h
Ementa: Estudo de aspectos da modernidade a partir dos textos de Walter Benjamin e de seus leitores, assim como seu possível diálogo com outros textos/autores. Reflexões acerca de categorias, como os fenômenos urbanos, as palavras e as imagens, bem como a interpenetração entre elas, como instrumental teórico na leitura e análise de obras literárias e outras.
   
2 LET 874 - O Conto: História, Teoria e Análises
3 cr. - 45 h
Ementa: Estudo da produção de contistas brasileiros e de outras nacionalidades, em articulação com debates teóricos e historiográficos significativos para o gênero.
   
2 LET 875 - Seminário de Literatura Comparada
3 cr. - 45 h
Ementa: Tendências da Literatura Comparada: histórico da disciplina, contextos
culturais e formulações contemporâneas.
   
2 LET 876 -  Figurações do Outro na Literatura
3 cr. - 45 h
Ementa: Estudo das principais manifestações do tema do duplo na literatura: andróginos, espelho, fantasma, gêmeos, metamorfose, retrato, sombra e sósias, entre outros. Análise de obras da literatura ocidental nas quais a dualidade do “eu” se configura por meio de tais elementos.

2 LET 956 - Literatura, Cinema e suas Materialidades 
3 cr. - 45h
Ementa: Estudos das relações entre literatura e cinema com reflexões a respeito dos processos intermediais entre escrituras literária e fílmica a partir de conceitos como intermedialidade, materialidade, remediação (remediation) e convergência.

2 LEM 271 - O Estrangeiro na Literatura
3 cr. - 45h 
Ementa: Estudo das configurações do estrangeiro na literatura em suas diferentes formas: como personagem, voz narrativa, espaço ou linguagem, tendo em vista reflexões tanto sobre o "próprio e o alheio" na literatura, quanto sobre questões relativas à identidade e à alteridade.
 
2 LET 464 - Literatura Afro-brasileira
3 cr. -  45 h
Ementa: história da literatura afro-brasileira, incluindo a discussão de aspectos de editoração e divulgação. Discussões sobre a produção literária de autores e autoras afrodescendentes. Problematização do conceito de literatura afro-brasileira.
   
2 LET 508 - O Romance Brasileiro no Século XX
3 cr. -  45 h
Ementa: Estudo de algumas formas assumidas pelo romance brasileiro no decorrer do século XX, pensando em certas linhas de força que se mantêm ao longo do século bem como em manifestações inovadoras e de ruptura apresentadas pelo gênero no período focado.
   
2 LET 768 - Crítica Literária Brasileira no Século XX
3 cr. -  45 h
Ementa: Estudo de algumas das principais tendências da crítica literária brasileira no século XX face à tradição crítica ocidental e ao processo de organização da vida cultural brasileira
 
2 LET 878 - Intertextualidades nas Literaturas de Língua Portuguesa 
3 cr. -  45 h
Ementa:  O fenômeno intertextual e suas implicações teóricas. Análise de textos literários sob a ótica da intertextualidade.
 
2 LET 879 - A Crônica no Brasil
3 cr. -  45 h
Ementa: Análise de crônicas produzidas desde o século XX, em articulação com outras formas literárias e com debates teóricos e manifestações culturais relevantes no período.
   
2 LET 882 - Seminário de Literatura Brasileira
3 cr. -  45 h
Ementa: Tendências da Literatura Brasileira nos séculos XX e XXI: contextos culturais, autores e obras relevantes.
   
2 LET 883 - Seminário de Outras Literaturas Vernáculas
3 cr. -  45 h
Ementa: Tendências de Outras Literaturas Vernáculas nos séculos XX e XXI: contextos culturais, autores e obras relevantes.

2LET 951 - O miniconto no Brasil 
3 cr. -  45 h
Ementa: Investigação do miniconto no Brasil desde suas primeiras manifestações até a fixação como gênero literário contemporâneo. Discussão de elementos teóricos e críticos e do percurso histórico do miniconto na literatura brasileira, a partir de análise das variações formais e temáticas desse subgênero.
 
2 LET 952 - Vozes femininas na literatura
3 cr. -  45 h
Ementa: Fundamentos de teoria, crítica literária feminista e estudos de gênero. Estudo de representações de gênero em textos literários produzidos por mulheres. 
 

Top!