Julho de 2012 PDF E-mail
APRESENTAÇÃO
 
É com imenso prazer que anunciamos a chegada do volume 9  da Revista Estação Literária. Nesta edição, os leitores poderão contemplar artigos relacionados às temáticas desenvolvidas nos últimos 25 anos de literatura e crítica. Segundo Beatriz Resende, a multiplicidade é uma das características mais marcantes do período em questão, isto é, “a heterogeneidade em convívio”. Para a estudiosa, esse aspecto aparece na linguagem, na estrutura dos textos, na relação entre autor e leitor e até mesmo na forma de veiculação dessa literatura, uma vez que estamos em plena era da comunicação informatizada, na qual o papel já não é o principal suporte para a disseminação das obras. Os tons e temas também são múltiplos, e multifacetadas são, inclusive, as opiniões sobre o que é literatura.
E é nesse sentido que convidamos os leitores a apreciar os estudos aqui publicados: nosso volume 9 apresenta vinte artigos, entre os quais encontramos discussões sobre cultura e literatura na pós-modernidade, a paródia e o questionamento social no romance contemporâneo. Veremos uma abordagem de algumas questões de metaliteratura na obra de Paulo Henriques Britto, e temos também o resgate sincrônico da escrita de Virginia Woolf e Machado de Assis. Os estudos sobre poesia também se fazem presente em artigos sobre Ivan Junqueira, Ferreira Gullar, Glauco Mattoso e Maria Lúcia Del Farra.
É também com grande satisfação que apresentamos uma seção nova da revista: O espaço de criação. Nela, autores poderão expor seus trabalhos criativos inéditos. Nesta primeira publicação, selecionamos contos, poemas e fotografias.
Não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem aos pareceristas que nos acompanham e auxiliam em todas as publicações. Registramos nosso agradecimento especial ao Professor Lui Guerra, que recentemente faleceu deixando esposa e dois filhos. O Professor atuava principalmente em países lusófonos, divulgando a Literatura Brasileira, com ênfase na poesia produzida na segunda metade do século XX. Uma de suas últimas atividades acadêmicas foi fornecer à Revista Estação Literária um parecer, que foi concedido com
grande gentileza e celeridade.
Desejamos a todos uma boa leitura.
 
Para acessar o sumário e baixar os arquivos individualmente, por favor, clique aqui