Julho de 2010 PDF E-mail

EDITORIAL

 

“Bota fogo na fornalha que eu preciso muita força, muita força, muita força”, pedia o trem de ferro de Manuel Bandeira. E com este espírito trazemos a lume o vagão-volume 5 da Estação Literária. Recebemos cerca de 40 artigos em resposta a nossa chamada. Uma parte dos autores se debruçou sobre o tema “Literatura, memória e testemunho”, enquanto outros endereçaram suas reflexões, análises e críticas para a seção de temática livre.

Para acessar o sumário e baixar os arquivos individualmente clique aqui.

Muita força foi feita pelos maquinistas Marcos Hidemi de Lima e Serafina Ferreira Machado, que precisaram deixar o conjunto para dedicarem-se às suas teses. Muita força foi feita por aqueles que receberam a incumbência de não deixar os vagões descarrilarem. E devido à quantidade de artigos que se candidataram a um lugar neste vagão, muita força foi feita pelo conselho editorial que recebeu um número maior de escritos para emitirem seus pareceres.

Neste momento da viagem foi preciso ainda contar com o professor Celso Leopoldo Pagnan, e as professoras Sandra Elis Aleixo e Josiele K. C. Ozelame, pareceristas ad hoc que nos emprestaram suas forças para fazer com que o trem se movesse.

E como em nosso itinerário cada curva revela uma nova paisagem, convidamos a todos para compartilharem dessa viagem literária e descobrir novos textos, novas vozes, novos passageiros.

 

Marcelo José da Silva     

Doutorando no PPG-Letras da UEL 

Membro da Comissão Editorial da EL