CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOPATOLOGIA CLÍNICA E LABORATORIAL
EDITAL Nº 06/2023 - PPGFCL
Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial, na condição de Estudante Regular.
A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial, da Universidade Estadual de Londrina-UEL, no uso de suas atribuições administrativas e em compliance com o Edital PROPPG/DPG/DAM, torna público aos interessados as normas e os procedimentos a serem obedecidos no processo de seleção para o preenchimento de vagas regulares dos cursos de mestrado e doutorado, a terem início no segundo período letivo de 2023.
Todos os horários indicados no presente edital referem-se ao horário de Brasília, portanto verifique a configuração de seu e-mail e seu computador.
O processo seletivo para o ingresso de estudantes no Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial foi adotado por meio de quatro modalidades de vagas, conforme Resolução CEPE 034/2021:
O/a candidato/a deverá fazer a opção no ato da inscrição, clicando na modalidade de seu interesse.
I - Ampla Concorrência: aqueles que não estão hospedados a nenhuma modalidade de reserva ou suplementação de vagas;
II – Reservadas para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas);
III – Suplementares para pessoas autodeclaradas indígenas;
IV – Suplementares para pessoas com deficiência.
As inscrições serão realizadas somente via Internet e abrirão os candidatos que possuíam o curso de iniciados que sejam reconhecidos pelo órgão competente, de forma a atender a Resolução 007/2017 da CES/CNE.
Antes de entrar o recolhimento do preço público de inscrição, o/a candidato/a deve inteirar-se das regras deste Edital, certifique-se de que preencher ou preencherá, até a data da matrícula e início do semestre letivo, todos os requisitos exigidos . Não haverá devolução do valor do preço público de inscrição após a sua efetivação , quaisquer que sejam os motivos.
As dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas para o e-mail spgccs@uel.br e mestrado.fisiopatologia.uel@gmail.com .
1. Faça o cronograma:
PROCEDIMENTOS |
DADOS |
Período para Requerimento de Isenção da Taxa de inscrição Justiça Eleitoral, Doação de Sangue e CadÚnico - via e-mail mestrado.fisiopatologia.uel@gmail.com |
29 a 31 de março de 2023 |
Resultado dos pedidos de Isenção: Justiça Eleitoral, Doação de Sangue e CadÚnico |
04 de março de 2023 |
Interposição de Recurso ao Resultado da Isenção: Justiça Eleitoral, Doação de Sangue e CadÚnico – via e-mail mestrado.fisiopatologia.uel@gmail.com |
05 de março de 2023 |
Devolutiva do Recurso: Justiça Eleitoral, Doação de Sangue e CadÚnico |
10 de março de 2023 |
Período de Inscrição |
12 de abril a 19 de maio de 2023 |
Período de envio de documentos, para homologação da inscrição |
12 de abril a 19 de maio de 2023 |
Período de análise das comissões de cotas |
22 a 29 de maio de 2023 |
Resultado da análise das comissões de cotas (negros, indígenas e deficientes) |
30 de maio de 2023 |
Interposição de Recursos ao Resultado da Análise das Comissões de Cotas |
31 de maio de 2023 |
Devolutiva da Análise dos Recursos Interpostos ao Resultado das Comissões de Cotas |
02 de junho de 2023 |
Período de seleção para o Mestrado |
19 a 30 de junho de 2023 |
Período de seleção para o Doutorado |
19 a 30 de junho de 2023 |
Prova escrita Mestrado e Doutorado (presencial) |
19 de junho de 2023 |
Divulgação do resultado da prova escrita Mestrado e convocação para entrevista |
21 de junho de 2023 |
Entrevista Mestrado |
22 e 23 de junho de 2023 |
Divulgação do resultado da prova escrita Doutorado |
23 de junho de 2023 |
Convocação para defesa do pré-projeto Doutorado e arguição |
23 de junho de 2023 |
Período de defesa do pré-projeto de Doutorado e arguição |
26 e 27 de junho de 2023 |
Divulgação do Edital de Resultado e Convocação para Matrícula |
03 de julho de 2023 |
Período de Matrícula |
04 a 06 de julho de 2023 |
Período de envio de documentos para confirmação da matrícula |
04 a 06 de julho de 2023 |
Atenção : O/a candidato/a deverá acompanhar os atos relativos ao processo de seleção disponíveis no site do Programa de Fiisiopatologia Clínica e Laboratorial ( http://www.uel.br/pos/fisiopatologiaclinica ), obrigando-se a atender aos prazos e às condições proibidas no presente edital e gritos que virem a ser divulgados durante a execução da seleção.
2 Da isenta da taxa de inscrição
2.1. Isenção - Lei 19.196 - 26 de outubro de 2017, Justiça Eleitoral do Paraná - candidatos convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestarão serviços no período eleitoral.
I. devem ser do valor total do preço público de inscrição para ouvintes/as convocados/as e nomeados/as pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestaram serviços no período eleitoral observando à preparação, execução e apuração de oficiais de justiça, plebiscitos ou referendos em dois eventos eleitorais consecutivos ou não, válidos por um período de 2 (dois) anos, conforme Lei 19.196 - 26 de outubro de 2017;
II. O/a requerente deverá preencher, digitalmente , o Requerimento de Isenção disponível em http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/mais/formularios.php , informando o nome do Curso que pretende se inscrever, juntamente com a cópia da comprovação do serviço prestado, expedido pela Justiça Eleitoral, encaminhado no período de 29 a 31 de março de 2023, para o e-mail spgccs@uel.br e mestrado.fisiopatologia.uel@gmail.com digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do/a requerente - Mestrado ou Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial ;
III. O/a requerente com pedido de isenção deferido ou indeferido será comunicado/a via e-mail até dia 04 de abril de 2023;
4. O/a requerente cujo pedido de isenção do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido , poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 8h às 23h59min do dia 05 de abril de 2023 , enviando e-mail para spgccs@uel.br e mestrado.fisiopatologia.uel@gmail.com . O requerimento deve apresentar justificativa circunstanciada para fundamentar a interposição do recurso e informação do item, preenchido e/ou inciso do Edital em que se baseia a interposição .
V. O resultado da análise de recursos apresentados será comunicado via e-mail a partir das 17h do dia 10 de abril de 2023;
VI. O/a requerente cujo pedido de isenção do preço público de inscrição para deferido deve se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel .php , no período de 12 de abril a 19 de maio de 2023 .
VII. O requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição para indeferido deverá, para efetivar sua inscrição na Seleção Pública, acessar o endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos .php , em Inscrições/Programas/Cursos , no período de 12 de abril a 19 de maio de 2023 , preencha o Formulário de Inscrição, imprima o boleto bancário e coloque o valor do preço público de inscrição, conforme instrução no boleto e horário compatível com Intuições Financeiras.
IMPORTANTE:
Não se esqueça de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do requerente - Mestrado ou Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial ” ;
Não serão analisados pedidos de isentos com informação incompleta, ou fora do prazo estabelecido neste Edital.
2.2. Isenção - Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017 (Doador de sangue a órgão oficial de saúde ou à entidade credenciada pela União, Estado ou Município).
I. devem ser do valor total do preço público de inscrição para doadores/as de sangue realizados em órgão oficial ou à entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, conforme Lei 19.293 - 13 de dezembro de 2017.
II. O/a requerente deverá preencher, digitalmente, o Requerimento de Isenção disponível em http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/mais/formularios.php informando o nome do Curso que pretende se inscrever, acompanhado de documento comprovando que realizou duas doações no período de doze meses anterior à data de publicação deste edital , pertencente a órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, encaminhador no período de 29 a 31 de março de 2023 para o e-mail spgccs@uel.br e mestrado.fisiopatologia.uel@gmail.com , digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do requerente -Mestrado ou Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial ;
III. O/a requerente com pedido de isenção deferido ou indeferido será comunicado por e-mail até dia 04 de abril de 2023,
4. O/a requerente cujo pedido de isenção do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido , poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 8h às 23h59min do dia 05 de abril de 2023 , enviando e-mail para mestrado.fisiopatologia.uel@ gmail. com . O requerimento deve apresentar justificativa circunstanciada para fundamentar a interposição do recurso e informação do item, preenchido e/ou inciso do Edital em que se baseia a interposição . O resultado da análise de recursos apresentados será comunicado via e-mail a partir das 17h do dia 10 de abril de 2023;
V. O requerente cujo pedido de isenção do preço público de inscrição para deferido deve ser inscrito no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos.php , em Inscrições/ Programas/Cursos , no período de 12 de abril a 19 de maio de 2023.
VI. O requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição para indeferido deverá, para efetivar sua inscrição na Seleção Pública, acessar o endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos .php , em Inscrições/Programas/Cursos , no período de 12 de abril a 19 de maio de 2023 , preencha o Formulário de Inscrição, imprima o boleto bancário e coloque o valor do preço público de inscrição, conforme instrução no boleto e horário compatível com Intuições Financeiras.
IMPORTANTE:
Não se esqueça de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do requerente - Mestrado ou Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial ” ;
Não serão analisados pedidos de isentos com informação incompleta ou fora do prazo estabelecido neste Edital.
2.3. Isenção - Decreto Federal nº 6.135 , de 26 de junho de 2007 e Decreto Federal nº 6.135 , de 2007 - Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
I. devem ser isentos do valor total do preço público de inscrição para o candidato/a que, cumulativamente:
a. estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007;
b. para membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal n o 6.135, de 2007.
II. Para estar inscrito/a no Cadastro Único, é necessário que o candidato/a tenha tido o cadastramento junto ao órgão gestor do Cadastro Único, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do município em que reside. Serão considerados inscritos no CadÚnico os que estiverem com o NIS ativo e regular no Ministério da Cidadania. Inscrições novas demoram até 90 dias para constar na base de dados do Governo Federal.
III. É inteira da responsabilidade do/a candidato/a procurar o órgão gestor do CadÚnico do seu Município para a atualização do seu cadastro na base de dados.
4. Não será concedida a isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição a/o candidato/a que não atender ao disposto no inciso I, II e III deste parágrafo.
V. Para a realização do pedido de isenção do respectivo preço público de inscrição, o/a candidato/a deverá preencher o Requerimento de Isenção, apresentado no endereço eletrônico do Programa Fisiopatologia Clínica e Laboratorial e da PROPPG https: // www . uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/inscricoes.php , salve-lo de acordo com as orientações constantes do formulário. No Requerimento, deverá indicar, além do NIS atribuído pelo CadÚnico do Governo Federal, os seguintes dados : nome completo sem abreviações; data de nascimento; sexo; número do documento de identidade; dados de emissão do documento de identidade; sigla do órgão emissor do documento de identidade; número do CPF; nome completo da mãe; código e nome do curso em que deseja se inscrever. Após o preenchimento, o/a candidato/a deverá salvar as informações para compor a base de dados.
VI. O/a candidato/a solicitante da isenção do preço público de inscrição deverá firmar declaração, no Requerimento de Isenção, de que atende à condição estabelecida na alínea “b” do inciso Erro ! Fonte de referência não encontrada. .
VII. Os dados informados pelo/a candidato/a, no ato da inscrição, devem ser exatamente iguais aos que foram declarados ao Órgão Gestor do CadÚnico.
VIII. Não serão analisados os pedidos de provimento sem a indicação do número correto do NIS e, ainda, aqueles que não forem considerados como informações suficientes e corretas para a identificação do/a candidato/a na base de dados do Órgão Gestor do CadÚnico ou que não atenderem ao estabelecer nenhum subitem presente.
IX. O pedido de pode ser atendido das 8h do dia 29 de março de 2023 até às 23h59min do dia 31 de março de 2023 , no horário de Brasília.
X. As informações prestadas no Requerimento, referentes à isenção do recolhimento do preço público de inscrição, serão de inteira responsabilidade do/a candidato/a.
XI. O SEBEC/UEL consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo/a candidato/a.
XII. A declaração falsa sujeitará o/a candidato/a às garantidas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do Art. 10 do Decreto Federal nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.
XIII. A relação dos/as candidatos/as com os pedidos de isenções deferidos ou indeferidos será disponibilizada no endereço eletrônico do Programa Fisiopatologia Clínica e Laboratorial www.uel.br/pos/fisiopatologiaclinica e da PROPPG http://www.uel.br/proppg /portalnovo/pages/editais/inscricoes.php a partir das 17h do dia 4 de abril de 2023.
XIV. O/a candidato/a cujo pedido de isenção do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido , poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 8h às 23h59min do dia 05 de abril de 2023 , no endereço eletrônico do Programa Fisiopatologia Clínica e Laboratorial www.uel.br/pos/fisiopatologiaclinica e da PROPPG http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/inscricoes.php .
XV. O resultado da análise de recursos apresentados divulgados nos endereços www. uel.br/pos/fisiopatologiaclinica e http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/inscricoes.php a partir das 17h do dia 10 de abril de 2023.
XVI. O/a candidato/a cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição para deferido deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos.php , em Inscrições/Programas/Cursos , no período de 12 de abril a 19 de maio de 2023.
XVII. O/a candidato/a cujo pedido de isenção do preço público de inscrição para indeferido deverá, para efetivar sua inscrição na Seleção Pública, acessar o endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes -programas-cursos.php , em Inscrições/Programas/Cursos , no período de 12 de abril a 19 de maio de 2023 , preencha Formulário de Inscrição, imprimir o boleto bancário e recolocar o valor do preço público de inscrição, conforme instrução no boleto e horário compatível com as Intuições Financeiras.
3 Da Inscrição
3.1. Os documentos devem ser encaminhados via e-mail para o endereço spgccs@uel.br e mestrado.fisiopatologia.uel@gmail.com conforme cronograma – item 1 . A documentação deve estar completa, caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.
3.2. O e-mail deve ser identificado com o assunto “Inscrições Regulares – “NÍVEL DO CURSO (se é mestrado ou doutorado) - NOME DO/A CANDIDATO/A” . (Exemplo: Inscrições Regulares – Mestrado em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial – nome do candidato) ”
3.3. Não haverá entrega física de documentos, O envio é exclusivamente via e-mail, para o endereço indicado. Obrigatoriamente, os documentos requeridos deverão ser divididos em arquivos digitalizados no formato PDF, não podendo ultrapassar 8MB em cada arquivo
3.4. Inscrições recebidas no e-mail após o horário indicado serão indeferidas. Portanto, verifique a configuração de seu e-mail e faça o ajuste para o horário de Brasília.
3.5. Não nos responsabilizaremos por quaisquer problemas de ordem técnica que acarretem ou envio fora do prazo estabelecido no presente Edital.
3.6. Não serão aceitos arquivos compartilhados em Google Drive ou compactados, apenas anexados ao e-mail e em formato PDF.
4 Dos documentos para inscrição
Os documentos serão encaminhados via email para o endereço spgccs@uel.br e mestrado.fisiopatologia.uel@gmail.com.
4.1 Mestrado
a) ficha de inscrição preenchida, que está disponível em: http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel.php;
b) comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 162,00 (cento e sessenta e dois reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras;
c) fotocópia da Cédula de Identidade - Obrigatório o RG para fins acadêmicos;
d) fotocópia do CPF: quando na Cédula de Identidade não constar o nº do CPF, fica obrigatória a apresentação de cópia legível do mesmo ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, retirado do site da Receita Federal: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp;
e) Documento Militar (M), para os que possuem até de 45 anos de idade;
f) Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso, sem tarja nem dobras)
g) cópia simples do histórico escolar da graduação;
h) cópia frente e verso do diploma do curso de graduação (autenticada para aqueles emitidos por outras IES). Caso o candidato ainda não possua o diploma, deverá apresentar documento de colação de grau. Caso ainda esteja cursando a graduação, deverá apresentar atestado que demonstre estar matriculado no último ano de graduação e término previsto até o início do período letivo (06/03/2023);
i) Curriculum vitae documentado - ANEXO I;
j) Tabela de Auto Pontuação do Curriculum Lattes (preenchida) – ANEXO II;
k) Comprovante de proficiência em inglês**: pode ser entregue no ato da inscrição ou até o dia da prova escrita (Dia da Prova: 05/12/2022).
** A proficiência em inglês deverá ser comprovada por meio de certificado reconhecido por instituições competentes e expedido, no máximo, há cinco anos antes da entrega. Serão aceitos os seguintes certificados de proficiência em Língua Inglesa:
a) TEAP (Test for English for Academic Purposes) – Pontuação minima – 60; b) IELTS (International English Language Testing System) – Pontuação minima – 4,0; c) TOEIC (Test of English for International Communication) – Pontuação minima – 463; d) TOEFL iBT (Test for English as a Foreign Language, internet-based) – Pontuação minima – 48; e) TOEFL ITP (Test for English as a Foreign Language, institutional testing program) – Pontuação minima – 460; f) EXAMES DA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE (aprovações níveis A, B ou C); g) FCE (First Certificate in English); h) CAE (Cambridge Achievement Exam).
O TEAP é um exame oferecido pela TESE Prime em várias localidades e maiores informações podem ser obtidas pelo site http://www.teseprime.org.
4.1.1 Atenção: O candidato que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aprovado no processo seletivo, deverá apresentar, no ato da matrícula, documento comprobatório no qual a data de conclusão do curso (dia/mês/ano) seja anterior ao início do semestre letivo na UEL (06/03/2023), sem o qual não poderá efetuar a matrícula e perderá o direito à vaga, sem restituição do valor do preço público de inscrição.
4.1.2 Candidatos estrangeiros deverão apresentar: 1. cópia do passaporte; cópia autenticada do diploma de graduação (idioma de origem); 3. cópia autenticada da tradução juramentada do diploma de graduação; 4. cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem); 5. cópia autenticada da tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento; 6. cópia do CPF; 7. visto de permanência no país, atualizado.
4.2 Doutorado
a) ficha de inscrição preenchida, que está disponível em: http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel.php;
b) comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 162,00 (cento e sessenta e dois reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras;
c) fotocópia da Cédula de Identidade - Obrigatório o RG para fins acadêmicos;
d) fotocópia do CPF: quando na Cédula de Identidade não constar o nº do CPF, fica obrigatória a apresentação de cópia legível do mesmo ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, retirado do site da Receita Federal: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp;
e) Documento Militar (M), para os que possuem até de 45 anos de idade;
f) Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso, sem tarja nem dobras)
g) cópia simples do histórico escolar da graduação;
h) cópia frente e verso do diploma do curso de graduação (autenticada para aqueles emitidos por outras IES). Caso o candidato ainda não possua o diploma, deverá apresentar documento de colação de grau. Caso ainda esteja cursando a graduação, deverá apresentar atestado que demonstre estar matriculado no último ano de graduação e término previsto até o início do período letivo (06/03/2023);
i) Curriculum vitae documentado - ANEXO I;
j) Tabela de Auto Pontuação do Curriculum Lattes (preenchida) – ANEXO II;
k) Carta de aceite do Orientador (a) que deverá ser anexada à documentação – ANEXO III);
l) Pré-projeto da tese - ANEXO IV;
k) Comprovante de proficiência em inglês**: pode ser entregue no ato da inscrição ou até o dia da prova escrita (Dia da Prova: 05/12/2022).
** A proficiência em inglês deverá ser comprovada por meio de certificado reconhecido por instituições competentes e expedido, no máximo, há cinco anos antes da entrega. Serão aceitos os seguintes certificados de proficiência em Língua Inglesa:
a) TEAP (Test for English for Academic Purposes) – Pontuação minima – 60; b) IELTS (International English Language Testing System) – Pontuação minima – 4,0; c) TOEIC (Test of English for International Communication) – Pontuação minima – 463; d) TOEFL iBT (Test for English as a Foreign Language, internet-based) – Pontuação minima – 48; e) TOEFL ITP (Test for English as a Foreign Language, institutional testing program) – Pontuação minima – 460; f) EXAMES DA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE (aprovações níveis A, B ou C); g) FCE (First Certificate in English); h) CAE (Cambridge Achievement Exam).
O TEAP é um exame oferecido pela TESE Prime em várias localidades e maiores informações podem ser obtidas pelo site http://www.teseprime.org.
4.2.1. Atenção: O candidato que apresentar documento que não a cópia do diploma de graduação deve ter ciência de que, se aprovado no processo seletivo, deverá apresentar, no ato da matrícula, documento comprobatório no qual a data de conclusão do curso (dia/mês/ano) seja anterior ao início do semestre letivo na UEL (06/03/2023), sem o qual não poderá efetuar a matrícula e perderá o direito à vaga, sem restituição do valor do preço público referente à inscrição.
4.2.2. Candidatos estrangeiros deverão apresentar: 1. cópia do passaporte; 2. cópia autenticada do diploma de graduação (idioma de origem); 3. cópia autenticada da tradução juramentada do diploma de graduação; 4. cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem); 5. cópia autenticada da tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento; 6. cópia do CPF; 7. visto de permanência no país, atualizado.
Para o Mestrado, o Programa oferta até 15 (quinze) vagas, sendo 30 % reservadas a candidatos negros (pretos e pardos) e 5% de vagas suplementares (além do número ofertado pelo Programa) para candidatos Indígenas e 5% de vagas suplementares (além do número ofertado pelo Programa) para candidatos com deficiência que atendam aos requisitos estabelecidos no presente Edital.
Para o Doutorado, o Programa oferta até 10 (dez) vagas, sendo 30 % reservadas a candidatos negro (pretos e pardos) e 5% de vagas suplementares (além do número ofertado pelo Programa) para candidatos Indígenas e 5% de vagas suplementares (além do número ofertado pelo Programa) para candidatos com deficiência que atendam aos requisitos estabelecidos no presente Edital.
Para se inscrever por ampla concorrência ou em uma das modalidades de reserva ou suplementariedade de vagas o/a candidato/a terá que acessar a página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG, http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel.php, e indicar, em campo específico, a modalidade, e anexar a documentação (se exigida) no formulário de inscrição.
O/a candidato/a que pleitear a reserva ou suplementariedade de cotas deverá indicar a modalidade e anexar a documentação (se exigida) no momento da inscrição pela web.
Para se inscrever em uma das modalidades de reserva ou suplementariedade de vagas o/a candidato/a, deverá:
5.1. Candidatos negros (pretos e pardos) se submeter à Comissão de Heteroidentificação.
5.1.1. O/a candidato/a que desejar concorrer nesta modalidade deve fazer a opção de cotas no momento da inscrição. Todo/a candidato/a deverá ser habilitado/a em processo de heteroidentificação, conduzido nesta Instituição.
5.1.2 Para o/a candidato/a que já tiver sido avaliado/a por Comissão de Heteroidentificação, com resultado deferido ou indeferido, na Universidade Estadual de Londrina, em processo seletivo de vestibular ou de Programas de Pós-Graduação, o resultado homologado anteriormente será considerado na presente seleção.
5.1.2. O/a candidato/a ainda não avaliado por Comissão de Heteroidentificação Institucional, e que inscrever fazendo uso de cota nesta modalidade, receberá, via e-mail, data e horário da entrevista.
5.1.3. A Comissão de Heteroidentificação realizará as entrevistas, de modo presencial, entre os dias 23 a 25 de maio de 2023, em horário a ser definido.
OBS: Os/as candidatos/as que residirem a uma distância superior a 100 km de Londrina poderão solicitar entrevista remota. A solicitação de entrevista remota deverá ser feita entre os dias 15 a 17 de maio de 2023 para o e-mail pgcotasnegros@uel.br anexando comprovante de residência ou justificativa circunstanciada.
5.1.4. O resultado da análise com o CPF dos/as inscritos/as deferidos ou indeferidos será disponibilizado na página do Programa Fisiopatologia Clínica e Laboratorial e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/inscricoes.php no dia 30 de maio de 2023, a partir das 17h.
5.1.5. O/a candidato/a com opção para esta modalidade que tenha sido indeferido/a, poderá apresentar recurso contra o indeferimento durante o horário das 8h às 23h59min do dia 31 de maio de 2023. A solicitação deverá ser dirigida à Comissão de Homologação, via e-mail pgcotasnegros@uel.br
5.1.6. O resultado da análise de eventuais recursos apresentados será divulgado na página do Programa Fisiopatologia Clínica e Laboratorial e da PROPPG http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/inscricoes.php a partir das 17h do dia 02 de junho de 2023.
5.1.7. O/a candidato/a com inscrição para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas) indeferido para reserva de cotas, estará automaticamente concorrendo às vagas por ampla concorrência.
5.1.8. O/a candidato/a que pleitear a reserva de vagas, durante o período de inscrição estabelecido no item 1, deverá cumprir as exigências supracitadas no item 3, com recolhimento do valor do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 162,00 (cento e sessenta e dois reais) e o envio dos documentos, conforme item 4 deste Edital.
5.2. Candidatos Indígenas: apresentar Termo de Autodeclaração e a declaração de seu pertencimento étnico e comunitário emitida por liderança indígena de sua comunidade ou pela FUNAI - Fundação Nacional do Índio.
5.2.1. O/a candidato/a que se inscrever requerendo uso de cota nesta modalidade deverá, no momento da inscrição, anexar os documentos solicitados no item 5.2.
5.2.2. Haverá uma única Comissão de homologação da documentação apresentada, responsável por atender a todos os Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UEL, contando com a participação da Comissão Universidade para os índios, representante de caciques de terras indígenas do Paraná e representante de organizações indígenas do Paraná.
5.2.3. O resultado da análise com o CPF dos inscritos deferidos ou indeferidos será disponibilizado na página do Programa Fisiopatologia Clínica e Laboratorial e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/inscricoes.php no dia 30 de maio de 2023, a partir das 17h.
5.2.4. O/a candidato/a com opção para esta modalidade que tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento durante o horário das 8h às 23h59min do dia 31 de maio de 2023. A solicitação deverá ser dirigida à Comissão de Homologação, via e-mail pgcotasind@uel.br.
5.2.5. O resultado da análise de eventuais recursos apresentados será divulgado na página do Programa Fisiopatologia Clínica e Laboratorial e da PROPPG http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/inscricoes.php a partir das 17h do dia 02 de junho de 2023.
5.2.6. O/a candidato/a que pleitear suplementariedade de vagas deverá, durante o período de inscrição estabelecido no item 1, cumprir as exigências supracitadas no item 3, com recolhimento do valor do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 162,00 (cento e sessenta e dois reais) e o envio dos documentos, conforme item 4 deste Edital.
5.2.7. O/a inscrito/a com requerimento de inscrição por suplementariedade de vagas para esta modalidade indeferido estará, automaticamente, concorrendo às vagas por ampla concorrência.
5.3. Candidatos com deficiência: apresentar Laudo médico, atestando a condição característica desta modalidade, de acordo com as deficiências previstas no Decreto Federal n. 5296/2004, na Lei Federal n. 13.146/2015, Lei Federal n. 12.764/2012 e no Decreto Federal n. 10.654/2021.
5.3.1. O/a candidato/a que se inscrever requerendo uso de cota nesta modalidade deverá, no momento da inscrição anexar os documentos solicitados no item 5.3.
5.3.2. Haverá uma única Comissão de homologação da documentação apresentada, responsável por atender a todos os Cursos de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL, com integrantes do Núcleo de Acessibilidade da UEL, profissionais da saúde, assistência social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
5.3.3. O resultado da análise com o CPF dos inscritos deferidos ou indeferidos será disponibilizado na página do Programa Fisiopatologia Clínica e Laboratorial e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/inscricoes.php no dia 30 de maio de 2023, a partir das 17h.
5.3.4. O/a candidato/a com opção para esta modalidade que tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento durante o horário das 8h às 23h59min do dia 31 de maio de 2023. A solicitação deverá ser dirigida à Comissão de Homologação, via e-mail pgcotasdef@uel.br
5.3.5. O/a resultado/a da análise de eventuais recursos apresentados será divulgado na página do Programa Fisiopatologia Clínica e Laboratorial e da PROPPG http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/inscricoes.php a partir das 17h do dia 02 de junho de 2023.
5.3.6. O/a inscrito/a com requerimento de inscrição por suplementariedade de vagas para esta modalidade indeferido estará, automaticamente, concorrendo às vagas por ampla concorrência.
5.3.7. As pessoas com deficiência, inscritas no processo seletivo, serão asseguradas as condições adequadas a sua participação, de acordo com a Lei 13.146/2015 e o Decreto n° 10.654 de 22 de março de 2021, em conformidade com as demandas específicas previamente notificadas pelo candidato, ao Programa de Pós-Graduação no e-mail mestrado.fisiopatologia.uel@gmail.com.
6. Da forma de entrega dos documentos:
Não haverá entrega presencial de documentação.
O envio da documentação é exclusivamente via email para o endereço spgccs@uel.br e mestrado.fisiopatologia.uel@gmail.com.
Atenção: O/a candidato/a que enviar documentação incompleta será automaticamente excluído do processo seletivo. Em caso de desistência do processo seletivo ou em qualquer outra situação, não haverá devolução do valor do preço público de inscrição.
7. Do processo de seleção
A seleção dos candidatos será de responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa e constará das seguintes provas ou avaliações:
A seleção para o Mestrado constará das seguintes etapas:
1. Prova escrita (eliminatória): avaliação crítica de um artigo científico na área da Saúde ou Biológica. Nota mínima 6,0 (peso 2);
2. Análise de Curriculum Lattes, já pontuado pelo candidato, conforme tabela de pontuação (peso 1);
A seleção para o Doutorado, contará das seguintes etapas:
1. Prova escrita (eliminatória): avaliação crítica de um artigo científico na área da Saúde ou Biológica. Nota mínima 6,0 (peso 2);
2. Apresentação oral do pré-projeto de tese e arguição (peso 1);
3. Análise de Curriculum Lattes, já pontuado pelo candidato, conforme tabela de pontuação (peso 2);
8. Número de vagas:
Mestrado: até 15, sendo 30 % reservadas a candidatos negro (pretos e pardos), 5% de vagas suplementares (além do número ofertado pelo Programa) para candidatos Indígenas e 5% de vagas suplementares (além do número ofertado pelo Programa) para candidatos com deficiência que atendam aos requisitos estabelecidos no item 5 deste Edital.
Doutorado: até 10, sendo 30 % reservadas a candidatos negro (pretos e pardos) e 5% de vagas suplementares (além do número ofertado pelo Programa) para candidatos indígenas e 5% de vagas suplementares (além do número ofertado pelo Programa) para candidatos com deficiência que atendam aos requisitos estabelecidos no item 5 deste Edital.
9. Do Resultado do processo de seleção
O resultado do processo seletivo será divulgado na página do Programa Fisiopatologia Clínica e Laboratorial no dia 03/07/2023.
10. Do recurso O candidato/a que não concordar com o resultado do processo de seleção terá o prazo de 2 (dois) dias úteis, a partir da data de sua divulgação, para a interposição de recurso. A solicitação deverá ser dirigida ao(a) Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação, via e-mail mestrado.fisiopatologia.uel@gmail.com.
Os recursos interpostos fora de prazo não serão admitidos, nem analisados quanto ao mérito. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados e as respostas aos recursos interpostos serão encaminhadas ao requerente via e-mail, pela Coordenação do Programa Fisiopatologia Clínica e Laboratorial.
11. Da convocação para a matrícula
Os/as candidatos/as aprovados/as e classificados/as serão convocados/as para a efetivação de matrícula por meio de Edital publicado pela Coordenação do Programa no site uel.br/pos/fisiopatologiaclinica e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação no site
http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/resultados.php, a partir das 17h do dia 03 de julho de 2023.
12. Das disposições finais
Os casos omissos neste edital serão analisados pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial da UEL.
Londrina, 29 de março de 2023.
Profa. Dra. Marcia Regina Eches Perugini
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial
Anexos
Anexo I - Roteiro para elaboração do Currículo Documentado (mestrado e doutorado)
- O currículo deverá ser elaborado na mesma ordem do roteiro e da tabela de pontuação;
- Numerar os tópicos especificando em que página se encontra o documento comprobatório;
· Os comprovantes devem ser identificados com o número dos itens e apresentados na mesma ordem da tabela de pontuação.
Anexo II – Tabela de Pontuação do Currículo (mestrado e doutorado)
· O candidato deverá pontuar seu próprio currículo, de acordo com a presente tabela
· Todas as informações contidas no Currículo deverão ser comprovadas (ver edital).
· No caso de trabalhos aceitos para publicação Anexar cópia do trabalho acompanhada da carta de aceite do periódico e/ou editor;;
· Para os artigos publicados: especificar no texto o Qualis CAPES (2017-2020 – Área Medicina II), Fator de Impacto (JCR). Caso o artigo não tenha fator de impacto, identificar a base de dados;
· As informações que não forem comprovadas não serão consideradas para a pontuação do Currículo
· O Currículo será avaliado exclusivamente através do material apresentado pelo candidato no momento de sua inscrição.
Anexo III – Carta de Aceite de Orientador (apenas para doutorado)
Anexo IV - Roteiro para elaboração do Pré-projeto de Tese (apenas para doutorado)
· Os candidatos, aprovados na prova escrita, deverão fazer apresentação oral do pré-projeto, em data a ser agendada pela Comissão Examinadora. Cada candidato terá 10 minutos para apresentação em Power point e a banca terá 10 minutos para arguição
Anexo I – Roteiro para elaboração do Curriculum Documentado
I- Dados pessoais
II- Formação acadêmica/titulação
1. graduação
2. pós-graduação (Especialização, Residência)
3. iniciação científica (indicar se com ou sem bolsa e órgão de fomento)
· especificar se concluída ou em andamento
III- Formação complementar
1. monitoria
2. estágios voluntários,
3. disciplinas no programa PPFCL como estudante especial,
4. participação em Projetos de ensino ou de formação complementar.
IV- Atuação profissional (apenas últimos 5 anos)
1. nível superior,
2. nível técnico
V – Atividades de Ensino (apenas últimos 5 anos)
1. nível superior,
2. nível médio, técnico ou fundamental
VI- Participação em Projetos aprovados por órgãos de fomento externo
1. Projetos de pesquisa
2. Projetos de extensão
3. Projetos de ensino
· especificar órgão de fomento
· especificar função: coordenador ou colaborador
VII- Participação em projetos cadastrados sem fomento
1. Projetos de pesquisa
2. Projetos de extensão
3. Projetos de ensino
· especificar órgão de cadastro: Universidade, Plataforma Brasil
· especificar função: coordenador ou colaborador
VIII- Produção bibliográfica nos últimos 5 anos
1. Artigos completos em periódicos científicos
· indicar Qualis Referência (2017-2020)
· especificar se publicados ou aceitos para publicação (se aceito anexar cópia do trabalho e carta de aceite do periódico ou editor;
2. Livros editados e capítulos de livros publicados nos últimos 5 anos
· Indicar se com ou sem ISBN
· Organizador ou autor de capítulo
3. Comunicação em eventos científicos (máximo de 10 para cada item)
· Eventos Nacionais
· Eventos Internacionais
· Eventos Regionais
· Encontros de Iniciação Científica
IX- Participação em eventos científicos (máximo 10 de cada item)
· Eventos Nacionais
· Eventos Internacionais
· Eventos Regionais
Especificar função: ouvinte, palestrante, organizador
X- Orientações
1. Iniciação Científica
2. TCC graduação
3. TCC Residência
4. Monografias (Lato sensu)
XI- Participação em Bancas Examinadoras
1. TCC graduação
2. TCC Residência
3. Monografias (Lato sensu)
ANEXO II - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
FISIOPATOLOGIA CLÍNICA E LABORATORIAL
TABELA DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO
Nome: _________________________________________ Data: ______/_____/______
Mestrado ( ) Doutorado ( )
ITENS AVALIADOS |
Valor |
Quantidade |
Total pontuação Candidato |
Total pontuação da Banca Examinadora |
|||||
FORMAÇÃO ACADÊMICA/ TITULAÇÃO (Se em andamento, computar a metade da pontuação) |
Mestrado |
20 |
|
|
|
||||
Residência |
10 |
|
|
|
|||||
Especialização |
5 |
|
|
|
|||||
Iniciação Científica ou Tecnológica com bolsa |
3 |
|
|
|
|||||
Iniciação Científica ou Tecnológica sem bolsa |
1 |
|
|
|
|||||
Bolsista Apoio Técnico (nível Superior) |
1 |
|
|
|
|||||
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR |
Disciplinas Especiais |
2 |
|
|
|
||||
Estágios voluntários |
2 |
|
|
|
|||||
Monitoria |
2 |
|
|
|
|||||
Programa de Formação Complementar |
2 |
|
|
|
|||||
ATUAÇÃO PROFISSIONAL (últimos 5 anos) |
Nível Superior |
5 |
|
|
|
||||
Nível Técnico |
3 |
|
|
|
|||||
ATIVIDADES DE ENSINO (últimos 5 anos) |
Nível Médio |
5 |
|
|
|
||||
Nível Técnico |
5 |
|
|
|
|||||
Nível Fundamental |
3 |
|
|
|
|||||
PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS APROVADOS POR ÓRGÃOS DE FOMENTO (últimos 5 anos) |
Coordenador |
20 |
|
|
|
||||
Colaborador |
10 |
|
|
|
|||||
PARTICIPAÇÃO EM OUTROS PROJETOS CADASTRADOS (últimos 5 anos) |
Coordenador |
08 |
|
|
|
||||
Colaborador |
05 |
|
|
|
|||||
ARTIGOS PUBLICADOS OU ACEITOS EM PERIÓDICOS (últimos 5 anos) |
Qualis A1 |
40 |
|
|
|
||||
Qualis A2 |
30 |
|
|
|
|||||
Qualis A3 |
25 |
|
|
|
|||||
Qualis A4 |
20 |
|
|
|
|||||
Qualis B1 |
15 |
|
|
|
|||||
Qualis B2 |
10 |
|
|
|
|||||
Qualis B3 |
8 |
|
|
|
|||||
Qualis B4 |
5 |
|
|
|
|||||
Qualis C |
5 |
|
|
|
|||||
periódicos indexados, em outras bases dados |
5 |
|
|
|
|||||
LIVROS PUBLICADOS (últimos 5 anos) |
Organização de livro com ISBN |
20 |
|
|
|
||||
Organização de livro sem ISBN |
10 |
|
|
|
|||||
Capítulo de livros com ISBN |
10 |
|
|
|
|||||
Capítulo de livros sem ISBN |
5 |
|
|
|
|||||
COMUNICAÇÃO EM EVENTO Resumo apresentado ou publicado (Máximo 10 cada) |
Eventos internacionais |
5 |
|
|
|
||||
Eventos nacionais |
4 |
|
|
|
|||||
Encontro de iniciação Científica |
4 |
|
|
|
|||||
Eventos regionais |
3 |
|
|
|
|||||
ORIENTAÇÕES (Máximo 10 de cada item) |
TCC de Residência |
10 |
|
|
|
||||
Monografias Especialização |
10 |
|
|
|
|||||
TCC Graduação |
8 |
|
|
|
|||||
Iniciação Científica |
5 |
|
|
|
|||||
PARTICIPAÇÃO EM BANCAS EXAMINADORAS (Máximo 10 de cada item) |
Monografias de Especialização |
5 |
|
|
|
||||
TCC de Residência |
5 |
|
|
|
|||||
TCC Graduação |
2 |
|
|
|
|||||
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS (Congressos, Jornadas, Encontros, Simpósios Cursos, etc...) (Máximo 10 de cada item) |
Palestrante internacional |
8 |
|
|
|
||||
Palestrante nacional |
5 |
|
|
|
|||||
Palestrante regional |
4 |
|
|
|
|||||
Comissão organizadora |
4 |
|
|
|
|||||
Avaliador |
4 |
|
|
|
|||||
Ouvinte internacional |
3 |
|
|
|
|||||
Ouvinte nacional |
2 |
|
|
|
|||||
Ouvinte regional |
1 |
|
|
|
|||||
TOTAL |
|
|
|
|
|
||||
ANEXO III – CARTA DE ACEITE
Londrina, ....... de .......... de 2023.
À
Comissão Coordenadora do
Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial
Nesta
Prezados Senhores:
Eu, ______________________________________________________, professor orientador do Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial, lotado (a) no Departamento de __________________________________, do Centro de Ciências ________________________, informo que aceito orientar o candidato(a) ___________________________________________________________, na elaboração de sua tese de doutorado, caso seja aprovado no processo de seleção.
Informo ainda que, o pré-projeto de do candidato se enquadra nas linhas de pesquisa do Programa, bem como na minha área de atuação.
Declaro estar apto para orientação de teses neste programa de Pós-Graduação, de acordo com Regimento do curso, e que a orientação deste candidato não excederá o número de orientandos previstos pela CAPES.
Atenciosamente,
Docente Responsável
Carimbo e assinatura
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
FISIOPATOLOGIA CLÍNICA E LABORATORIAL
Anexo IV – Roteiro para elaboração do Pré-projeto de Tese - Doutorado
O pré-projeto de tese deverá ser enviada por email, com no máximo 10 páginas, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, margens superior e esquerda: 2,5 cm, inferior e direita: 2,0 cm, impresso em papel A4, espaçamento simples, contendo os seguintes itens:
I- Capa: Título, nome candidato e do orientador;
II- Resumo
III- Introdução
IV- Justificativa
V- Objetivos
VI- Material e Métodos
VII- Resultados Esperados
VIII- Cronograma
IX- Referências
Os candidatos, aprovados na prova escrita, deverão fazer apresentação oral do pré-projeto, em data a ser agendada pela Comissão Examinadora. Cada candidato terá 10 minutos para apresentação em Power point e a banca terá 10 minutos para arguição.