Departamento de Engenharia Elétrica (DEEL) – Universidade Estadual de Londrina (UEL)

O que são os sistemas embarcados?

Sistemas embarcados são dispositivos com capacidade de processamento de dados e que estão inseridos em um determinado dispositivo ou produto, de forma a desempenhar uma função ou servir a uma aplicação específica. O núcleo destes sistemas são os microcontroladores, que nada mais são que unidades de processamento bastante flexíveis em termos de sua utilização e facilidade de aplicação. Um bom exemplo disto são os “smartphones” ou telefones celulares, que possuem atualmente incontáveis aplicações.

Os sistemas embarcados estão irreversivelmente inseridos em nosso cotidiano e encontram aplicações não somente em produtos comerciais de prateleira, mas nas áreas de saúde, financeira, energia, recursos hídricos, comunicações, transportes, construção civil, serviços essenciais à comunidades, aeroespacial, defesa, entre outras.

Os sistemas embarcados são um mercado mundial gigantesco e com projeção de crescimento muito grande até a próxima década. Em números atuais o mercado mundial gera 1 trilhão de dólares em receitas o que irá dobrar para 2015. Em termos de dispositivos, atualmente estão sendo produzidos 1,8 bilhão de dispositivos e para 2015 este número será de 4 bilhões. Estima-se que serão necessários 14,5 bilhões de núcleos de processamento em 2015.