CORPO DOCENTE
Prof.ª Dr.ª Eloiza Cristiane Torres
Possui Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós doutorado pela Universidade Estadual de Maringá com estágio na Universitá degli Studi di Genova-Italia, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica do Crato. .Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, lecionando na graduação, mestrado/doutorado, é coordenadora da especialização em ensino de Geografia. Foi orientadora em programas como Parfor, PDE, Residência Pedagógica, Pet e PIBID. Atua principalmente com: Educação Ambiental, Educação Especial e Ensino de Geografia (Geografia da infância).
Prof. Dr. Fernando Veronezzi
Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre pelo mesmo Programa e Instituição. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Guarapuava-PR. Tem experiência como professor de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Agrária e Geografia Regional, principalmente nas temáticas ligadas aos Efeitos da modernização da agricultura; Concentração de terras; Expropriação; Proletarização; Relações de trabalho no campo; Movimentos sociais rurais; Associativismo e Cooperativismo; Mulheres rurais; Geografia e Gênero. Atua como pesquisador no Grupo de Estudos de Paisagem e Desenvolvimento Rural, da Universidade Estadual de Maringá, no Grupo de Estudos de Geografia Agrária, Ruralidades e Território- GEAR, da Universidade Estadual do Centro-Oeste e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e em Multiculturalismo (UEL).
Prof.ª Dr.ª Ideni Terezinha Antonello
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1994) com a dissertação O camponês Sertanejo e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) com a tese Metamorfoses do Trabalho e a Mutação do Campesinato e realizou aperfeiçoamento no L'institut Des Hautes Études de L'amerique Latine Université de La Sorbonne, IHELA, França, mediante a categoria de doutorado "sanduíche"(CNPq) sob orientação do Prof. CHISTIAN GROSS. Pós-doutoramento (2015) no IGOT- Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/Universidade de Lisboa/Portugal. Bolsista CAPES Processo 1660/14-4. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano e regional, espaço urbano, os novos arranjos urbano-rural, pensamento geográfico, ensino de geografia (literatura).
Prof.ª Dr.ª Jaqueline Telma Vercezi
Possui mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Doutorado em Geografia na área de concentração: Análise Regional, linha de pesquisa Produção do Espaço e Dinâmicas Territoriais pela Universidade Estadual de Maringá.(2012). Professora AD-C pela Universidade Estadual de Londrina. Com experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, ensino, produção do espaço urbano, dinâmicas territoriais, metropolização, urbanização, meio técnico-científico-informacional.
Prof.ª Dr.ª Jeani Delgado Paschoal Moura
Formada no Curso de Geografia, Licenciatura Plena (1993) e Bacharelado (1994) e no Curso de Especialização em Ensino de Geografia (1996) pela Universidade Estadual de Londrina/UEL. Possui Mestrado (2001) e Doutorado em Geografia (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente/SP. Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp, Campus de Limeira, SP. Foi membro da Comissão Assessora da área de Geografia do ENADE/ INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, nomeada pela PORTARIA Nº 155, DE 21 DE JUNHO DE 2011, em exercício nos anos de 2011 a 2013. Foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID de Geografia, nos anos de 2012 a 2016. Foi representante de Área do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná/PDE e membro do Núcleo Estruturante Docente (NDE) do Curso de Geografia da UEL. Atualmente é professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atua no Grupo de Estudos em Práticas em Ensino (GEPE/PROGRAD/UEL - Resolução CEPE/CA n. 093/2011). É Tutora do Programa de Educação Tutorial/PET de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da UEL. Desenvolve pesquisas com ênfase em: 1) Epistemologia da Geografia; 2) Ensino de Geografia Escolar e Formação de Professores; 3) Geografia Humanista e Fenomenologia; 4) Geografia dos Riscos e Educação; 5) Educação Ambiental; 6) Formação para a docência no Ensino Superior. Líder dos Grupos de Pesquisa (Diretório CNPq):- Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia; - Grupo de Pesquisa em Fenomenologia, Geografia & Educação.
Prof.ª Dr.ª Léia Aparecida Veiga
Estágio de Pós-Doutoramento em Geografia pela UEL. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Análise Ambiental em Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciada em Pedagogia (2017) pela FATEC. Têm conhecimento e experiência em trabalhos correlatos a docência no Ensino Básico, no Ensino Superior, na Pós-Graduação e também como Geógrafa. Atuou como docente nos cursos de Geografia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA no curso de Geografia (2018 a 2020), na Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2015 a 2017; 2021 a 2023) no curso de Geografia e como docente na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio, curso de Geografia (2021 a 2023). Também atuou como docente nos cursos de Direito e Engenharia Civil do Centro Universitário de Londrina/UNIFIL (2013-2015). Como técnica atuou junto ao ITEDES em Projeto Social (Programa Minha Casa, Minha Vida) realizado em 2018 sendo responsável pelas ações no campo socioambiental e como técnica na elaboração do Plano Diretor de Londrina (2018-2028), na temática ambiental em 2018 (levantamentos de campo, texto técnico e fóruns populares) contratada pela CODEL/Prefeitura de Londrina. Em 2021 atuou como supervisora de obras rodoviárias pelo consórcio Bureau Véritas. Participa de projetos de pesquisa e de extensão que abarcam produção do espaço urbano, planejamento urbano, políticas públicas e participação popular, ensino de geografia e geografia escolar. Atualmente atua como Professora Visitante no curso de Geografia (licenciatura e bacharelado) da Unila e Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Geografia (mestrado/doutorado) da Universidade Estadual de Londrina, PPGEO/UEL e no curso de Especialização em Ensino de Geografia da UEL e da UNESP de Ourinhos. Tem pesquisado no campo da Geografia Urbana, Políticas Públicas, ensino e aprendizagem em Geografia. Atua principalmente nos seguintes temas: Produção do espaço urbano, Gestão e Planejamento urbano, Habitação de interesse social, Problemas socioambientais urbanos, Currículo e políticas públicas, Educação Inclusiva e Ambiental, Produção de Recursos Didáticos. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia e Educação Ambiental (GEENGEA/UEL). Participa como pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa: GEPEGEO - Grupo de Estudos e Práticas de Ensino de Geografia (UENP), Geografando o Território (UEL), GEMTAE - Grupo de Estudos Multidisciplinar de Tecnologias Aplicadas ao ensino (UNILA) e LEDS - Laboratório de Energia e Desenvolvimento Sustentável (UEL). Participa das seguintes redes de pesquisa na escala nacional: a) REDE DIVERSIDADE E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA-REDAP, com Coordenação Geral da Profa. Dra. Ivânia Paula Freitas de Souza Sena (UNEB) ? DEDC VII/ CAECDT/ GEPEC-UNEB; b) Grupo de Pesquisa-Ação-Participativa - Brasil (GPAP), coordenado no Brasil pelo prof. Dr. Marcos Aurélio Saquet/Unioeste de Francisco Beltrão/PR. orcid: http://orcid.org/0000-0002-7870-293X.
Prof.ª Dr.ª Margarida de Cássia Campos
Trabalhadora da Educação. Cursou estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (março de 2019 a fevereiro de 2020) tendo como tema de pesquisa "Políticas de ação afirmativa para ingresso no ensino superior: análise comparativa entre Brasil, França e Portugal". Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2003), graduada em licenciatura em Geografia (2000) e Bacharelado (2002). Atualmente é professora associada do curso de Licenciatura em Geografia e do curso de Especialização em Ensino de Geografia na Universidade Estadual de Londrina, professora do Programa do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Unversidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: educação geográfica, políticas de ações afirmativas para o ensino superior e educação decolonial e antirracista. Coordenadora do PROPE (Programa de Apoio à Permanência) da Universidade Estadual de Londrina e do PIBID-Geografia-UEL.
Prof.ª Dr.ª Patrícia Fernandes Paula-Shinobu
Possui graduação em licenciatura pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2003), Especialização em Gestão Ambiental e desenvolvimento Sócio-Cultural pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2003), graduação em bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2008), Doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (2010-2014). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina-UEL, e professora da Especialização em Ensino de Geografia/UEL. Atua nos cursos de formação do Programa de desenvolvimento Educacional/PDE/Paraná e na 2ª Licenciatura Parfor de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade, atuando principalmente nos seguintes temas: Unidade de Conservação, Biogeografia (interface entre biologia, ecologia e geografia), Relictualidade e Refúgios, Degradação Ambiental, Educação Ambiental e Temas transversais.