ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR:

A EECBIO tem a duração de 360 horas, correspondentes a 24  créditos, a serem desenvolvidos em 2 períodos letivos. São 12 disciplinas de 30 horas cada, mais a elaboração da monografia.

2 BAV 148 - Instrumentação para o Ensino dos Seres Vivos     02cr|30h

Atividades teórico-práticas relacionadas a aspectos morfofisiológicos, taxonômicos e ecológicos dos grupos de seres vivos.  

2 BIO 352 - Instrumentação em Biologia Celular     02cr|30h

A Biologia Celular através de atividades teórico-práticas e modelos.   

2 BIO 353 - Instrumentação em Genética e Evolução     02cr|30h    

Genética básica e molecular. Evolução biológica no Ensino de Ciências e Biologia.

2 BIO 354 - Instrumentação em Embriologia de Vertebrados     02cr|30h

A embriologia de vertebrados, por meio de atividades teórico-práticas e modelos.  

2 BIO 355 - Metodologia Científica     02cr|30h

Natureza do conhecimento. Tipos de pesquisa no ensino de Ciências e Biologia. Redação científica. Projeto de pesquisa. Estrutura da monografia.  

2 BIO 356 - Metodologia para o Ensino de Ciências     02cr|30h

Alfabetização científica. Conhecimento científico e desenvolvimento tecnológico. Mitos e crenças.  Estratégias de aprendizagem significativa. 

2 BIO 357 - Metodologia para o Ensino de Biologia     02cr|30h

Didática Histórico-crítica dos conteúdos. Metodologia dos três momentos pedagógicos. Ensino por investigação. Avaliação no Ensino Médio. 

2 BIO 358 - Instrumentação em Educação Sexual     02cr|30h

A sexualidade humana nas dimensões pedagógica e educacional. Abordagem de estratégias didáticas da sexualidade na escola.

2 BIO 359 - Instrumentação em Educação Ambiental     02cr|30h

Conceitos e valores socioambientais, a partir de aulas teórico-práticas.     

2 BIO 360 - Instrumentação para o Ensino de Bioética e Biotecnologia    02cr|30h

Aspectos teóricos e práticos da Bioética e da Biotecnologia voltados ao ensino.

2 BIO 361 - Tópicos Especiais em Educação Inclusiva e Ensino de Ciências     02cr|30h

Legislação brasileira e políticas públicas para a educação inclusiva. Necessidade educacional especializada. Acessibilidade à escola e ao currículo. Ensino de ciências e educação inclusiva.

2 BIO 362 - Teorias da Aprendizagem     02cr|30h

Principais teorias de aprendizagem. Construtivismo Piagetiano e Vigotskiano. Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, Novak e Gowin.

2 BIO 311 - Monografia (anual)

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: porsilva@uel.br