INFORMAÇÕES GERAIS
A parceria neste programa de pós-graduação considera o potencial existente em cada Instituição participante, a necessidade de todas as instituições envolvidas investirem freqüentemente no desenvolvimento científico e tecnológico da região, prevê a criação de um acervo comum de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação e o desenvolvimento e execução de novos projetos conjuntos em cooperação.
Objetivos gerais e específicos
Em razão das características predominantes da área de concentração do PPGB e das linhas de pesquisa que são abordadas, este programa foi submetido e aprovado pela CAPES na Área Interdisciplinar, Câmara Temática de Engenharia/Tecnologia/Gestão.
A associação das Instituições que compõem a Rede pretende que este Programa de Pós-Graduação cumpra o objetivo geral de formação de pessoal qualificado na área de Bioenergia/Biocombustíveis para atuar em pesquisa e desenvolvimento e no magistério superior sob a perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar, visando o desenvolvimento estadual, nacional e internacional no âmbito dos países do MERCOSUL. Além deste, pretende alcançar os seguintes objetivos específicos:
- Desenvolver pesquisas e tecnologias para a produção de biocombustíveis buscando a preservação do ambiente e estimulo ao desenvolvimento sustentável;
- Formar profissionais qualificados para atuar no aproveitamento de fontes alternativas de energia e combustíveis, multiplicadores de conhecimento, destinados à atuação no setor produtivo, acadêmico, científico-tecnológico e público decisório;
- Qualificar profissionais que analisem os impactos que poderão ser gerados pela produção de bioenergia e biocombustíveis em larga escala a partir de biomassa, sobretudo na agropecuária e para a geração de empregos e renda;
- Desenvolver e agregar valor aos co-produtos oriundos da cadeia de produção de biocombustíveis;
- Subsidiar discussões sobre regulamentações necessárias para a criação de um sistema econômico auto-sustentável que faça uso de tecnologias para a produção de bioenergia;
- Constituir-se como referencial de tecnologia e inovação para a produção de bioenergia e biocombustíveis como ferramenta para a preservação ambiental;
- Analisar os potenciais econômicos e sociais do uso de diferentes possibilidades de produção de biocombustíveis a partir de diversas matérias primas;
- Subsidiar avaliações sobre investimentos necessários em infra-estrutura para a produção de bioenergia (portos, ferrovias, etc.);
- Contribuir para o desenvolvimento da agricultura a partir da organização de uma cadeia produtiva em larga escala com a inclusão da agricultura familiar.
Perfil do ingresso e egresso
O estudante ingressante no PPGB deverá ter formação de graduação, preferencialmente, em Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Sociais ou Econômicas, assim como, outras áreas afins.
O egresso do Mestrado Acadêmico em Bioenergia, com área de concentração em Biocombustíveis, deve ter senso crítico, ética e ser capaz de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos para a disseminação e atuação em pesquisa, desenvolvimento e inovação de processos e produtos envolvidos na cadeia produtiva de biocombustíveis sob aspecto sustentável.
Oferta, estrutura e funcionamento
O Colegiado do PPGB define o número de vagas para ingresso discente no curso, levando em consideração a capacidade de orientação do corpo docente distribuído pelas Instituições Associadas, e ainda, conforme infra-estrutura de que dispõe a Instituição de vínculo do pesquisador. O processo de inscrição e seleção dos candidatos é anual. Do total das vagas ofertadas, há um percentual a ser destinado para candidatos oriundos dos demais países, além do Brasil, que compõem o MERCOSUL.
As IES e os IP associados ao PPGB firmaram convênio para o desenvolvimento de ações de ampla cooperação, visando o estabelecimento de plataformas de competência nos projetos de pesquisa em rede, acadêmicos e tecnológicos, de interesse comum à criação e execução do PPGB. A adesão das Instituições convenentes à proposta implica na participação de docentes ou pesquisadores na produção científica e tecnológica, na orientação e co-orientação em projetos de pesquisa e de dissertação, e na oferta de disciplinas que compõem a grade curricular do PPGB, bem como na utilização da infra-estrutura de ensino e pesquisa das Instituições para atender aos objetivos do curso.
A sede administrativa do programa está localizada atualmente (triênio 2010, 2011 e 2012) na Universidade Estadual de Londrina, na cidade de Londrina, PR. Cabe a esta IES o funcionamento da Secretaria Geral do PPGB. O programa é coordenado por um órgão Colegiado deliberativo. Integra a organização didático-administrativa: a Coordenação Geral, o Coordenador de cada Instituição Nucleadora (Coordenador Local), representante dos Institutos de Pesquisa, das demais Instituições Associadas e dos discentes do programa, nos termos do Regulamento.
As IES Nucleadoras são responsáveis pela oferta e acompanhamento das atividades acadêmicas dos alunos matriculados no programa por meio desta IES, bem como da emissão de documentos acadêmicos e dos diplomas do Curso. O Colegiado do PPGB define quais disciplinas são ofertadas a cada semestre, nas diferentes Instituições Associadas; cada aluno poderá cursar disciplinas em instituição diferente da sua de origem; uma disciplina poderá ser ofertada e ministrada por um ou mais docentes de diferentes instituições, sempre sob a coordenação de um docente permanente do PPGB.
A estrutura curricular do PPGB contempla disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas e atividades de pesquisa. As disciplinas optativas estão agrupadas em disciplinas de domínio conexo e disciplinas das linhas de pesquisa. Como dissertação compreende-se as atividades de pesquisa realizadas durante o curso. As disciplinas obrigatórias são aquelas ofertadas em caráter obrigatório, visando garantir a formação básica do discente. As disciplinas obrigatórias são de domínio conexo, servindo como ferramenta interdisciplinar. As disciplinas são ofertadas em módulos dentro de cada semestre letivo e no prazo máximo de dois anos para cada turma ingressante.
A disciplina de Seminários é ofertada por todas as Instituições Nucleadoras, realizada na forma de encontro presencial do conjunto de docentes e discentes em uma das Instituições Associadas, preferencialmente no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), com o objetivo de consolidar a dimensão interdisciplinar, congregar os participantes do PPGB e integrar as Instituições do MERCOSUL envolvidas com o tema Bioenergia.
A disciplina Estágio em docência na graduação é o exercício da prática do processo ensino-aprendizagem por um discente vinculado ao PPGB através de assistência a disciplinas ofertadas na grade curricular dos cursos de graduação. Essa participação pode incluir transposição de conteúdos teóricos e práticos, organização e correção de avaliações, entre outras atividades. O Estágio em Docência na graduação será uma disciplina obrigatória para todos os alunos regulares do PPGB e será ofertado em todas as Instituições Nucleadoras.
As disciplinas Tópicos especiais serão ofertadas em caráter eventual e não-obrigatório, na forma de módulo, em local estabelecido pela Coordenação do PPGB, com abordagem atualizada a respeito de assuntos relacionados ao programa ou à sua área de concentração. Poderão ser ministradas por docentes de Instituições de Ensino Superior, profissionais de Institutos de Pesquisa e outros de notório conhecimento, sob a responsabilidade e coordenação de docente permanente do PPGB.
As atividades de pesquisa discente no PPGB serão desenvolvidas na modalidade de Dissertação I, II, III e IV que será ofertada por todas as Instituições Nucleadoras, abordando a orientação e acompanhamento dos resultados de pesquisa para produção da Dissertação de Mestrado. O estudante deverá matricular-se nestas atividades para fins de currículo, compondo o número total de 75 créditos para a conclusão do curso em 24 meses.