Sua Vida na UEL
vida-uel.html  
Recursos acadêmicos à sua disposição
 
 A Universidade Estadual de Londrina oferece uma estrutura de serviços que garante tranqüilidade, conforto e segurança no seu dia-a-dia de estudos. Confira:

Bibliotecas
A UEL possui uma Biblioteca Central localizada nno calçadão do campus, três Bibliotecas Setoriais (no HU, Escritório de Aplicação e COU) e uma Biblioteca Especial (no CLCH). Todo acadêmico pode utilizar o acervo para consulta e empréstimo. O empréstimo é efetuado mediante a apresentação da "identificação estudantil". Para dar consições a todos de conhecer os serviços e produtos da Biblioteca Central, o estudante poderá participar de uma visita orientada à Biblioteca. Essa visita, geralmente programada pelos Colegiados dos Cursos durante a semana de integração, também pode ser agendada pelos fones (43) 3371-4610 e 3371-4336, ou na Biblioteca Central - e-mail: bcuel@uel.br - www.uel.br/bc.

Livraria
A Livraria EDUEL trabalha com livros de sua própria editora - EDUEL - e também com livros das demais editoras - universitárias e comerciais, aceitando, inclusive encomendas - se você se cadastrar receberá, por e-mail, informação sobre lançamentos e promoções. Hoje, a livraria, completamente reformada, possui para pronta entrega aproximadamente 5000 títulos. A Livraria EDUEL fica aberta de 2ª a 6ª feira das 8h00 as 21h00. Seus preços são mais acessíveis já que todos os livros são vendidos com descontos que variam entre 15 e 20% para pagamento a vista ou no cartão de crédito. A Livraria EDUEL fica perto da Biblioteca Central, no campus. Fone/Fax: 3371-4691 e e-mail: livraira-uel@uel.br.

Editora
A EDUEL já publicou mais de trezentos títulos, alguns deles em parceria com outras importantes editoras. Sua linha editorial está voltada para o público universitário, publicando livros de docentes da UEL e de outras universidades também. A EDUEL também funciona como campo de estágio para diversos cursos da Instituição.Fone/Fax: 3371-4656 e 3371-4674 - e-mail: eduel@uel.br - www.uel.br/editora.

Casa de Cultura
A Casa de Cultura é um dos órgãos responsáveis pela promoção cultural na Universidade. Sua sede é um Centro Cultural Integrado que fica no centro de Londrina. A Casa de Cultura possui quatro divisões: a Divisão de Música, que além de participar da realização do Festival de Música de Londrina, realiza atividades de musicalização intantil e adulta, administra 1 orquestra, 6 corais (Infantil, Juvenil, Adulto, de Terceira Idade, H.U. e Campus), 2 grupos de música antiga (o NEUMA Ensamble Universitário de Música Antiga e o ARS Mensurabilis). A Orquestra Sinfônica da UEL e os corais da UEL, realizam concertos oficias e didáticos e já gravaram vários CD's. No início de cada semestre voluntários da comunidade externa e interna da UEL, podem inscrever-se para processo seletivo dos corais. Não é necessário conhecimento prévio de música. A Divisão de Artes Cênicas organiza o FILO - Festival Internacional de Teatro de Londrina, e presta assessoria a grupos de teatros. A Divisão de Artes Plásticas promove a Semana de Arte, desenvolve oficinas e cursos e mantém espaços de exposição. A Divisão de Artes Cinema e Vídeo priorizando a exibição de obras que estão excluídas do circuito comercial tradicional. A Casa de Cultura mantém ainda o CINE TEATRO OURO VERDE, o maior da cidade, com quase mil lugares que se localiza no centro de Londrina. O prédio faz parte do patrimônio Histórico do Paraná. Neste espaço também são apresentados shows musicais, peças de teatro e espetáculos de dança. Fone: 3323-8562 - e-mail: ccultura@uel.br - www.uel.br/ccultura.

Museu Padre Carlos Weiss
O Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss tem como finalidade dar suporte à pesquisa e à extensão, dispondo para isto de um valioso acervo histórico constituído de objetos, fotografias e documentos textuais que resgatam e preservam a memória da cidade de Londrina desde os primórdios da colonização. Parte deste acervo encontra-se em salas de  eposição abertas ao público de segunda à sexta, das 9h00 às 11h30 e  das 14h30 às 17h30 e aos sábados e domingos das 9h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. Fone: 3323-0082 - e-mail: museu@uel.br -  www.uel.br/museu.

Laboratório de Línguas
Situado no centro de Letras e Ciências Humanas, no Instituto de referência em Ciências Humanas (IRCH), 2º piso, o Laboratório de Línguas dá apoio às atividade de ensino do curso de Letras e dos cursos de graduação do CLCH. Também oferece cursos de línguas nos idiomas: Francês, Espanhol, Italiano, Alemão, Inglês e Japonês (em diferentes níveis) ligados ao programa de extensão do departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Os cursos são oferecidos em módulos semestrais. O ingresso se dá através de aprovação em teste de nivelamento, para quem já possui conhecimento da língua. Informações pelo fone: 3371-4296, fax: 3371-4438 - e-mail:labling@uel.br - www.uel.cch/lablinguas.

Núcleo de Acessibilidade da UEL - NAC (Antigo Proene)
Regido pela Resolução CU/CA n. 138/2009, é composto por profissionais de Psicologia, Educação e áreas afins com a função de prestar atendimento educacional especializado à estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação, ou que, em razão de tratamentos de saúde, já iniciados, demandam estratégias de ensino diferenciados (subsídio a ação docente desses estudantes).
O estudante pode informar sua condição a este Núcleo na matrícula inicial, nas renovações de matrícula e no decorrer do curso, em formulários próprios disponíveis na Prograd ou na página eletrônica do Núcleo. As ações do NAC também podem ser solicitadas mediante ofício encaminhado pelo Colegiado de Curso correspondente ou por encaminhamento dos profissionais de outros órgãos de apoio.
Contato pelo telefone (43) 3371-4148 ou pelo e-mail: nac@uel.br.
Mais informações pelo site www.uel.br/prograd/nac.

TV UEL
A TV UEL – Televisão Cultural e Educativa da Universidade Estadual de Londrina – PR, é uma RTV que, em razão de convênio, retransmite a programação da É Paraná- Televisão Educativa do Paraná, pelo canal 40 UHF. A emissora entrou no ar em 14 de dezembro de 2009. No estrutura organizacional da universidade a TV UEL é um Órgão Suplementar, vinculado academicamente ao CECA – Centro de Educação, Comunicação e Artes e administrativamente à Vice-Reitoria. As matérias da TV UEL são também veiculadas pelo site www.uel.br/tv.

Rádio Universidade FM
Sintonize 107,9 MHZ!!! Você escuta a Rádio Universidade FM, emissora da Universidade Estadual de Londrina. A única rádio educativa-cultural do Norte do Paraná que contribui para a educação, a cultura, a arte, a ecologia, a ética e a constução da cidadania. A Rádio tem uma proposta generalista e não-temática. Isso significa uma pluralidade de programas produzidos pela equipe da rádio e por colaboradores  voluntários que destacam os mais diversos gêneros da música. São mais de 30  programas com música do Brasil (antiga e moderna, popular e erudita), música étnica, música européia erudita, tango, rap, reggae, rock, blues, jazz, música latino americana, música infantil, entre outros.
Mas a Universidade FM não é só música. Pesia e crônica têm espaço garantindo na programação. E também boletins, entrevistas, jornal, dicas culturais e programas com apoio de estudantes da UEL e colaboradores que apresentam colunas sobre ciência e tecnologia, meio ambiente, bioética, empreendedorismo, leitura, música. Um programa do noticiário internacional é apresentado nas duas edições diárias do programa O mundo Hoje, da BBC de Londres, às 8h00 e às 17h00. A Rádio Universidade FM também pode ser ouvida no site www.uel.br/radio/radiouel.htm. Contatos por e-mail: radio@uel.br ou radiojornalismo@uel.br e pelo telefone: 3348-5027 ou fax: 3348-5025.

Laboratório de Tecnologia Educacional - LABTED
Localizado no CLCH, o NTE possui uma videoteca com 1.800 fitas e 5.000 títulos, entre documentários e programas educativos e blocos de "slides", você deve fazer um cadastro na videoteca do NTE, apresentando comprovante de matrícula, RG e taxa. Além disso, há uma equipe de professores que assessora, orienta e dá apoio aos estudantes para estudos, pesquisas e seminários, ministra treinamentos para apresentação de trabalhos, orienta à confecção e treina para utilização de materiais multisensoriais. Um setor de Artes Visuais, Fotografia e Produção de Vídeo, que auxilia na elaboração e produção de recursos audivisuais.Contatos pelo telefone: 3371-4518 ou 3371-4133, por e-mail: labted@uel.br - www.uel.br/nte.

Núcleo de estudos Afro-Asiáticos - NEAA
Desenvolve programação de atividades em prol da divulgação da cultura Afro-Asiática. Realiza eventos nacionais e internacionais. Promove Simpósio sobre Comunicação e Cultura no Terceiro Mundo no 1º semestre e um Ciclo Afro-Asiático no 2º semestre com palestras, exposições fotográficas, apresentação de danças e músicas dos países afro-asiáticos. Mantém seu acervo de livros e exposições sobre países da África e da Ásia para consulta e empréstimos. A sede do NEAA fica ao lado do Banco Itaú, no estacionamento da Biblioteca Central, no Campus. Fone: 3371-4599.

Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos
O EAAJ é um Órgão Suplementar do CESA, presta assistência jurídica à população economicamente carente de Londrina, permitindo-lhe acesso à justiça e consequentemente ao exécicio da cidadania, e ao mesmo tempo é campo de estágio para os estudantes do Curso de Direito, Serviço Social e Psicologia, da UEL. Situado na rua Brasil, 742 - centro, os serviços jurídicos prestados são realizados por 474 estudantes, e atendendo-se casos como: separação, alimentos, inventários, despejos, criminais, trabalhistas e outros. Informaçõeos pelo telefone: 3324-6352 ou pelo e-mail: eaaj@uel.br ou pelo site: www.uel.br/eaaj.

Núcleo de Atividades Físicas - NAFI
Você pode participar das atividade físicas ofertadas pelo Centro de Educação Física e Desportos através do Programa de Atividade Física - NAFI, mediante uma taxa. O CEF conta com duas piscinas internas (aquecidas), quadras esportivas externas, ginásio poliesportivo interno, aparelhos de ginástica e musculação, campos de futebol e salas de ginástica e dança. Para ficar em forma, entre em contato com o pessoal do NAFI, escolha a modalidade que mais lhe agrada e usufrua sua energia! Fone: 3371-4143 ou por e-mail: nafi@uel.br.
 

Serviços de apoio que podem ser utilizados pelos estudantes

Linha de Ônibus
A Empresa de Transporte Coletivo Grande Londrina possui quatro linhas de ônibus que atendem o Campus. As linhas 304, 305 e 307, com saída do Terminal Urbano, ligam o centro da cidade ao Campus. A linha 904 que faz o trajeto Conjunto São lourenço/Jardim Sabará (interbairros Zona Sul), passa pelo Campus. Existe ainda a linha Cambé/Shopping Catuaí que sai do centro de Cambé, passa pelo Campus, com ponto final no Shopping Catuaí.

Banco
Existe um posto de serviço do Banco Itaú localizado no centro do Campus, no estacionamento da Biblioteca Central, e outro no HU e um caixa eletrônico do Banco Real na Secretaria da Apuel.

Correio
Na agência dos Correios da UEL, localizada ao lado do NUBEC, você pode contar com todos os serviços prestados por uma agência dos correios: compra de selos, postagem de cartas, enviar sedex, telegramas, vales postais, encomendas e, até mesmo, adquirir uma caixa postal. Fone: 3371-4556.

Segurança
Para sua tranqüilidade, a Prefeitura do Campus administra os serviços de segurança, com vigias e ronda nos centros, além de um serviço computadorizado na Central Telefônica que registra o número de origem de todas as chamadas recebidas. Em caso de ocorrência de acidente de trânsito, furto, estacionamento em local proibido, procure o vigia mais próximo, que ele tomará as devidas providências. Fone: 3371-4200.

Serviço de Bem-Estar da Comunidade - SEBEC

O SEBEC tem como finalidade o planejamento, coordenação, execução, supervisão e controle dos serviços que promovam o bem estar dos agentes universitários e estudantes da UEL Localiza-se no campus (próximoà Biblioteca) e no HU (anexo ao Ambulatório). O SEBEC presta os seguintes serviços à comunidade estudantil:

Restaurante Universitário - RU
Atualmente o RU tem capacidade para fornecer 3.000 refeições diárias aos agentes universitários e estudantes regularmente matriculados na UEL. O horário de funcionamento é das 10h50 às 14h00 e das 17h30 às 19h30, de segunda à sexta-feira. Para se ter acesso às refeições, os estudantes deverão dirigir-se aos caixas, com a "identificação estudantil", para a compra de créditos, nos horários das 10h00 às 14h00 e das 16h00 às 19h30.

Passe Escolar
Apresentando a "carteira de pass escolar", o estudante da UEL obtém um desconto de 50% no preço da passagem de ônibus urbano. Para tanto, deverá preencher formulário próprio, anexar uma foto 3x4 recente, fotocópia do RG, fotocópia do comprovante de residência e matrícula atualizados e entregar no SEBEC. No início do período letivo, a carteira de passe escolar deve ser retirada na Secretaria do Centro ao qual se vincula o curso de graduação.

Convênios com Profissionais da Área de Saúde e Laboratórios
O SEBEC dispõe de convênios com médicos especialistas, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, laboratórios e clínicas de exames diagnósticos, através dos quais o estudante e seus dependentes obtém desconto de até 50% nos serviços conveniados.

Atendimento Ambulatorial à Comunidade Universitária
Presta atendimento médico, com pré e pós consulta de enfermagem, nas áreas de clínica geral, ginecologia e obstetrícia, sendo previamente agendado ou em caráter de urgência, no campus e no HU (próximo ao ambulatório). As consultas podem ser marcadas pessoalmente ou nos seguintes fones: 3371-4452 e 3371-4482 (campus) e 3371-2372 (HU). O horário de funcionamento no campus é das 8h00 às 12h00, das 13h00 às 18h00 e das 18h30 às 22h30 e no HU das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00. O atendimento odontológico de clínica básica é oferecido somente em caráter de urgência (não sendo realizados tratamentos), das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h30. Atualmente os serviços ambulatoriais à comunidade universitária encontram-se em fase  de transferência do SEBEC para o HU/AHC.

Moradia Estudantil/Casa do Estudante - CEUEL
No início do ano letivo a Casa do Estudante da UEL informa, através de boletins e cartazes, o período de inscrições para novos moradores. O SEBEC faz o processo de seleção em conjunto com a diretoria da Casa do Estudante. Informe-se pelo fone 3371-4654 sobre a documentação necessária ou diretamente na Casa do Estudante, localizada à Av. JK, 2006.

Seleção e Triagem Sócio-Econômica
Programa desenvolvidom pela Divisão de Serviço Social do SEBEC. Destina-se atualmente à seleção para vagas de: Moradia Estudantil; Núcleo de Psicologia Clínica; Núcleo de Atividades Físicas; Cursinho Pré-Vestibular e Isenção da taxa de inscrição do vestibular.

Apoio Sócio-Familiar
O SEBEC oferece atendimento especializado nas áreas de serviço social, psicologia e psiquiatria com o objetivo de dar apoio às necessidades do estudante, no período em que permanecer regulamente matriculado na UEL,  com agendamento prévio pelos fones 3371-4452 e 3371-4222.

Atenção, Educação e Prevenção em Saúde
Desenvolve ações integradas em equipes multidiciplinares, em parceria com projetos de ensino, pesquisa e extensão visando a promoção da saúde direcionadas a  hipertensão, osteoporose, doenças sexulamente transmissíveis, doação de sangue, intervenção em surtos epidemiológicos, dentre outras.

Programa de Prenvenção dos Riscos do Uso de Drogas
Encontra-se em fase de implantação e tem como objetivo prevenir os riscos causados pelo uso do álcool e  de outras substâncias psicoativas  entre os estudantes que tiverem interesse em conhece-lo, colaborar com a sua construção, falar sob sob suas dúvidas a respeito do tema ou participar como voluntário. O SEBEC já desenvolve o Programa de Atendimento ao Alcoolismo Reintegração e Educação direcionado ao tratamento do uso abusivo de  de álcool.

Fotocópias
11 centrais de cópias xerográficas estão espalhadas pela UEL. As centrocópias da Reitoria e CCA/CTU atendem em horário comercial.
As centrais da Biblioteca Central, CCE, CESA, CECA, CEF, CLCH, HU, DCE, DCE do centro, CA de Psicologia no CCB, Escritório de Aplicação e Clínica Odontológica atendem de manhã, à tarde e à noite. Obs: O sistema de centrais de cópias está sendo reformulado. Assim que for aprovado o novo sistema, será divulgado aos usuários.

Cantinas
Atualmente existem no Campus cinco pontos de alimentação, além do Restaurante Universitário. São duas cantinas, sendo uma no CESA e outra na praça próxima ao CCB, e dois "trailers", um no CEF e outro no CTU.

Capela Ecumênica da UEL
A Capela Ecumênica da UEL é uma réplica da primeira capela erguida em Londrina, em 1934, onde hoje está a Catedral da cidade. A Capela da UEL, além de ser um resgate histórico e arquitetônico, tem a importância de ser um espaço para a meditação e recolhimento espiritual. A capela está localizada entre o CCE e o CESA.
 
 

Representação Política dos Estudantes
 

Diretório Central do Estudantes - DCE
O DCE é o órgão de máxima representação estudantil, se articulando com todos os Centros Acadêmicos dos cursos de graduação. É formado por uma diretoria eleita pelos estudantes. Cabe aos próprios estudantes a  organização da eleição. Por representar o conjunto dos estudantes da Universidade, o DCE, além de indicar a representação estudantil dos conhselhos superiores, é constantemente concidado para participar de importantes instâncias de deliberação política da UEL e mesmo  da comunidade externa.

Centro Acadêmico - CA
Cabe ao CA exercer o papel político de representar os estudantes do curso em diversas instâncias tais como departamento, colegiado e conselho departamental. Representa também os estudantes junto ao conselho de centros acadêmicos do DCE. Os CA constituem-se em rico espaço de convivência e de discussões. Alguns centros acadêmicos oferecem e organizam aitividades de lazer.

Representação Estudantil junto aos Conselhos Superiores
Os órgãos máximos da Universidade são os Conselhos Superiores: 
CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, no qual participam todos os coordenadores de Colegiado da Universidade e representantes discentes escolhidos pelo conselho deliberativo do DCE;
C.A.- Conselho de Administração, onde os estudantes têm um representante também escolhido pelo conselho deliberativo do DCE;
C.U. - Conselho Universitário que é o órgão máximo de deliberação institucional responsável pelo estabelecimento da política institucional da Universidade e pela sua supervisão.
Participam do C.U. todos os integrantes do CEPE, C.A., e mais alguns representantes de docentes, servidores técnico-administrativo e da comunidade externa. Consultando os novos Estatuto e Regimento da UEL, verifica-se que aumentou a representação estudantil nos Departamentos, Colegiados, COnselhos de Centro, CEPE, Conselho de Administração e no Conselho Universitário. A representação estudantil é responsável por 15 a 30% da composição destes órgãos e conselhos.
 
 
 
 
 
 
 

 

© Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR

e-mail: webadmin@uel.br