Nbio Delanne Ferraz Mafra

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Twitter para ensinar literatura

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Um dos maiores desafios que os educadores encontram para levar as TICs para a sala de aula está em aliar conteúdos curriculares ao uso pedagógico das ferramentas digitais. Uma experiência realizada no colégio Hugo Sarmento, em São Paulo, é um bom exemplo.

Trata-se de uma oficina que deve ser repetida neste ano, quando o Concretismo voltar a ser trabalhado em sala de aula. Ao ensinar técnicas narrativas e poesia deste movimento artístico para alunos da sétima série, o professor Tiago Salles usa o Twitter (http://www.twitter.com/hs_micro_contos) para apresentar as possibilidades de construção dos textos curtos.

Na experiência mais recente, Salles organizou, com a diretoria do colégio particular, uma oficina de microcontos para o Twitter, ou seja, histórias com começo, meio e fim narradas com os 140 caracteres. Ele conta que a recepção dos alunos foi excelente: “No começo, eles se sentiram desestimulados, achavam que não seriam capazes de realizar as atividades propostas”.

No entanto, com o decorrer da oficina, foram se adaptando, e a percepção da turma sobre a rede de microblogs mudou. “Muitos achavam o Twitter algo inútil e passaram a olhar a ferramenta de outra maneira, eles ficaram instigados”, diz. Salles conta também que a ideia veio de diversas inspirações, como a obra Dois Palitos do autor Samir Mesquita e de oficinas literárias das quais participou.

Leia a matéria na íntegra em http://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/twitter-para-ensinar-literatura

 

Acompanhe as atualizações deste site por e-mail

Escreva seu e-mail:

Compartilhe

Enquete

Professor, em termos de competência digital, em qual dessas categorias você se encontra? (categorias elaboradas a partir do Projeto U-Learn)
 

Resources

Quem está online

Nós temos 1 visitante online