Nķbio Delanne Ferraz Mafra

Twitter para ensinar literatura

Avalia√ß√£o do Usu√°rio: / 0
PiorMelhor

Um dos maiores desafios que os educadores encontram para levar as TICs para a sala de aula est√° em aliar conte√ļdos curriculares ao uso pedag√≥gico das ferramentas digitais. Uma experi√™ncia realizada no col√©gio Hugo Sarmento, em S√£o Paulo, √© um bom exemplo.

Trata-se de uma oficina que deve ser repetida neste ano, quando o Concretismo voltar a ser trabalhado em sala de aula. Ao ensinar técnicas narrativas e poesia deste movimento artístico para alunos da sétima série, o professor Tiago Salles usa o Twitter (http://www.twitter.com/hs_micro_contos) para apresentar as possibilidades de construção dos textos curtos.

Na experi√™ncia mais recente, Salles organizou, com a diretoria do col√©gio particular, uma oficina de microcontos para o Twitter, ou seja, hist√≥rias com come√ßo, meio e fim narradas com os 140 caracteres. Ele conta que a recep√ß√£o dos alunos foi excelente: ‚ÄúNo come√ßo, eles se sentiram desestimulados, achavam que n√£o seriam capazes de realizar as atividades propostas‚ÄĚ.

No entanto, com o decorrer da oficina, foram se adaptando, e a percep√ß√£o da turma sobre a rede de microblogs mudou. ‚ÄúMuitos achavam o Twitter algo in√ļtil e passaram a olhar a ferramenta de outra maneira, eles ficaram instigados‚ÄĚ, diz. Salles conta tamb√©m que a ideia veio de diversas inspira√ß√Ķes, como¬†a obra Dois Palitos do autor Samir Mesquita e de oficinas liter√°rias das quais participou.

Leia a matéria na íntegra em http://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/twitter-para-ensinar-literatura

Acompanhe as atualiza√ß√Ķes deste site por e-mail

Escreva seu e-mail:

Enquete

Professor, em termos de competência digital, em qual dessas categorias você se encontra? (categorias elaboradas a partir do Projeto U-Learn)

Resources

Quem est√° online