Grupo de pesquisa

GECCE—Grupo de ESTUDOS CULTURAIS DAs CIÊNCIAs E dA EDUCAÇÃO

Neste grupo estudamos e pesquisamos a produção da ciência através dos estudos detalhados das atividades científicas por uma ótica mais social do que epistemológica.

Nossa fundamentação tem a ver com a sociologia do conhecimento, que acredita numa conexão construcionista e heterogênea entre conhecimento científico e vida social. O interessado engajamento nessa perspectiva nos faz articulados com o pensamento não-estruturalista e forneceu, por assim dizer, novos olhares e problematizações acerca de uma suposta independência dos processos cognitivos em relação aos determinantes sociais e naturais. Fazendo surgir em nosso grupo atividades e ações que coadunam com o pensamento e a postura que hoje parece se consolidar pelo que se convencionou chamar de Estudos Culturais (da Ciência).

É fácil notar entre os participantes do grupo as idéias dos Estudos Culturais, caracterizam-se por adotar estratégias e pensamentos não-paradigmáticos, por rejeitarem metodologias próprias ou qualquer tradição fundadora de um discurso próprio.

Tem-se aí um campo de pesquisas e estudos em que o objeto, o informante, o acontecimento é olhado como adisciplinar, portanto, muitas vezes, de posições antagônicas com outros campos acadêmicos, em particular aqueles ditos disciplinados ou disciplinantes. Em geral é fácil encontrar em nosso grupo, pessoas que prestam mais atenção em Amy Winehouse do que em Mozart.

Temos a preocupação constante de examinar as práticas culturais do ponto de vista das relações de poder, das agonísticas que se vascularizam nas articulações da cultura, da educação, do conhecimento e do poder.

Nos estudos do grupo buscamos problematizar as ciências e os cientistas em suas várias dimensões, não apenas como os adjuvantes da prova, dos trabalhadores meticulosos da boa consciência, do fato depurado de qualquer artefato social. Em vez disso, buscamos mesclar as ciências à vida coletiva, com história, flexibilidade, cultura; em última análise, dar à atividade científica mais realidade. Buscamos o entendimento de como se estabelecem os acordos. Quem exerce poder para decidir. Como se vão constituindo as "evidências" dos enunciados científicos e da própria condição da produção científica.

O objetivo é alcançar pontos estáveis e confiáveis de análises que busquem superar a mística científica de um sistema puramente teórico-cognitivo nas atividades da ciência. Os encontros são realizados as terças à tarde na sala 2B do bloco da pós-graduação do CCE e são abertos à comunidade acadêmica.

Moisés Alves de Oliveira

Caixa de texto: Reuniões do Grupo, todas as terças feiras, às 14 horas, na sala 2B do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação  Matemática.