Sobre

 

 

André Azevedo da Fonseca é professor adjunto e pesquisador no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com pós-doutorado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

É autor de Cotidianos culturais e outras histórias (Uniube, 2004) e A construção do mito Mário Palmério (Unesp, 2012), entre outros. Conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Inovar para Ensinar, da Unesco (2016); Science Slam Brasil, da Euraxess (2016); Rumos Pesquisa Aplicada, do Itaú Cultural (2010); e Prêmio Escritor Universitário, da Academia Brasileira de Letras (2004), entre outros.

Os interesses de pesquisa, com ênfase na interdisciplinaridade nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, englobam Imaginários tecnológicos, Mitos nas Mídias e Mitologias Políticas.

 

Grupo de pesquisa

Canal no YouTube

Google Acadêmico

Grupos de pesquisa

GP Comunicação e Imaginação Social (Imagicom)
Linha de pesquisa: Imaginários tecnológicos
Objetivo é investigar os imaginários sociais relacionados ao surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias.

GP Comunicação e história
Linha de pesquisa: Imagem e mídia
Pesquisar, classificar, analisar e sistematizar as mídias que trabalham com a imagem e analisar e avaliar suas repercussões na sociedade.

GP Imagem e ideologia
Linha de pesquisa: Imagem e Imaginário na Mídia
Estudar as teorias da imagem e suas aproximações com teorias da mídia; manifestações diversas do imaginário na mídia; o poder simbólico das imagens; as teorias do imaginário na comunicação; os excessos da sociedade da imagem bem como seus efeitos nos processos de mediação; a estrutura arquetípica das imagens na mídia contemporânea.