Sobre

 

 

André Azevedo da Fonseca é professor adjunto e pesquisador no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com pós-doutorado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

É autor de Cotidianos culturais e outras histórias (Uniube, 2004) e A construção do mito Mário Palmério (Unesp, 2012), entre outros. Conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Inovar para Ensinar, da Unesco (2016); Science Slam Brasil, da Euraxess (2016); Rumos Pesquisa Aplicada, do Itaú Cultural (2010); e Prêmio Escritor Universitário, da Academia Brasileira de Letras (2004), entre outros.

Os interesses de pesquisa, com ênfase na interdisciplinaridade nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, englobam Imaginários tecnológicos, Mitos nas Mídias e Mitologias Políticas.

 

Grupo de pesquisa

Canal no YouTube

Google Acadêmico

Grupos de pesquisa

GP Comunicação e Imaginação Social (Imagicom)
Linha de pesquisa: Imaginários tecnológicos
Objetivo é investigar os imaginários sociais relacionados ao surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias.

GP Comunicação e história
Linha de pesquisa: Imagem e mídia
Pesquisar, classificar, analisar e sistematizar as mídias que trabalham com a imagem e analisar e avaliar suas repercussões na sociedade.

GP Imagem e ideologia
Linha de pesquisa: Imagem e Imaginário na Mídia
Estudar as teorias da imagem e suas aproximações com teorias da mídia; manifestações diversas do imaginário na mídia; o poder simbólico das imagens; as teorias do imaginário na comunicação; os excessos da sociedade da imagem bem como seus efeitos nos processos de mediação; a estrutura arquetípica das imagens na mídia contemporânea.

 

read more

Projetos

Imagens e mitos do fascínio tecnológico: cultura de massa e reencantamento instrumental na sociedade de consumo

Objetivo da pesquisa é analisar no repertório de imagens consagradas da cultura de massa a produção de um imaginário social predisposto ao reencantamento instrumental do mundo por meio do consumo fetichista de ciência e tecnologia. Para isso, partimos da hipótese de que, sobretudo a partir dos anos 1970, no contexto da sociedade de consumo na pós-modernidade, o cinema, a publicidade e a imprensa consolidaram na memória coletiva a impressão de que a manipulação de aparatos e serviços tecnológicos conduz o usuário a uma experiência mágica, lisérgica e sobrenatural, análoga aos mitos ancestrais, às entidades sagradas e aos super-heróis da cultura pop. Ao estudar as imagens e mitologias que inspiram a visão encantada das tecnologias, buscamos firmar subsídios teóricos e metodológicos para analisar, no campo da Cultura Visual, as imagens que representam o deslumbre pelos artefatos científicos que, por outro lado, ofuscam as práticas de controle tecnocrático sobre a vida dos consumidores e dos cidadãos.

Linha de pesquisa: Cultura visual e memória

read more

Publicações

Livros

FONSECA, A. A. . A construção do mito Mário Palmério: um estudo sobre a ascensão social e política do autor de Vila dos Confins. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2012.

FONSECA, A. A. (Org.) ; KAPPEL, I. B. A. (Org.) ; CASTRO, R. S. (Org.) . Cultura e sociedade: causos, povo e imaginação. Uberaba: UFTM, 2010.

FONSECA, A. A. . Cotidianos culturais e outras histórias: a cidade sob novos olhares. 1. ed. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2004.

 

Capítulos de livro

FONSECA, André Azevedo da. The image in political mythologies: sacred heroes and demonic villains in dispute over your heart In: World, Image, World: notebooks of critical reflections on photography.1 ed.Belo Horizonte : Malagueta Produções, 2018, p. 163-172.

FONSECA, André Azevedo da. A imagem nas mitologias políticas: heróis sagrados e vilões demoníacos na disputa pelo seu coração In: Mundo, imagem, mundo: caderno de reflexões críticas sobre a fotografia.1 ed.Belo Horizonte : Malagueta Produções, 2018, p. 153-162.

FONSECA, André Azevedo da. Imagens e mitos do fascínio tecnológico In: Reflexões sobre mídia e consumo.1 ed. Syntagma Editores : Curitiba, 2018, p. 48-50.

FONSECA, André Azevedo da. A crítica das novas mídias: uma competência indispensável ao ensino de Direito In: Direito e ensino jurídico em desordem. 1 ed. Belo Horizonte : Editora D’Plácido, 2018, v.1, p. 95-110.

FONSECA, A. A; LISBOA, A. Brasília e o Mito da Terra Prometida: a ênfase do discurso mitológico através do cinejornal. In: CÁNEPA, Laura Loguercio ; SOUZA, Gustavo; NASCIMENTO, Genio. I Estudos de Cinema INTERCOM. São Paulo: Intercom, 2015.

FONSECA, A. A. . Deuses e monstros: elegância e violência no projeto de civilização no interior mineiro. In: FONSECA, André Azevedo da; KAPPEL, Irma Beatriz Araújo; CASTRO, Rodrigo Santos de. (Org.). Cultura e sociedade: causos, povo e imaginação. Uberaba: UFTM, 2010, v. , p. 9-28.

FONSECA, A. A. . As rapsódias da vida comum. In: Irma Beatriz Araújo Kappel; Ropdrigo Santos de Castro. (Org.). Resgate cultural: por entre os labirintos da memória. 1ed.Uberaba: UFTM, 2009, v. , p. 29-37.

FONSECA, A. A. . Água de uma fonte só: a magnitude do problema em uma experiência concreta. In: Sergio Vilas Boas. (Org.). Formação & informação ambiental. 1ed.São Paulo: Summus, 2004, v. 1, p. 111-148.

 

Artigos em periódicos

FONSECA, André Azevedo da; RANTIN, C. Fogueiras Modernas: os símbolos da narrativa da Bruxa do Guarujá no linchamento de Fabiane de Jesus. Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista. , v.7, p.1 – 21, 2017.

FONSECA, A. A. O Circuito Fora do Eixo e as tensões no campo da produção cultural no cenário alternativo brasileiro. Revista Latinoamericana Comunicación Chasqui. , v.134, p.333 – 356, 2017.

FONSECA, A. A. Mapear, articular, formular e sistematizar: o Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação na virada do século. Comunicação & Sociedade. , v.39, p.279 – 305, 2017.

FONSECA, A. A,; SILVA, A. L. . David Cronenberg e a Escola de Toronto: as extensões sombrias da máquina. Comunicação & Inovação, v. 17, p. 70-86, 2016

FONSECA, A. A.  O valor do “egocard”: afetividade e violência simbólica na rede Fora do Eixo. Famecos, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2015.

FONSECA, A. A., CARUSO, L. Os desafios editoriais dos newsgames. Liinc em Revista. , v.10, p.691 – 702, 2014.

FONSECA, A. A. O teatro da civilização: elegância e violência na imprensa do interior brasileiro. Conexão, Caxias do Sul, v. 13, p. 185, 2014.

FONSECA, A. A. A formação escolar do escritor Mário Palmério. Dialogos (Maringa). , v.18, p.493 – 516, 2014.

FONSECA, A. A.  Uma história social de Uberaba. História Revista, Goiânia, v. 19, p. 197, 2014.

FONSECA, A. A. A pedagogia de Paulo Freire e o projeto pedagógico de Jornalismo. Rebej, Brasília, v. 3, p. 168-184, 2013.

FONSECA, A. A. . Eduardo Palmério, um perfil intelectual: humorismo e cultura política nas crônicas da imprensa paulista dos anos 1940. Intercom (São Paulo. Impresso), v. 2, p. 61-84, 2012.

FONSECA, A. A. Portfólio digital: o blog no recurso pedagógico no ensino superior. In: Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 33, n. 1, p. 81-90, jan./jun. 2012.

FONSECA, A. A. ; VARGAS, R. H. O. . Fato, trama e narrativa: um diálogo entre o Jornalismo e a Historiografia. Líbero (FACASPER), v. 15, p. 21-32, 2012.

FONSECA, A. A. . Nos caminhos do pai: influências de Francisco Palmério na formação do escritor Mário Palmério. Scripta (PUCMG), v. 29, p. 183-205, 2011.

FONSECA, A. A. . A comunicação nos movimentos sociais: do panfleto de protesto à educação para a cidadania. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 11, p. 1, 2011.

FONSECA, A. A. . A imaginação no poder: o teatro da política na encenação da legitimidade. Contracampo (UFF), v. 16, p. 167-182, 2007.

FONSECA, A. A. . Copyleft: a utopia da pane no sistema. Eptic On-Line (UFS), Brasil, v. 8, n.2, p. 22-41, 2006.

FONSECA, A. A. . A representação do negro em Casa-grande e senzala: uma releitura. Revista Alpha (Patos de Minas), Patos de Minas, v. 6, n.6, p. 99-109, 2005.

FONSECA, A. A. . Copyleft, informação livre e estratégias de mercado. Revista Contemporânea (UERJ. Online), v. 3, p. 120-135, 2004.

 

Resenhas

FONSECA, A. A. . Origens do desenvolvimento nacionalTempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 13, p. 216-223, 2008.

FONSECA, A. A. . América Latina no século XXIHistória Revista (UFG), v. 13, p. 567-572, 2008.

 

Relatos

FONSECA, A. A. ; GAIA, R. . IX Celacom: o ideário de Mario Kaplún sobrevive nas utopias e realidades latino-americanas. Anuário Unesco/Umesp de Comunicação Regional, v. 1, p. 219-222, 2006.

read more

Disciplinas

Graduação em Comunicação

 

6NIC157 – Introdução à pesquisa Científica

O papel da universidade no ensino, na pesquisa e na extensão. Estrutura da pesquisa científica em grupos cadastrados e certificados pela instituição, nos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação. A pesquisa acadêmica na área de Comunicação e no curso de Jornalismo. Etapas do projeto de pesquisa. Congressos e periódicos científicos

Turma 1000
Turma 2000

 

6NIC 199 – Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação

O papel da universidade no ensino, na pesquisa e na extensão. Estrutura da pesquisa científica na universidade e nos programas de pós-graduação. Congressos e periódicos científicos. A pesquisa acadêmica na área de Comunicação e no curso de Relações Públicas. Etapas do projeto de pesquisa

Turma 1000
Turma 2000

6NIC217 – Tecnologia de Informação e Comunicação

As tecnologias informacionais de comunicação na sociedade contemporânea. Perspectivas históricas e culturais das tecnologias de informação e comunicação. O papel das novas tecnologias no campo da Comunicação. Mídias de massa e de segmentação. Conteúdo digital, convergência tecnológica e ambiente virtual. Sociedade em rede, cibercultura, e tecnologias da inteligência.

Turma 1000
Turma 2000

 

6NIC106 – Tecnologias de Comunicação e Informação

Formas de inserção das tecnologias informacionais de comunicação na sociedade contemporânea. As diversas perspectivas envolvidas no desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Os impactos das tecnologias na indústria de Comunicação. Mídias de massa e de segmentação. Conteúdo digital, convergência tecnológica e ambiente virtual. A dinâmica sociocultural instaurada pela disseminação de tecnologias e suas consequências na vida cotidiana.

Turma 1000
Turma 2000

 


 

Mestrado em Comunicação

Comu­ni­cação e imag­i­nação social – 2NIC261 – 04cr 60h

Imag­inário e imag­i­nação social. Práti­cas e rep­re­sen­tações na per­spec­tiva da História Cul­tural. Con­strução social da real­i­dade. Ima­gens, papéis e más­caras soci­ais na vida cotid­i­ana. Imagem, dis­tinção e poder sim­bólico. Mitolo­gias con­tem­porâneas na sociedade do espetáculo.

Aulas no segundo semestre de 2017
Confira no site do mestrado para acompanhar a próxima seleção de alunos especiais

 

 

Especialização em Comunicação Popular e Comunitária

Novas tecnologias em Comunicação Comunitária

Novas tecnologias em comunicação. Tempo real na comunicação comunitária. Realidade Virtual. Efeitos das novas tecnologias na prática da comunicação comunitária. Comunidades virtuais. Impacto das tecnologias na cultura. A configuração midiática contemporânea. Os media e a alteração da percepção do espaço e do tempo. A ascendência do virtual sobre o real.

Aulas no segundo semestre de 2017

read more