NUMAPE - NÚCLEO MARIA DA PENHA

O Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) é um projeto de extensão existente desde julho de 2013, coordenado pela Profa. Dra. Claudete Carvalho Canezin, ligado ao Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com recursos da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF) e vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL) e à sua Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

O NUMAPE presta atendimento jurídico e psicológico gratuito às mulheres de baixa renda que residam em Londrina/PR e que gostariam de se desvincular de seus agressores, com a realização do divórcio ou reconhecimento e dissolução de união estável, bem como a regularização de visitas e guarda dos filhos, alimentos e partilha de bens, decorrentes da separação.

O projeto propicia uma nova perspectiva de vida às mulheres vítimas de violência doméstica, devolvendo-lhes o controle sobre a situação e sobre a sua integridade física e psicológica, resgatando a dignidade que lhes é inerente e que, por um lapso temporal, foi-lhes tomada, e que, no entanto, após reempossada sua autonomia, não mais lhe será tirada.

Pelo fato de não lhe competir o combate direto à violência doméstica, desenvolve, ainda, trabalhos de conscientização como meio de esclarecer às mulheres os tipos de violência existentes - isto é, física, verbal, psicológica, moral e patrimonial - e o caminho para emanciparem-se.

Portanto, o projeto desempenha uma função social, intentando pôr a termo à uma cruel herança de desigualdade de gênero e degradação da figura feminina.