NEAB - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros

Materail Didático do Curso Estudos e Cultura Afro-Brasileiros

 

 Atividade da avaliação para ser apresentada no dia 07 de outubro. 

 

Oficinas:

Oficina 1: As Religiões Afro-Brasileiras

Com a implementação da Lei 10.639/03 e aumento dos casos de Intolerância religiosa no Brasil torna-se necessária a discussão, o debate e o conhecimento das religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda. A oficina abordou o contexto histórico, o surgimento e a atualidade dessas religiões.

Texto  

Apresentação 

Video 1 

Video 2 

Video 3 


Oficina 2: Ações Afirmativas

Implementadas no início dos anos 2000, no contexto brasileiro, as políticas de ação afirmativa voltadas a população negra, notadamente as cotas raciais, têm suscitado calorosas discussões nas mais distintas esferas sociais e regiões do país. Partindo desta realidade, esta oficina toma por objetivo disponibilizar uma melhor compreensão acerca do engendramento das políticas de ação afirmativa no âmbito global e, especificamente, no brasileiro.

Texto  

Apresentação 


Oficina 3: Estereótipos, piadas e maledicências no cotidiano da Escola

A oficina teve  por  objetivo   discutir  o  preconceito  racial,  suas  diferentes manifestações  no  cotidiano  escolar  e  construir  estratégias  didático-pedagógicas para o combate ao racismo e as suas manifestações no espaço escolar.

Texto 1 

Texto 2 

Texto 3 

Texto 4 e Leitura de Apoio 

Apresentação 

Video 1 

Video 2 

Video 3 

Video 4 


Oficina 4: Lei 10.639 e a LDB

A oficina buscou contextualizar  as  demandas  que  levaram  a alteração do art. 26 A da LDB pela lei nº. 10.639/03, que tornou obrigatório o conteúdo  de  história  e  cultura  africana  e  afro-brasileira  no  currículo  da Educação Básica brasileira, compreendendo os conteúdos de base nacional comum. Além da apresentação propostas de sua aplicação no ambiente escolar.

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Oficina 5: O Negro em Londrina

A oficina teve como objetivo  versar  sobre  os  estudos  realizados  sobre  a população  negra  em  Londrina, buscando  oferecer  subsídios  para  que  os professores  possam abordar  a  questão  étnico-racial  a  partir  da  realidade local. A partimos das trajetórias de personalidades negras que marcaram o cotidiano da cidade – Justiniano Clímaco da Silva, Vilma Santos de Oliveira e Oscar do Nascimento – e aprofundamos com a discussão sobre a realidade social contemporânea desse contingente populacional, em diversas esferas da vida social.

Texto 1 

Texto 2 

Apresentação 

 

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