Exposições
Terça à Sexta-feira: 9h às 11h30 - 14h30 às 17h30
Sábados: 9h às 11h30 - 13h30 às 17h
Domingos: 13h30 às 17h
Setores Administrativos
Segunda à Sexta-feira: 8h às 11h30 - 14h às 17hh30
Postado por 09/03/2020 17:13

Seleção de bolsistas para atuarem no Museu Histórico de Londrina

Seleção de bolsistas para atuarem no Museu Histórico de Londrina

Seleção de bolsistas para atuarem no Museu Histórico de Londrina

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS(AS) PARA O PROJETO “MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA RUMO AOS 50 ANOS: CONSERVAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO ON-LINE DE ACERVOS”



O Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss”, em conjunto com a ASAM – Associação dos Amigos do Museu Histórico de Londrina, faz saber aos(às) interessados(as) a abertura de processo de seleção de estagiários para atuarem no Projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio, intitulado “Museu Histórico de Londrina Rumo aos 50 Anos: conservação e disponibilização on-line de acervos”, a ser executado no Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss”, no decorrer do ano de 2020.



Do Projeto:

  • Objetiva catalogação e comunicação de documentos do acervo da coleção do Museu Histórico de Londrina, especialmente aqueles recebidos da Prefeitura Municipal de Londrina:

- Coleção Fotográfica “Prefeitura Municipal de Londrina”;

- Coleção “Jornais Londrinenses”;

- Coleção de Objetos Tridimensionais.

  • Pretende colaborar para a ampliação dos patamares de qualidade do ensino, pesquisa e extensão universitária na formação acadêmica associando a sua natureza pedagógica à missão das instituições de ensino superior públicas.

Das vagas:

O processo seletivo se destina ao preenchimento de 16 (dezesseis) vagas em dois turnos, para estudantes de graduação e pós-graduação, nas áreas de História, Ciências Sociais, Comunicação, Arquivologia e Biblioteconomia, e em cursos afins em nível de pós graduação.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 16 a 20 de março de 2020, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, na secretaria do Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss”, à Rua Benjamin Constant, 900, 1º andar, prédio da Antiga Estação Ferroviária de Londrina, mediante a entrega dos seguintes documentos:

  1. Ficha de inscrição, preenchida e assinada (ficha anexa a este edital);

  2. Documentos pessoais: (cópia da Carteira de Identidade, Fotocópia do Título de Eleitor, e CPF);

  3. Texto digitado, com até duas laudas, discorrendo sobre a importância do patrimônio cultural no contexto atual do Brasil.

  4. Currículo resumido documentado;

  5. Histórico Escolar com a média final de todas as disciplinas cursadas;

  6. Para os (as) graduandos (as) e pós-graduandos(as): documento da instituição educacional de origem comprovando que o(a) candidato(a) está regularmente matriculado(a) no respectivo Curso;




Pré Requisitos:

  1. Matrícula em curso de graduação ou pós-graduação nas áreas mencionadas neste Edital;

  2. Documento comprobatório de graduação nos cursos exigidos neste Edital;

  3. Ter disponibilidade para realização de 20h semanais de atividades no Museu Histórico de Londrina;

  4. Compromisso em realizar estudo de tema relacionado à memória e à história de Londrina e região norte do Paraná;

  5. Ciência de que a inscrição implica em compromisso tácito, por parte do(a) candidato(a), de aceitar as condições estabelecidas no presente Edital.



Das condições de participação no Projeto:

  1. A participação dos(as) selecionados(as) dar-se-á por adesão sem geração de vínculo empregatício.

  2. As atividades terão duração de até 12 (doze) meses, com início previsto para abril/2020, podendo ser estendidas a critério da coordenação do Projeto;

  3. A carga horária a ser cumprida pelo(a) estagiário(a), no Museu Histórico de Londrina, será de 20 (vinte) horas semanais de atividades, cuja frequência será controlada.

  4. A atuação do(a) estagiário(a) dar-se-á por meio do desenvolvimento de atividades, de acordo com o Plano de Trabalho e serão supervisionadas por um técnico e um(a) professor(a) vinculados ao projeto.

  5. O(a) estagiário(a) receberá uma bolsa para custeio das despesas ao longo do desenvolvimento do projeto, por decorrência da prática das atividades planejadas, no valor mensal líquido de R$562,80 para o cumprimento de carga horária de 20h semanais no Museu Histórico de Londrina. O período de duração do auxílio financeiro será de 12 meses, iniciando em abril de 2020.

  6. Os (as) estagiários(as) aprovados (as) deverão abrir Conta Corrente na Caixa Econômica Federal para depósito da bolsa.

  7. Ao (à) estagiário (a) serão assegurados os seguintes direitos: informações sobre as finalidades, organização e localidade onde irá executar as atividades; recebimento de capacitação para a atividade que irá exercer e certificado de participação no projeto.

  8. São deveres do(a) estagiário(a): aceitar os regulamentos e as normas que regem as atividades a serem executadas; preparar-se para desenvolver adequadamente as suas funções; respeitar os compromissos assumidos; respeitar, quando for o caso, o caráter confidencial e reservado das informações que envolvem suas atividades.

  9. Os(as) estagiários(as) desenvolverão estudo de tema relativo à memória e história de Londrina e região, explorando fontes documentais do Museu Histórico de Londrina e apresentarão paper para publicação com, no mínimo, 05 páginas. E, se inscreverão, na condição de Apresentador de Trabalho, quando da abertura de inscrições para eventos promovidos ou indicados pela Pró-Reitoria de Extensão, preferencialmente para o evento Por Extenso – Simpósio de Extensão da UEL, em 2020.

  10. O(a) estagiário(a) selecionado(a) para desenvolver o Plano de Atividades junto ao Projeto não terá vínculo empregatício com o Museu Histórico de Londrina ou com a Asam. Nestes termos, receberá uma bolsa para ressarcimento das despesas realizadas no desempenho das atividades.

  11. Ao efetuar sua inscrição, o(a) candidato(a) aceita, irrestritamente, as normas estabelecidas neste Edital para realização do processo seletivo.



Seleção:

Os(as) candidatos(as) serão classificados(as) com base na análise dos seguintes itens:

  1. Currículo;

  2. Texto digitado, com até duas laudas, discorrendo sobre a importância do patrimônio cultural no contexto atual do Brasil.

  3. Entrevista individual com finalidade de atuação no referido projeto.

  4. As entrevistas serão realizadas por uma comissão composta por três membros escolhidos entre técnicos(as) e docentes atuantes no Museu Histórico de Londrina.

  5. As entrevistas serão realizadas no Museu Histórico de Londrina, no período de 24 a 27 de março de 2020, pela comissão designada para este fim, conforme edital de convocação a ser publicado no mural da secretaria do Museu, no facebook e site do Museu Histórico de Londrina.

  6. O resultado final será publicado a partir 30 de março de 2020, por meio de Edital a ser publicado no mural da secretaria do Museu, no facebook e site do Museu Histórico de Londrina.





Critérios de seleção:

Concepção da importância do patrimônio cultural no contexto atual do Brasil

Capacidade de expressão escrita

Coerência e clareza na comunicação oral

Pontuação do currículo







Para informações e esclarecimentos sobre o presente edital, procurar a secretaria do Museu Histórico, por meio dos telefones 3323 0082 ou 3324 4641, em horário comercial.







Londrina, 09 de março de 2020.


Fonte: Museu de Londrina

Leia também
Responsive image
COMUNICADO IMPORTANTE
Postado em 09/03/2020 17:13
Responsive image
SOBRE O EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS
Postado em 09/03/2020 17:13
Responsive image
17ª Semana Nacional de Museus
Postado em 09/03/2020 17:13
Responsive image
Museus e Lugares de Memória
Postado em 09/03/2020 17:13