Exposições
Terça à Sexta-feira: 9h às 11h30 - 14h30 às 17h30
Sábados: 9h às 11h30 - 13h30 às 17h
Domingos: 13h30 às 17h
Setores Administrativos
Segunda à Sexta-feira: 8h às 11h30 - 14h às 17hh30
Postado por 08/01/2019 10:43

Museus e Lugares de Memória

Museus e Lugares de Memória

Sinopse:

Essa coletânea se propõe a refletir acerca dos lugares da memória dispersos nos fragmentos da cultura material e imaterial presentes na sociedade, problematizados em textos escritos por pesquisadores-professores oriundos de diversas áreas do conhecimento. “Os lugares de memória nascem e vivem do sentimento que não existe memória espontânea, que é preciso criar arquivos, que é preciso manter os aniversários, organizar as celebrações, pronunciar as honras fúnebres, estabelecer contratos, porque estas operações não são naturais (...). E se em compensação, a história não se apoderasse deles para deformá-los, transformá-los, sová-los e petrificá-los eles não se tornariam lugares de memória. É este vai-e-vem que os constitui: momentos de memória arrancados do movimento de história, mas que lhe são devolvidos (...)” (Nora, 1993, p. 13) Assim, o rol elencado neste livro trata de temas como: a Arqueologia Pública, Museus de Arte, Ecomuseus e museus sem acervo, Museu dos Povos Indígenas, memória afro, inserção da temática de Museus no currículo de formação de professores, os griots do sertão baiano do Distrito de Maria Quitéria, as louças do Museu Histórico de Londrina, o Museu Casa do Sertão, as fotografias escolares como lugares de memória e ainda a história indígena em manuais didáticos.


Sumário:

1. História e memória: tecendo caminhos do documentário Os Guardiões da Lagoa

2. O tempo não para? Ensino de história e de antropologia, museus e povos indígenas no Amapá

3. O livro didático como lugar de memória: aspectos da história indígena em alguns manuais de História do Brasil

4. O lugar do museu histórico na formação de professores de História: debates e propostas a partir das diretrizes curriculares

5. As fotografias como lugares de memórias: lembranças e reminiscência

6. Arqueologia, Museu e Ações de Educação: das interconexões históricas às possibilidades práticas

7. Museus de Arte: história e educação nas visitas guiadas

8. História e memória em coisas miúdas: as louças expostas na Galeria Histórica do Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss” (MHL)

9. O Museu Casa do Sertão em Feira de Santana (BA): memórias e histórias

10. Espaços museais, memória afro, identidade, Territorialidade

11. Do ecomuseu ao museu sem acervos.


Fonte: Paco editorial