Exposições
Terça à Sexta-feira: 9h às 11h30 - 14h30 às 17h30
Sábados: 9h às 11h30 - 13h30 às 17h
Domingos: 13h30 às 17h
Setores Administrativos
Segunda à Sexta-feira: 8h às 11h30 - 14h às 17hh30
Solicitação de Documentos para Pesquisa
Normas gerais

A finalidade precípua do Museu Histórico de Londrina é a de preservar a memória fotográfica e documental do acervo. Sendo assim, a reprodução do acervo é permitida somente para fins de pesquisa, divulgação e comercialização observadas as normas institucionais, casos omissos serão analisados e estudados e autorizados pela Direção do Museu Histórico de Londrina. Todas as obras serão previamente avaliadas quanto ao estado geral de conservação física para fins de autorização de consulta ou reprodução de qualquer natureza.
Fotografia e filmagem

Devem ser autorizadas, anteriormente a sua execução, através de solicitação formal do usuário, em formulário próprio, com o mínimo de 24 horas de antecedência.

I. Finalidade:
A presente Norma define e estabelece as normas e procedimentos para reprodução de acervo do Museu Histórico de Londrina/UEL.
II. Definição
Entende-se por obras do acervo fotográfico do Museu Histórico de Londrina todos os documentos existentes no Arquivo Fotográfico e que estão à disposição do público para tal fim.
1.1. Formas de Reprodução: a) Cópia fotográfica (analógica e digital) em pxb b) Filmagem c) Gravação Sonora
III. Disposição Normativas
1. É permitida reprodução de obras que estejam sob o domínio público ou daquelas que embora protegidas pela Lei de Direito Autoral (Lei nº 9610/98) tenham autorização expressa de reprodução por seus autores/titulares. (ver Lei de Propriedade Privada)
São responsabilidade do usuário:
1.1. A obtenção da autorização/licença de reprodução de obras reservadas
1.2. A legitimidade da autorização apresentada, isentando o Museu Histórico de Londrina/UEL de quaisquer questões jurídicas decorrentes.
1.3. A correta utilização da obra, nos limites da autorização concedida
2. As consultas e reproduções de qualquer natureza serão autorizadas mediante prévia avaliação, efetuada pelos curadores e/ou responsáveis do acervo, quanto ao estado geral de conservação física da obra.
2.1. Após autorizada a reprodução o usuário deverá assinar o Termo de Responsabilidade para Utilização de Imagens do Acervo do Setor de Imagem e Som/Museu Histórico de Londrina.(Anexos).
2.2. Todas as imagens reproduzidas, serão digitalizadas em resolução padrão, 300 dpi/JPG, casos omissos serão decididos estudados, analisados e posteriormente, autorizados pela Direção.
2.3. As reproduções serão fornecidas, preferencialmente, a partir do negativo fotográfico ou cópia digital.
2.4. Caso o título desejado já esteja reproduzido, a cópia fornecida deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz já existente no Banco de Imagens do Museu Histórico de Londrina.
2.5. Nos casos em que não haja cópia disponível no Banco de Imagens, a reprodução deverá ser solicitada através de formulário de reprodução (modelo anexo ) a ser preenchido, assinado e submetido a análise dos curadores e/ou responsáveis do acervo.
2.6. O prazo de resposta ao solicitante, quanto ao resultado da análise efetivada, será de até 2 (dois) dias, contados a partir da data de recebimento do formulário.
3. O usuário que utilizar material próprio para fotografar o acervo compromete-se a ceder ao Museu Histórico de Londrina, cópia do produto final (Ex. DVD/CD.... c/material veiculado na Televisão, dissertações, etc...) destinadas a integrar ao Banco de Imagens do Museu.
4. Fica expressamente proibido a utilização de câmaras digitais, celulares e outros equipamentos tecnológicos, sem autorização da Direção.
4.1. Fica expressamente proibida comercializar imagens, em qualquer hipótese ou para quaisquer pessoas ou instituições.
4.2. A veiculação de imagens do acervo na internet deve incluir mensagem informando que as solicitações de reprodução serão direcionadas ao Museu Histórico de Londrina, que detém sua propriedade e será a única a poder autorizar sua reprodução ou aquisição por terceiros.
5. Solicitações de reprodução integral de itens do acervo disponível estarão sujeitas a análise e aprovação.
6. Todos os serviços de reprodução serão remunerados de acordo com a tabela de custos vigentes (aprovado pela Resolução do Conselho de Administração/UEL) e só será realizada mediante apresentação de comprovante de pagamento do boleto bancário.
7. Por motivos de conservação do acervo não é permitida a utilização de luz direta (flahes, spots, etc...) – os trabalhos que se valerem desta iluminação deverão ser feitos com a luz rebatida.
8. Os casos omissos serão dirimidos pela Direção do Museu Histórico de Londrina.