O I Encontro Paranaense de História da Educação (EPHE) é um evento técnico-científico localizado na grande área de conhecimento Ciências Humanas (Educação; História da Educação; Ensino). O objetivo do EPHE consiste em promover na realidade brasileira, em especial na paranaense, um espaço de divulgação científica e de debates em História da Educação considerando a indissociabilidade de ensino, pesquisa, extensão e inovação, congregando professores da educação básica/ensino superior, pesquisadores e estudantes de graduação/pós-graduação do Estado do Paraná e de outras localidades do país. A temática eleita para a edição de 2022 traz para a discussão questões referentes a “Museu Escolar, Ensino e Culturas Escolares – 10 anos do LEPHE”. Os debates serão provocados considerando a emergência de aprofundar iniciativas de preservação, organização e difusão dos patrimônios e dos arquivos históricos educativos nos municípios, possibilitando assim um enfrentamento do esquecimento seletivo do passado e potencializando escritas de histórias da educação, de instituições educativas urbanas/rurais, de culturas escolares e de formas de ensino/pesquisa/extensão para releituras do processo histórico educacional, da educação no presente e das perspectivas de futuro. O EPHE tem aderência ao NAPI (Fundação Araucária) “Sociedade, Educação e Economia” e aos ODS de número 4 – “Educação de Qualidade”
Objetivos:
* Promover no âmbito da realidade brasileira e em especial no Paraná um lugar de fortalecimento dos trabalhos de pesquisa, extensão e ensino em História da Educação.
* Divulgar ações de pesquisa, extensão e ensino e suas respectivas produções em História da Educação e Ensino de História.
* Possibilitar a troca de experiência entre pesquisadores, professores e estudantes de graduação/pós-graduação, tendo como referência à história, memória, ensino e patrimônios do Paraná e de outras localidades do país.
* Disseminar produção de conhecimento apresentada pelos participantes do evento.
* Contribuir na qualificação da produção acadêmica e da formação de extensionista, pesquisadores, professores, estudantes de graduação, estudantes de especialização, mestrandos, doutorandos e gestores educacionais.
* Incentivar o estabelecimento e a ampliação de redes interinstitucionais para a realização de ações de pesquisa, ensino, extensão e inovação.