Página inicial

Pesquisadores

Colaboradores

Alunos

Pós-graduação
Iniciação científica
Ex-alunos

INCT-TA

Projetos em andamento

Linhas de Pesquisa

Publicações

Artigos
Capítulos de livro
Teses
Dissertações
Monografias

Fotos

O Laboratório de Ecofisiologia Animal (LEFA) pertence ao Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).


Os projetos desenvolvidos pelo laboratório buscam esclarecer o papel e a importância dos processos fisiológicos nas relações dos organismos aquáticos com o seu ambiente. Estes estudos normalmente envolvem, além das análises fisiológicas, análises bioquímicas, moleculares, genéticas e celulares. Estas análises integradas facilitam a compreensão do funcionamento do organismo como um todo, inserido em seu ambiente natural. Entretanto, além das variações características dos parâmetros abióticos, que ocorrem nos ecossistemas aquáticos tropicais, estes recursos hídricos têm sofrido constante degradação em conseqüência da poluição industrial, agrícola e doméstica, do tratamento de esgoto deficiente e do desmatamento e ausência de mata ciliar, além da entrada de efluentes oriundos de estações de pisciculturas.


Neste contexto, alguns projetos do LEFA também procuram compreender a ação dos contaminantes e caracterizar seus efeitos nos processos funcionais de alguns animais aquáticos.

Centro de Ciências Biológicas - Departameno de Ciências Fisiológicas - Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445 - Km 380, CP 6001-86051-990, Londrina-Paraná-Brasil
Tel:(43) 3371.4650 / Fax:(43) 3371.4207

Última atualização: 11/01/2013

© Lu