Colaboradores

Dra. Ana Paula Vidotto Magnoni

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2001), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. É professora Adjunta (A) na Universidade Estadual de Londrina, na área de Ecologia e Etologia. Atua nas áreas de Ecologia Trófica de Peixes, História de vida de peixes de água doce, Conservação de Vertebrados, Comportamento e Ecologia de Macacos-prego e Espécies invasoras. Atualmente coordena projeto de pesquisa na área de comportamento de macacos-prego (Sapajus nigritus) em ambientes fragmentados no norte do Paraná.

Link para o currículo lattes

Dr. Bruno Ambrozio Galindo

Atualmente é Pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Tem atuado na área de Gestão Ambiental. Possui Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (2014), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (2007), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2003), Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2004) . Atualmente é Professor Adjunto B e Pesquisador da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Atua principalmente com Biodiversidade de Peixes Neotropicais, tem experiência na área de Genética, com ênfase em Diversidade e Estrutura Genética em Populações Naturais de Peixes e Mutagênese Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Marcadores Moleculares em Peixes, Levantamento ictiofaunístico e Testes de Mutagênese e Genotoxicidade em Peixes.

Link para o currículo lattes

Dra. Camila Domit

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2002/2003), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná. Desde 2008 é pesquisadora da Universidade Federal do Paraná, onde é responsável pelo Laboratório de Ecologia e Conservação, com enfoque em estudos com mamíferos e tartarugas marinhas. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em conservação de ecossistemas marinhos. Atua em projetos de monitoramento de populações de mamíferos, aves, tartarugas marinhas e elasmobrânquios, além de participar de diferentes fóruns nacionais e internacionais referentes aos estudos destes grupos e às ações para planejamento sistemático para a conservação.

Link para o currículo lattes

Dra. Cláudia Bueno dos Reis Martinez

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1985) com mestrado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (1990). Realizou o doutorado no Departamento de Fisiologia Geral do IBUSP e no Departamento de Zoologia da Universidade de Leicester, Inglaterra e defendeu tese em 1995. É professora titular do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Estadual de Londrina onde coordena o Laboratório de Ecofisiologia Animal. Orienta estudantes de mestrado e doutorado, nas áreas de Ecofisiologia de Animais Aquáticos e Ecotoxicologia Aquática, pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e em Genética e Biologia Molecular, ambos da UEL, e pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PMPGCF), do qual foi coordenadora no período de 2009 a 2015.

Link para o currículo lattes

Dr. Dhiego Gomes Ferreira

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte dp Paraná - Campus Cornélio Procópio (2009). Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrando em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina. Atuando principalmente nas áreas: Estudos genéticos em populações naturais, utilização de marcadores moleculares em peixes e levantamentos ictiofaunísticos.

Link para o currículo lattes

Dr. Gustavo Monteiro Teixeira

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1999), mestre em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Doutor em Ciências Biológicas - Área Zoologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp - Botucatu (2010). Professor Adjunto do Departamento de Biologia Animal e Vegetal da Universidade Estadual de Londrina -UEL. Atua em áreas relacionadas a ecologia, biologia reprodutiva e estrutura populacional de crustáceos (Decapoda) e seus simbiontes.

Link para o currículo lattes

Dra. Maria Cristina Gaglianone

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1990), com intercâmbio na Universitat Tübingen (Eberhard-Karls), Alemanha. Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Entomologia pela Universidade de São Paulo. Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro desde 2002, onde atua nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais, orientando estudantes de mestrado e doutorado. Atualmente é Assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da UENF. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Biologia no período 2011-2012. Coordena projetos de extensão na UENF desde 2004, com ações na divulgação científica. Tem experiência em projetos de pesquisa em Entomologia e Ecologia de interações, com foco nos seguintes temas: comportamento e ecologia de abelhas, polinização e conservação de polinizadores, interações abelhas-plantas. É Bolsista Produtividade (PQ2-CNPq) e Cientista do Nosso Estado-FAPERJ.

Link para o currículo lattes

Dr. Mário Luis Orsi

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1992), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é docente do curso de especialização em auditoria e gestão ambiental da UNIFIL, e docente orientador na pós graduação de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina nas áreas de invasões biológicas e zoologia. Biólogo da Universidade Estadual de Londrina desde 1993, Membro da Sociedade Brasileira de Ictiologia, membro do Conselho Regional de Biologia 7a. Região - Paraná, conselheiro efetivo de 2006 a 2014, exercendo também a Função de Diretor Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL de 2010 a 2012, e de Diretor Vice Presidente de 2012 a 2014. Designado e nomeado Membro do Conselho Consultivo do Sistema de Informação e Gestão de Áreas Protegidas e de Interesse Ambiental do Estado de São Paulo - SIGAP, mandato de 2014 a 2018. Nomeado para o Grupo de Assessoramento Técnico para acompanhar, monitorar e avaliar a execução do Plano de Implementação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras.do Ministério do Meio Ambiente.Tem atuado, com ênfase em Invasões Biológicas, principalmente com vertebrados invasores; atuando com foco geral em ecologia e biologia para conservação de espécies aquáticas e processos de conservação ambiental de rios e reservatórios.

Link para o currículo lattes

Dra. Maristela Cavicchioli Makrakis

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1991), mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (Sistemática e Ecologia de Larvas de peixes) pela Universidade Estadual de Maringá (1995), doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (Ecologia trófica de Larvas de Peixes) pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e pós-doutorado em Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros (Comportamento Migratório de Peixes) pela Mississippi State University-MS-USA (2006). Atualmente é Professora Associada do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, docente do Mestrado e Doutorado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca e do Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais na mesma instituição. Tem experiência na área de Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros, com ênfase em migração de peixes e ecologia das fases iniciais de vida dos peixes, atuando principalmente nos seguintes temas: identificação, ecologia e alimentação de larvas de peixes; habitats de desova; comportamento migratório, avaliação de sistemas de transposição para peixes e capacidade natatória.

Link para o currículo lattes

Dr. Oscar Akio Shibatta

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1989), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Ecologia e Recursos Naturais pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos. Professor associado e membro do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina. Pós-doutorado em Sistemática de peixes pelo National Museum of Natural History, Smithsonian Institution, Washington DC. Membro da Sociedade Brasileira de Ictiologia, da qual foi presidente no período de 2013 a 2014. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática e diversidade de peixes Neotropicais.

Link para o currículo lattes

Dra. Patricia Maia Correia de Albuquerque

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (1986), Mestrado (1990) e Doutorado (1998) em Entomologia pela FFCL-USP Ribeirão Preto. Realizou estágio pós doutoral no Museu de História Natural da Universidade de Oxford, Inglaterra (2002-2003), em Biologia da Nidificação de Abelhas. Atualmente é membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Maranhão (PPGBC) e do Doutorado da Rede Bionorte (PPG-BIONORTE). É Professora Titular Aposentada do Departamento de Biologia da UFMA. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Estrutura de Comunidades Apícolas e Florísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: apoidea, abelhas, sistemática, biologia da polinização, nidificação e meliponicultura. Coordenou o Comitê Científico da Rede BIONORTE (2011 -2013). Atualmente é Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE).

Link para o currículo lattes

Dr. Sergio Makrakis

Formado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Oeste do Paraná (2002), Doutor em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá e sanduíche pela Mississippi State University (2007). Pós- doutorado no S. O. Conte Anadromous Fish Research Laboratory, USGS (Serviço Geológico dos EUA - 2008). Atualmente Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na graduação em Engenharia de Pesca e no Programa de Mestrado e Doutorado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca. Com experiência em Aquicultura, com curso realizado na República da China (1996). Parcerias com a Companhia Energética de São Paulo (CESP) e NEOENERGIA para avaliar impactos sobre a ictiofauna e monitoramento de passagens para peixes. Além disso, avaliou o Canal da Piracema, o maior sistema de transposição de peixes do mundo, na ITAIPU Binacional e os impactos das atividades náuticas na ictiofauna no Parque Nacional do Iguaçu - PNI. Também, tem parceria com a Universidade de Valladolid, Espanha, Departamento de Hidráulica e Hidrologia e participa do Conselho Consultivo no projecto LIFE+ Segura Riverlink, patrocinado pela União Europeia. Tem avaliado os relatórios de viabilidade de projetos hidroelétricos no rio Mekong, para o Ministério de Minas e Energia e Ministério dos Recursos Naturais e Meio Ambiente do Governo de Laos. Participa do comitê de especialistas do Initiatives for the Future of Great Rivers, como membro convidado pela Compagnie Nationale du Rhône (CNR), França. Líder do Grupo de Pesquisas em Tecnologia em Ecohidráulica e Conservação de Recursos Pesqueiros e Hídricos - GETECH, e Coordenador do Laboratório de Ecohidráulica e Hidrobiologia - LATECH, Unioeste, Campus de Toledo-PR. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT 2.

Link para o currículo lattes

Dra. Solange Cristina Augusto

Possui graduação em Ciências Biológicas (1989), Mestrado (1994) e Doutorado (1999) em Entomologia e Pós Doutorado em Genética pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia, tendo como linhas de pesquisa ecologia de abelhas solitárias e facultativamente sociais e evolução do comportamento social em abelhas.

Link para o currículo lattes
Laboratório de Genética e Ecologia Animal | LAGEA©2015
Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | PR 445 Km 380 | Campus Universitário | Centro de Ciências Biológicas | Departamento de Biologia Geral | Lab 4 Bloco 10
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR | Fone: (43) 3371-4437

contacte o administrador
wilsonfrantine@gmail.com

X