- Projeto de Extensão:Profº Francisco César Alves Ferraz
Banco de dados bibliográficos e de experiências didáticas : acesso à informação sobre as atividades desenvolvidas em várias salas de aula e os livros disponíveis em bibliotecas, arquivos e sites na internet, contribuirá para que o professor tenha em mãos um vasto material para preparação de suas aulas e atualização profissional.

-Projeto de extensão: Profº William Reis Meirelles
Linguagens e ensino de História:, através de discussões sobre cinema e História, proporcionará aos professores dos ensinos fundamental e médio a organização de ciclos de cinema e debates em suas escolas.

Projeto de pesquisa: Porfª. Marlene Rosa Cainelli
Educação histórica: Iniciando crianças na aprendizagem do conhecimento histórico
A presente pesquisa busca construir referências teóricas e metodológicas para a educação histórica de crianças, tendo como referencia as pesquisas desenvolvidas por Peter Lee e Isabel Barca. O projeto parte do pressuposto que as crianças assimilam representações da realidade que adquirem na família e na sociedade que seriam suportes para o desenvolvimento do pensamento histórico. Diante disto, pretende-se, no primeiro momento, acompanhar as crianças em sala de aula ao longo de dois anos consecutivos na segunda e terceira séries do ensino fundamental, para entender em que medida os suportes sociais, históricos e estéticos construídos a partir das influencias familiares, do meio social e das mídias interferem na forma como a criança aprende história na escola. Nosso interesse de pesquisa é a partir dessas representações, estabelecer referências sobre a trajetória do pensamento histórico de crianças nas primeiras séries do ensino fundamental e desenvolver metodologia de ensino e aprendizagem na perspectiva da educação histórica para os primeiros anos de escolaridade. Esperamos que a metodologia na área de educação histórica a ser desenvolvida com o projeto possibilite uma forma de aprendizado que permita às crianças conhecer outras histórias, descobrir que sua história relaciona-se com a história do outro e do lugar onde vive. Pretende-se também desenvolver a capacidade da criança em pensar e decidir sobre as evidências históricas que lhe serão apresentadas na escola e na vida.
Participam do projeto: Airton de Moraes – mestrando (Mestrado em Educação Escolar – Universidade Estadual de Londrina)
Gilberto Militão da Silva – Especialização
Tatiana Pilon- iniciação científica
Tatyana Sayuri Ohara – inciação científica
Tiago Costa Sanches - iniciação Científica
Maurinéia Aparecida Camilo - colaboradora


Projeto de Pesquisa: história do ensino de história: o conhecimento histórico, o saber ensinado e o saber aprendido. história /uel - 1983 -2003 ; Profª. Drª. Marlene Cainelli
Nesta pesquisa tematizamos a história ensinada na Universidade, possibilitando conhecer as relações que se estabelecem entre o conhecimento histórico( o saber produzido em teses, dissertações, livros) , o saber a ser ensinado(a ação dos professores em sala de aula, a interpretação historiográfica dos professores) e o saber aprendido ( as relações que os alunos estabelecem com o conhecimento histórico, as interpretações das leituras realizadas, das discussões em sala de aula.).No presente projeto iniciado em 2004, estamos pesquisando as relações que os estagiários estabelecem entre os conhecimentos aprendidos e os conhecimentos a serem ensinados durante o estágio e como posteriormente o utliliza em sua vida profissional. Estamos desenvolvendo neste estudo analises buscando entender como se opera o ensino de história na universidade, investigando as relações que os futuros professores estabelecem entre a teoria aprendida nos cursos de história, ou seja, as diversas referências dessa teoria como: os debates historiográficos, os métodos do historiador, os conteúdos históricos e a forma como desenvolvem a prática desse conhecimento , entendida por nós como os conhecimentos do ensino de história desenvolvidos durante o estágio supervisionado. Para delinearmos este universo estamos desenvolvendo nossa pesquisa analisando os relatórios de estágios do curso de história, uma série documental, composta de 20 anos de relatórios .


Participantes/ pesquisadores
Profª. Drª . Marlene Rosa Cainelli – (UEL) coordenadora
ProfºDrº.Francisco C. Ferraz (UEL)
Profº. Drº. Gilmar Arruda (UEL)
Profº. Drº Wiliam R. Meirelles (UEL)