Implantado em 1994 o Laboratório de Ensino de História , da Universidade Estadual de Londrina tinha como objetivo principal constituir-se em um espaço de diálogo entre os três níveis de ensino.
O Laboratório de Ensino de História constitui-se hoje em um espaço de discussões sobre o ensino de história, uma experiência de sucesso que teve repercussão nacional citada em livros e artigos e reproduzida por outras universidades.
Entre as atividades desenvolvidas pelo Laboratório estão os 32 números do Boletim Informativo, um jornal de divulgação científica, distribuído para os professores de História dos ensinos fundamental e médio através de mala direta e dos Núcleos de Educação. A Revista História e Ensino, com onze números, registrada em indexadores nacionais e internacionais, é o único periódico de História no país voltado exclusivamente para o ensino de História nos níveis fundamental e médio. Escreveram na revista os mais conceituados profissionais na área de história e educação. A Revista está em várias bibliotecas do país e no exterior, constando do catálago de várias instituições, como Universidade do Texas, Universidade do México, Centro de Estudos Latinos Americanos, Universidad Aarhus Dinamarca.
Durante o período de vigência do Laboratório ainda foram realizados quatro simpósios temáticos com a participação de professores dos ensinos fundamental e médio, alunos do curso de História e outros convidados. Foram realizados vários cursos de extensão, ciclos de cinemas, palestras, exposições, envolvendo diretamente docentes da Universidade, professores de História do ensino fundamental, médio e alunos das escolas públicas. O Laboratório de Ensino de História participou dos trabalhos de capacitação de professores na área de História, na Universidade do Professor em Faxinal do Céu, com duas oficinas didáticas e coordenando as atividades de História do Encontro.