U E L  » Vestibular · Graduação · Pesquisa/Pós-Graduação · Extensão · Reitoria · Órgãos Suplementares · Órgãos de Apoio   



PROJETOS  Em andamento

PROJETOS

Em andamento

  • Institucional: A Flora do Paraná: Informatização das Coleções e Programa de Coletas

            O projeto interinstitucinol "Flora do Paraná" tem como objetivo conhecer a diversidade de plantas do Paraná, fornecendo subsídios para a identificação das diferentes espécies, bem como para planejamento e direcionamento da política ambiental do Estado. Dentro deste grande projeto, estão sendo planejadas ações envolvendo a informatização das coleções botâncias, a promoção de um programa intensivo de coletas e a elaboração e divulgação dos resultados obtidos tanto para a comunidade científica quanto para a comunidade paranaense em geral, através da publicação de monografias sobre todos os grupos vegetais que ocorrem no estado. São também objetivos deste projeto: (1) a formação de recursos humanos em diversos níveis; (2) a contribuição para o reconhecimento de espécies, áreas e/ou ecossistemas que mereçam destaque em programas de conservação; (3) o fornecimento de subsídios para planos de manejo de áreas, onde são utilizados por disciplinas correlatas, como etnobotânica e agro-silvicultura.

            

  • Institucional: Rede Paranaense de Coleções Botânicas e Zoológicas

          O presente projeto caracteriza-se principalmente pela passagem das informações contidas nos acervos à sociedade científica, através da consolidação da Rede Paranaense de Coleções Biológicas – TAXon line. Entre as etapas de desenvolvimento estão incluídas a organização do material das coleções, da infra-estrutura de apoio e das informações a serem disponibilizadas via Internet. A digitalização dos dados das coleções, ou a captura e passagem dos dados das etiquetas de cada exemplar biológico para um sistema de armazenamento em computador, é o passo inicial essencial para tornar a imensa quantidade de informações das coleções acessíveis e passíveis de serem transformadas em produtos úteis para a sociedade.

 

          O apoio técnico e a instalação da rede serão providos pelo Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), Campinas - http://www.cria.org.br -  O CRIA tem como meta e estratégia a disseminação de informação eletrônica, como ferramenta na organização da comunidade científica e tecnológica do país. Atua especificamente na área de informação biológica, de interesse industrial e ambiental, e pretende, através de sua atuação, contribuir diretamente para a conservação e utilização racional da biodiversidade no Brasil. A referida instituição tem sido a responsável pela informatização e redes de projetos como o BIOTA/São Paulo, SINBIOTA, SpeciesLink, Biota Neotropica, entre outros.

 

Veja mais: http://www.taxonline.ufpr.br/index.htm

 

  • Acadêmicos: pós-graduação

Início 2005. Karina Lane Vianei Ramalho de Sá. Vegetação em reservas indígenas. Doutorado em Botânica (UNICAMP), co-orientação Profa. Dra. Ana Odete Santos Vieira.

 

Início 2005. Juliana de Souza Carneiro. Lianas da Mata São Pedro, Lupionópolis, PR. Mestrado em Ciências Biológicas (UEL), orientação Profa. Dra. Ana Odete Santos Vieira. 

 

Início 2005. Thiago Ilnicki Nogueira de Azevedo. Caracterização da vegetação marginal do Ribeirão Varanal, Telêmaco Borba (PR). Mestrado em Ciências Biológicas (UEL), orientação Profa. Dra. Ana Odete Santos Vieira. 

 

Início 2006. Daniela Aparecida Estevan. Bromélias do Paraná: taxonomia e cultivo. Doutorado em Agronomia (UEL), co-orientação Profa. Dra. Ana Odete Santos Vieira.

 

 

Concluídos

  • Institucional: Bacia do Rio Tibagi

http://www.uel.br/projetos/tibagi/herb.htm

 

  • Acadêmicos: pós-graduação

2004. Karina Lane Vianei Ramalho de Sá. A flórula vascular da Reserva Indígena São Jerônimo, São Jerônimo – PR: Subsídios para a conservação da vegetação. Mestrado em Botânica (UNICAMP), co-orientação Profa. Dra. Ana Odete Santos Vieira.

 

2006. Daniela Aparecida Estevan. A vegetação do município de Ventania (Paraná, Brasil). Mestrado em Ciências Biológicas (UEL), orientação Profa. Dra. Ana Odete Santos Vieira.

 

2006. Wolney Heleno de Matos. Fragmentos florestais em Londrina, PR: Qualidade ambiental e conservação. Mestrado em Geografia, Meio-Ambiente e Desenvolvimento (UEL), co-orientação Profa. Dra. Ana Odete Santos Vieira.


  Universidade Estadual de Londrina
  Departamento de Biologia Animal e Vegetal


  Campus Universitário - Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 - Londrina-PR
  Fone: (43) 3371-4247   Fax: (43) 3328 4440