U E L  » Vestibular · Graduação · Pesquisa/Pós-Graduação · Extensão · Reitoria · Órgãos Suplementares · Órgãos de Apoio   



LOGOTIPO DO HERBÁRIO  Hernán Fandiño
LOGOTIPO DO HERBÁRIO

Hernán Fandiño-Mariño

 

Considerando que o logotipo da Universidade Estadual de Londrina tem sido usado para representar o herbário e que sua imagem já está associada a esta coleção de plantas, decidimos conservar a idéia geral dessa figura para compor o símbolo do Herbário FUEL.

Considerando igualmente que a peroba é o símbolo do campus e da instituição como um todo, procurei usá-la como recurso para a escolha dos elementos de caráter botânico que auxiliassem na composição do novo logotipo.


 

Logo UEL

Logo Herbário FUEL

No centro se encontra, simbolicamente, uma peroba onde, o tronco, reto, é coroado pela copa, a circunferência na extremidade superior.

A copa da árvore foi substituída por uma de suas inflorescências em botão.

O tronco passou a ser um delicado pecíolo.

O resto da composição parece representar um livro aberto, cujas folhas estariam dobradas em ângulo reto, apontando para cima, de forma a acompanhar a verticalidade da peroba, no meio.

As folhas de uma peroba, alongadas e verde-escuras, foram escolhidas para lembrar as folhas do livro aberto. Duas folhas de cada lado estariam, como no livro, dobradas no meio e apontando para cima.

Três listras paralelas e separadas entre si, por distâncias equivalentes, representam as páginas do livro, em cada lado.

Uma nervura, em cada lado, ganha o aspecto de uma perfuração, ao modo de um Philodendron. Só assim, as folhas da peroba “vibraram” como as páginas do livro.


  Universidade Estadual de Londrina
  Departamento de Biologia Animal e Vegetal


  Campus Universitário - Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 - Londrina-PR
  Fone: (43) 3371-4247   Fax: (43) 3328 4440