HOSPITAL VETERINÁRIO

Fonte: SAUEL.

A Nossa História

O curso de Graduação em Medicina Veterinária na Universidade Estadual de Londrina iniciou em 1973 com a 1ª turma de 20 alunos. Até a 3ª turma o número de vagas era de 20 novos acadêmicos por semestre, passando então para 40 por semestre. Em 09 de setembro de 1976, o Hospital Veterinário foi parcialmente inaugurado (Bloco C) e iniciou suas atividades. Foi reconhecido como Órgão Suplementar em 07 de julho de 1978 pela Resolução CU nº 467/78 e sua estrutura administrativa foi criada em 12 de setembro de 1978 pela Resolução CA nº 493/78, onde foi vinculado administrativamente à Reitoria e academicamente ao Centro de Ciências Rurais e Tecnologia (CCRT), hoje, Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Desde então, houve expansões no espaço físico, no número de docentes, número de acadêmicos, cursos de pós-Graduação Lato Senso e Strictu Senso que refletiram no aumento significativo do atendimento à comunidade, externa e interna, em todas as especialidades e consequentemente propiciando campo de estágio, pesquisa, extensão e ensino aos acadêmicos de graduação, pós-graduação e estagiários da UEL e de outras Instituições de Ensino Superior do Brasil. Atualmente, o número de ingressantes é de 80 acadêmicos de graduação, em regime anual, e 34 nos Programas de Residência em Medicina Veterinária em várias especialidades.

O HV atende animais de companhia e de grande porte, para tanto conta com profissionais especializados nas áreas de Dermatologia, Cardiologia, Neurologia, Radiologia, Teriogenologia, Oncologia e outras especialidades. Além de contar com profissionais da área de diagnóstico laboratorial altamente capacitados. Em 1995, foi implantado o Plantão 24 horas e o HV passou a atender ininterruptamente os casos de urgência/emergência.

Por meio de seus recursos humanos o HV atua como centro de referência aos médicos veterinários da região, prestando apoio à execução de programas de saúde pública e sanidade animal, melhorando o padrão sanitário da população e contribuindo para a valorização do animal pelo homem.