O inverno chegou e com ele, a estação das infecções respiratórias! Nos primeiros anos de vida, as infecções respiratórias costumam assombrar mamães e papais. São doenças com alto poder de disseminação que se agravam com as quedas de temperaturas e baixa umidade.

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2005) as infecções respiratórias são importante causa de mortalidade em países em desenvolvimento, e causam 19% de todas as mortes em crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

 As crianças tornam-se os principais reservatórios para vírus por meio das infecções adquiridas nas escolas. Os rinovírus são transmitidos através das secreções nasais e veiculam-se pelas mãos, tornando a lavagem das mãos uma medida preventiva importante. Além disso, é importante que se evite aglomerações e que se mantenha os ambientes ventilados.

Como medida preventiva, pode-se evitar o acúmulo de pó e ácaros nos móveis e pisos através de limpeza úmida, retirando cortinas e brinquedos de pelúcia. E falando nos brinquedos, os mesmos devem receber uma lavagem periódica afim de não acumular pó.

 A prevenção é o melhor remédio, por isso, não deixem de vacinar os pequenos! As vacinas em dia são essenciais para o fortalecimento do sistema imune das crianças