Hemocentro - HU

Após a doação, seu sangue é processado e pode ser fracionado para produzir os seguintes componentes:

· Concentrado de Hemácias:

São os chamados glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio por todo o corpo. Tem como principal função combater anemias graves, sangramentos intensos, pacientes acidentados, ou pacientes que realizam quimioterapia, entre outras situações.

Tempo de validade de cerca de 35 dias.

· Plasma fresco congelado:

É a parte líquida do sangue, que contém proteínas e fatores de coagulação. É utilizado no combate a sangramentos excessivos e anormais, em pacientes transplantados, portadores de cirroses e outros problemas hepáticos, e outros distúrbios de coagulação. Também pode ser enviado para a indústria para processamento e produção de concentrados de fatores de coagulação e albumina.

Tempo de validade de 1 ano.

· Concentrado de plaquetas:

São os componentes responsáveis pela coagulação e prevenção de sangramentos anormais. As plaquetas são muito utilizadas para pacientes que realizam quimioterapia/radioterapia, tratamento contra câncer, leucemias, infecções, cirurgias em pacientes que possuem distúrbios de coagulação, entre outros.

Tempo de validade de 5 dias.

· Crioprecipitado:

É uma fração do plasma, que contém, principalmente, fibrinogênio.  É utilizado em sangramentos graves decorrentes de grandes cirurgias, infecções generalizadas, acidentes etc.

Tempo de validade de 1 ano.