Hemocentro - HU

O Hemocentro e a UEL estão promovendo, neste ano, o TROTE SOLIDÁRIO DIGITAL 2015  uma competição entre as turmas de calouros dos vários cursos da UEL, para ver qual é o curso que mais consegue ajudar o Hemocentro a captar doadores de sangue, entre março e novembro deste ano! A turma vencedora vai receber certificado, troféu e uma homenagem. Chame seus colegas e inscreva sua turma! Basta mandar mensagem inbox para o Hemocentro, ou e-mail para o endereço campanhasangue@uel.br, ou telefonar para a Rosane (3371-2356).

REGULAMENTO

1) As equipes serão formadas por estudantes do mesmo curso e ano, a fim de estabelecer uma “competição do bem” entre elas, que deverão se inscrever voluntariamente no Trote Solidário Digital, através de contato com o Hemocentro via e-mail (campanhasangue@uel.br) ou na fanpage do Hemocentro Regional de Londrina no Facebook. A liderança de cada equipe fica a cargo de um ou mais professores da área de saúde.
2) Cada equipe receberá uma denominação composta pelo nome do curso e pelo ano (ex: 1º ano de Medicina = Medicina1), a fim de registrar e mensurar as atividades de mídia e doações de sangue realizadas no Hemocentro do HU/UEL.
3) As estratégias de campanha contempladas, além da própria doação em si, envolvem:
a. Trabalho em Mídias Sociais, a ser desenvolvido pelos grupos (vide MÍDIAS SOCIAIS);
b. Formação de grupos com 20 ou mais candidatos para doação agendada no Hemocentro, podendo ser fornecido transporte (Van) próprio do Hemocentro se necessário (avisar Hemocentro com duas semanas de antecedência);
c. Divulgação na imprensa;
d. Estímulo à doação individual de amigos/parentes etc.
OBS: A coleta externa, aquela onde o Hemocentro se desloca para coletar o sangue de doadores, não deverá ser estimulada, pois há dificuldades logísticas que impedem esta estratégia no momento.
4) A pontuação se dará conforme TABELA DE PONTUAÇÃO.
5) Estimulamos o controle interno dos grupos através de fotos (tipo selfie) e afins, e que haja um líder para computar essas doações e moderar os grupos; as fotos realizadas na sala de coleta não deverão atrapalhar o fluxo dos trabalhos desenvolvidos pela equipe do Hemocentro, ou seja, aglomeração de pessoas na sala de coleta não poderá ocorrer.
6) A realização de fotos deverá obeceder os critérios de não exposição dos funcionários e somente atingir os doadores envolvidos.
7) Ao comparecer ao Hemocentro do HU/UEL para realizar doação de sangue, o doador deverá informar na recepção a qual equipe pertence, para fins de controle. Sem essa informação, o Hemocentro do HU não poderá computar as doações.
8) As atividades de mídia realizadas pelas equipes deverão ser registradas e salvas pelos líderes ou membros das próprias equipes (através de fotografia, ou printscreen), e enviadas ao Hemocentro através do email campanhasangue@uel.br para contagem de pontos. Só as atividades devidamente realizadas, registradas e enviadas pelas equipes ao Hemocentro através do referido canal serão contadas para pontuação.
9) Mensalmente, o Hemocentro do HU/UEL informará as equipes, através de postagem na fanpage do Hemocentro no Facebook, qual foi a pontuação resultante das doações efetivadas (desde que os mesmos tenham sido identificados na recepção) e das atividades de mídia realizadas pela equipe.
10) Valerão pontos as atividades realizadas entre 26 de março e 10 de novembro de 2015.
11) A soma da pontuação resultante das atividades realizadas pelas equipes será fechada em novembro, e a divulgação da pontuação final e da classificação das equipes será realizada durante a Semana Nacional do Doador de Sangue, de 23 a 28 de outubro de 2015.
12) A equipe campeã será premiada com um certificado oficial da UEL + Troféu + Foto Oficial + Homenagem na Semana do Doador + Divulgação na Midia. 
13) Para fins de divulgação na imprensa, não haverá obrigatoriedade da participação de estudantes e professores; no entanto, o Hemocentro do HU divulgará as ações desenvolvidas pelas equipes, sem vínculos pessoais.

 

MÍDIAS SOCIAIS
A seguir, estão listadas as principais recomendações de conduta específicas para as atividades de divulgação da doação de sangue em Mídias Sociais, como forma de orientação ao trabalho das equipes participantes do Trote Solidário Digital 2015. (Este texto foi adaptado do documento “Manual de Conduta em Midias Sociais” da Secretaria de Comunicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - 1ª Edição, 2012.)

Facebook 
• É permitido mencionar em seu perfil que você é estudante de curso da UEL trabalhando pelo Trote Solidário Digital 2015, tentando promover doações de sangue ao Hemocentro do HU;
• Você pode usar fotos em seu perfil pessoal com alguma identificação do Hemocentro, como camisetas e bonés, por exemplo, desde que a imagem não prejudique a reputação ou a identidade visual do Hemocentro;
• Materiais disponíveis no site oficial do Hemocentro (www.uel.br/hu/hemocentro) e na fanpage no Facebook do Hemocentro Regional de Londrina, como imagens, matérias jornalísticas, publicações, podem ser divulgados, referenciados ou mencionados em conversas no Facebook. Também são aceitos materiais obtidos no site do Ministério da Saúde/Coordenação do Sangue (www.saude.gov.br). Mas atenção: dê os créditos aos autores das obras e, sempre que possível, insira o link de onde você retirou a informação;
• Grupos de discussão envolvendo o Hemocentro devem expressar claramente em seu perfil que não são oficiais. Os criadores/administradores devem ser facilmente identificados e comunicar ao Hemocentro suas campanhas previamente; 
• A troca de informações, mesmo em grupos de discussão restritos, deve ser feita com cautela. Se aparecer um comentário passível de resposta de área de atuação do Hemocentro, por favor remeta o usuário ao nosso site oficial e e-mail se necessário (hemocentrohu@uel.br);
• Valorize os perfis oficiais do Hemocentro e interaja com eles. Ofereça sugestões de conteúdos. Se gostou, clique no botão “curtir”, recomende a leitura para quem teria interesse no tema;
• Tenha cuidado para não se expor publicamente e expor colegas de trabalho, parceiros, clientes, em situações vexatórias. Evite entrar em brigas. Debates são valiosos quando feitos com respeito.
• Reconheça diferentes opiniões e leia bem as suas mensagens antes de publicá-las. Elas permanecem na rede por longo tempo e podem ser reproduzidas por outros usuários.

Twitter 
• Não retuíte boatos e rumores sobre o Hemocentro. Não participe de maneira alguma de quaisquer crises relacionadas ao Hemocentro;
• Expresse suas opiniões com respeito e fundamento; você pode usar o nome do Hemocentro em uma etiqueta do Twitter (conhecida como hashtag) para mobilizar outras pessoas a falarem sobre um determinado assunto. A adoção de hashtag deve ser voluntária. Sugira, mas não force as pessoas a repassar a sua etiqueta. Ao criar uma hashtag, pesquise para ver se já não existe uma sobre o mesmo assunto. Se já existir e combinar com o que você tem a divulgar, use a já existente;
• Evite fazer comentários difamatórios, caluniosos e preconceituosos porque compõem provas de crimes em um processo judicial;
• É recomendável incluir na mensagem o “endereço do Twitter” do autor que você citar (ex. @fulano). Assim ele fica sabendo o que foi falado dele e pode iniciar um contato com você. Referenciar corretamente demonstra boa-fé e atrai bons relacionamentos; e você não deixa de ser um agente público quando utiliza as mídias sociais com propósitos pessoais. Não publique material ofensivo e conteúdo pornográfico. Você se expõe e expõe o Hemocentro também se o caso ganhar as manchetes de jornais.

Blogs
• O uso do blog exige planejamento prévio e pessoas com capacidade para alimentá-lo, acompanhar e responder os comentários. Lembre-se disso antes de propor um; 
• Em blogs pessoais relacionados aos temas ou áreas de atuação da Hemocentro, deixe explícito que o conteúdo corresponde à opinião do blogueiro e não à oficial da instituição;
• Quando fizer comentários ou participar de outros blogs falando sobre o Hemocentro, esclareça que aquelas são opiniões pessoais;
• Não antecipe resultados de projetos, a não ser em casos em que a divulgação esteja acordada com o Hemocentro; avalie se uma informação divulgada no seu blog pessoal pode levar o Hemocentro ao descrédito ou gerar outro dano à marca.

YouTube
• Se for produzir um vídeo para o YouTube que fale do Hemocentro, consulte-nos antes de iniciar, em vídeos produzidos envolvendo trabalhos da Empresa, inclua sempre a tag Hemocentro do HU-UEL. Isso facilita o rastreamento de conteúdos da instituição e dá visibilidade para a marca;
• Em todo vídeo que envolva o Hemocentro do HU-UEL (por exemplo, em festas, reuniões, eventos, dependências da instituição) deve-se tomar cuidado para não expor os colegas e a imagem da Instituição;
• Esteja atento também aos vídeos de cunho pessoal que você publica no seu perfil no YouTube. Pessoas de má-fé podem utilizá-los indevidamente e gerar consequências indesejáveis, como mostrar a sua imagem em programas de humor na TV; e
• Saiba que deletar um vídeo não significa que ele foi apagado da internet. O vídeo pode ter sido copiado por outro usuário e estar em diferentes links na rede.

Outras Mídias
• Atividades de promoção da doação de sangue para o Hemocentro do HU/UEL em outras mídias além das citadas acima (exemplo: Instagram, MySpace, Google + etc.) serão avaliadas pelo Hemocentro do HU/UEL caso a caso para avaliar se são passíveis de pontuação.

 

DOAÇÃO DE SANGUE PELOS ESTUDANTES DOS CURSOS ENVOLVIDOS 
1) As equipes inscritas no Trote Solidário Digital poderão agendar dias para fazer doação em grupo (pelo menos 20 pessoas), com atendimento especial no Hemocentro do HU/UEL. Para isso, deverão telefonar para o Hemocentro (3371-2356, Rosane) com antecedência mínima de 2 semanas para realizar o agendamento. A organização dessa coleta agendada e as doações individuais serão pontuadas. Poderão participar os alunos e também outras pessoas convidadas pelos alunos. O Hemocentro estimula que cada curso faça o agendamento dessas campanhas mais de uma vez no ano, para estimular a fidelização dos doadores.
2) Doações individuais realizadas fora dos dias agendados previamente também valerão pontos, mas o doador deverá fazer a sua identificação, na recepção do Hemocentro, como membro de uma das equipes participantes do Trote Solidário Digital, para posterior computação dos pontos pelo Hemocentro.

 

TABELA DE PONTUAÇÃO

 
Item
Pontuação
Doação voluntária única * 5
Segunda doação voluntária no ano 6
Terceira doação voluntária no ano 8
Quarta doação voluntária no ano 10
Preparo de material para divulgação na mídia ou redes sociais (texto, infográfico ou vídeo) com conteudo adequado 5
 "Curtida" das redes sociais 1
 Compartilhamento nas redes sociais 2
Entrevista ou matéria na mídia local/regional (com participação obrigatória do Hemocentro) Jornal: 10 - Rádio:10 -TV:15
Entrevista ou matéria na mídia estadual (com participação obrigatória do Hemocentro) Jornal:15- Rádio:15-TV:20
Entrevista ou matéria na mídia estadual (com participação obrigatória do Hemocentro) Jornal:30 - Rádio:30 -TV:50
Campanha (organização de campanha para trazer grupo de pelo menos 20 candidatos a doador ao Hemocentro, mediante agendamento telefônico prévio) 20 (mais as pontuações das doações como acima)
Outros A definir
* Definida como a apresentação do candidato para doação e passagem pelo processo de pré-triagem e triagem clínica (independente de ser apto ou inapto) - no caso de inaptidão temporária, limitada a no máximo 3 por ano.
 
 

PENALIDADES

 
Item
Pontuação
Divulgação nas redes sociais de material ou informação inadequados (conforme julgamento do Hemocentro) -20
Divulgação em jornal ou rádio de material ou informação inadequados (conforme julgamento do Hemocentro) -50
Divulgação em TV de material ou informação inadequados (conforme julgamento do Hemocentro) -100



© Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10011 | CEP 86057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43) 3328-4440
e-mail: marizasaito@uel.br