Home | Apresentação | Datas | Programa | Inscrições | Resumos e Artigos | Contato | Fotos | CD do Evento

História
Membros do Grupo
Linhas de Pesquisa
LFNA em Números
Parceiros
 


A História e o desenvolvimento do Grupo (GFNA) e do Laboratório de Física Nuclear Aplicada (LFNA) se confundem com a do próprio Departamento de Física (DFis) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), instalado em 17-04-1972.

Em geral é sempre muito difícil montar um grupo de Física no Brasil, e mais difícil ainda se o grupo for experimental.

Nos anos 70/80, dentro do contexto brasileiro da falta de físicos experimentais, que ainda perdura até os dias de hoje, bem como do absoluto predomínio dos centros de pesquisas na região sudeste, foi muito difícil atrair físicos experimentais para a (UEL), bem como suas fixações no interior do Paraná e a suas capacitações.

Por outro lado, em se tratando de um grupo experimental, além da nucleação e capacitação de seus recursos humanos, existe também outra tarefa, tão complicada quanto, a de estruturar, manter e atualizar a infra-estrutura de equipamentos do laboratório. Apesar do discurso, a prática mostra que as agências de fomento nacionais sempre ignoraram os pequenos grupos fora do eixo das instituições que dominam a pesquisa.

Se em nível nacional as condições de contorno não foram favoráveis, em nível estadual as coisas não foram diferentes.

Na UEL, com a criação da antiga Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação, hoje Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, passou haver apoio financeiro para projetos de pesquisas, apesar dos altos e baixos com complicadores, como a altas inflações dos anos 80/90, e com algumas parcerias com outras Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa no Brasil, conseguimos, com muita dificuldade, montar o LFNA.

Cabe aqui ressaltar, o que julgamos muito importante, a formação de recursos humanos. Fomos os pioneiros na introdução das atividades de Iniciação Científica na UEL (em 1978) e hoje vários ex-alunos são docentes na UEL e em outras IES, inclusive nucleando novos grupos de física nuclear aplicada.

Gostaríamos de salientar, que dos três prêmios estaduais de Ciência e Tecnologia entregues para a área de Ciências Exatas e da Terra, desde a criação desta premiação, para a categoria de estudantes (que foi extinta há alguns anos), dois deles foram concedidos para alunos de Iniciação Científica do GFNA.

Mais recentemente, com a criação da Pós-Graduação Stricto Sensu no DFis (Mestrado em 1996 e Doutorado em 2000) o LFNA vem contribuindo para a formação de mestres e doutores. Até o momento já foram defendidas 18 dissertações de Mestrado e duas teses de Doutorado, dentro das linhas de pesquisa do LFNA.


© 2007  Lab. de Física Nuclear Aplicada     Departamento de Física    UEL