Desenho de Jules Grandjouan, publicado como capa da edição especial do periódico L´Assiette au Beurre (Paris, 28-4-1906), a propósito da bandeira central de luta naquele Primeiro de Maio. A gravura foi publicada pela primeira vez no Brasil, pela Editora Kairós, na capa de O direito à Preguiça, de Paul Lafargue.


Projetos_________________

Em andamento:

 

Políticas do Governo Lula para a Educação a Distância:
O Projeto Escola Técnica Aberta do Brasil - e-Tec Brasil/Paraná

Resumo:

Com este projeto, uma equipe de 18 professores pesquisadores, composta por doutores, mestrandos e estudantes de graduação, propõe pesquisa dos Cursos - Secretariado e em Gestão Pública do Programa e-TEC Brasil, ofertados a distância pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná. O Programa e – TEC Brasil, compõe o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 24 de abril de 2007 pelo Ministério da Educação (MEC) que contou com grande apoio da sociedade civil. A pesquisa, ora proposta, será levada a cabo, num trabalho em parceria do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado e Políticas Educacionais do Programa de Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, instituição que oferta os cursos, Universidade Estadual de Londrina (UEL) pela participação de pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, Tempo Livre e Educação (MHTLE) e Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED). Metolologicamente fundamentado em uma abordagem interdisciplinar, lançando mão de fontes documentais, empíricas e bibliográficas, este projeto de pesquisa objetiva: estudar, explicitar e divulgar o sentido que estes cursos, ofertados a distância, têm para trabalhadores de outras regiões que não os centros de conhecimento das grandes cidades do Brasil, o aprender e o titular-se. Recorrendo a um lógica indutiva pretende-se, também, concorrer para o estudo das políticas de Educação a Distância (EaD) do Governo Lula.

mais informações

---------------------------------------------------------------

Os ciclos dos estudos do lazer e o contexto de expansão do capitalismo monopolista no Brasil (1891-2008)

Resumo:

Compreendendo que [...] Se não se domina o conhecido, não é possível detectar o não conhecido [...] (Savianni, 1987, p. 51) temos empreendido amplo levantamento, catalogação, compilação, análise e sistematização da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no brasil. Este processo tem viabilizado a produção de um arquivo eletrônico em processo de preparação para Disponibilização on line, ao qual temos chamado ARELB (arquivo referente aos estudos do lazer no Brasil), contendo, até aqui, 2641 trabalhos catalogados entre 1891-2006. Este amplo levantamento e sua organização em banco de dados eletrônico, a partir dos modernos recursos da informática, têm permitido reconhecer as características gerais dos estudos do lazer no Brasil entre os anos de 1891 e 2008, quanto (1) ao fluxo da produção do conhecimento; (2) à polissemia e paráfrase das expressões utilizadas para identificá-la; (3) principais autores, temáticas e problemáticas privilegiadas, com a clara (4) identificação dos períodos históricos nos quais esta produção está se desenvolvendo, configurando-se (5) ciclos históricos internos à produção. O banco permite ainda a identificação dos (6) principais referencias teóricos adotados, configurando-se em uma ferramenta valorosa para estudos da orientação ontológica, gnosiológica e teleológica desta produção. Neste estudo, pretende-se reconhecer qual a realidade concreta e histórica que explica, no Brasil, a preocupação com a ocupação do tempo livre com conseqüente produção do conhecimento que visa responder ao que é reconhecido como necessidade de proposição de práticas e de formação profissional. Trata-se de precisar, no seio dos conflitos para a implementação do projeto de desenvolvimento do Brasil, os interesses que vão determinar a configuração de uma política de ocupação do tempo livre, configurando-se a produção do conhecimento referente aos estudos do lazer. Trata-se, ainda, de precisar as transformações nestes interesses que vão impulsionando transformações na produção do conhecimento no âmbito dos estudos do lazer, explicitando os nexos entre os ciclos da produção do conhecimento e as transformações econômico-políticas mais amplas que vão ocorrer no Brasil a partir dos marcos históricos Abolição da escravatura/fim do regime monárquico início do regime republicano.

mais informações

---------------------------------------------------------------

Pressupostos ontológicos gnosiológicos e axiológicos da concepção materialista e dialética da história contribuições para a formação em Educação Física

Resumo:

Partindo do pressuposto de que as concepções teórico-metodológicas determinam a delimitação dos problemas de pesquisa, a formação e a atuação, este estudo problematiza o predomínio da formação em educação física assentada nas concepções positivista e fenomenológica, destacando a necessidade de apropriação da concepção materialista e dialética da história - o marxismo - Enquanto um referencial que viabiliza o reconhecimento da totalidade das relações nas quais inscreve-se a formação/atuação em educação física. O presente projeto de pesquisa propõe estudar os pressupostos da concepção materialista e dialética da história com vistas a (1) identificar as condições históricas que a viabilizam; (2) identificar os pressupostos ontológicos, Gnosiológicos e axiológicos que a norteiam, (3) pontuar os saltos que esta concepção permite em relação ao positivismo e à fenomenologia no que toca à abordagem da totalidade dos fatos que interferem na formação e atuação profissional; (4) apresentar a síntese das contribuições desta perspectiva teórica para a compreensão da problemática da formação. Os objetivos estipulados acima pedem a realização de pesquisa no campo das teorias do conhecimento, o que pede a apropriação de referencial bibliográfico já produzido sobre as teorias do conhecimento, assim como do debate acumulado acerca das possibilidades e limites das diferentes concepções teóricas. Configura-se, portanto, esta pesquisa, como bibliográfica, propondo a revisão das obras que (1) estruturam e explicam a concepção materialista e dialética da história; (2) debatem as possibilidades e limites da concepção materialista e dialética da história enquanto teoria do conhecimento; (3) debatem as categorias centrais do marxismo; (4) situam a obra de Marx e Engels no tempo histórico; (5) procuram explicar o desenvolvimento do marxismo no pensamento de cada um dos autores.

mais informações

---------------------------------------------------------------

 

Levantamento, catalogação e análise da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil - século XX e XXI

Resumo:

Qualquer projeto de pesquisa carece, como primeira etapa, de um levantamento da produção do conhecimento pré-existente. Os projetos que visam debruçar-se sobre a problemática do lazer deparam-se com a dispersão da produção do conhecimento pelos instrumentos de disseminação das áreas que pesquisam esta problemática (sociologia, educação física, turismo e hotelaria, história, psicologia, comunicação). O projeto objetiva o levantamento, análise e catalogação da produção do conheicmento referente aos estudos do lazer no Brasil e sua diseminação em banco de dados eletrônico a ser dispoinibilizado pela internet. Já iniciado, o processo de levantamento se´ra realizado tomadno-se os bandos de dados eletrônicos oriundos (1) de pesquisas desenvolvidas e minstituições de ensino superior, (2) das bibliotecas das universidades públicas federais e estaduais, (3) da plataforma lattes. Trata-se de projeto de sistematização com perspectivas de contribuição para a administração pública municipal, estadual e federal e para a produção do conhecimento científico nacional e internacional.

Mais informações
Agenda

 


Concluídos:

 

Princípios orientadores das políticas de formação e do trabalho de professores no Brasil

Resumo:

Assistimos, nestas últimas três décadas, a um crescente interesse, expresso nos debates e nas pesquisas, sobre o tema formação de professores e trabalho docente. Este projeto de pesquisa propõe-se fazer contribuições a este campo e busca  perguntar e  responder a: que princípios ontológicos e gnosiológicos têm orientado as políticas de formação e do trabalho de professores desde a criação das Escolas Normais aos tempos atuais?

mais informações
Agenda
Relatório Final

---------------------------------------------------------------

 

Estudo da categoria modo de produção da existência na obra de Marx Engels e suas implicações para a compreensão da problemática do lazer

Resumo:

O estado da arte na produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil evidencia íntimas conexões entre a implementação de políticas públicas voltadas à recreação e ao lazer da classe operária e a produção de conhecimento - trata-se da garantia de ocupação do temeroso tempo livre gerado como consequência das contraditórias relações de classe no Brasil. Esta íntima conexão coloca aos pesquisadores da problemática do lazer o enfrentamento do contexto político econômico em que se deflaga a preocupação com esta problemática no Brasil. O projeto visa à revisão da obra de Marx e Engels com vistas à localização da estrutura explicativa da noção de modo de produção da existência, através da análise da crítica dos autores ao modo capitalista de produção da existência. Simultaneamente, visa a compreensão do contexto político econômico que configura as repercussões do capitalismo monopolista e imperialista em todo o mundo e, especificamente, nas primeiras 6 décadas do século XX no Brasil, a fim de explicar os fundamentos da preocupação com a prática social, as políticas públicas e a produção do conhecimento referente aos estudos do lazer neste período.

Mais informações
Agenda
Relatório Final

---------------------------------------------------------------

A Solidão de LENIN

Resumo:

O presente estudo será elaborado a partir da leitura analítica de um conjunto de trechos seletos de diferentes obras de Lenin, notadamente dentre aquelas escritas entre 1892 e 1919, que, a meu juízo, foram deixadas à inclemente ação da poeira do tempo e à atividade inominável e ensandecida de “traças” acríticas servis que executam o serviço sujo que os “críticos” não têm coragem de fazer às claras, ou seja, negar a história da humanidade em sua totalidade. O que me move à construção do presente estudo é: em primeiro lugar, retomar as glosas da obra de Lenin sobre o marxismo e suas categorias e a crítica leninista ao empiriocriticismo, sem deixar de apontar o seu acerto de contas com os intelectuais universitários que atuavam no processo de transformação da sociedade russa em território sem lei a atender os dissolutos e dantescos interesses do imperialismo; e, em segundo lugar, reportar que os intelectuais das universidades estatais brasileiras, salvo raras exceções, estão subsumidos aos interesses da burguesia industrial, financeira e fundiária, praticando a mesma e atroz política de transformação do território brasileiro em terra de ninguém, apenas atendendo as hediondas demandas dos modernos flibusteiros de bandeira norte-americana via Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional."

Pesquisador: Francisco Máuri de Carvalho
Projeto cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação -UFES
número: 301/2007
Relatório final


PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

Projetos IC - em andamento:

 

A produção do conhecimento sobre formação de professores de educação física no nordeste do Brasil
- a produção do grupo LEPEL UFBA -

Resumo:

O conhecimento do estado da arte na produção do conhecimento em um dado campo do saber é um passo essencial para a identificação das problemáticas significativas ainda não investigadas. Considerando-se as demandas (1) da linha de pesquisa trabalho e formação, em andamento no Programa de Pós-graduação – Mestrado – conveniado UEM/UEL, em fase de consolidação e (2) da formação de profissionais de educação física em nível de bacharelado e licenciatura, torna-se essencial realizar um exaustivo levantamento catalogação e progressiva análise da produção com a finalidade de levantar problemáticas significativas a serem investigadas por graduandos, especializandos e mestrandos interessados na problemática da formação. Este trabalho de Iniciação Científica – configurando-se como monografia de base – compõe um conjunto de estudos que vêm sendo desenvolvidos pelo grupo Marxismo, História, Tempo Livre e Educação, com vistas à produção articulada de uma consistente base teórica que partindo de uma teoria social, apóie-se sobre uma teoria do conhecimento e uma teoria pedagógica para lastrear a formação de professores de educação física na UEL. Objetiva-se analisar a produção sobre formação de professores produzida pelo Grupo LEPEL sediado na Universidade Federal da
Bahia. Este grupo é selecionado em virtude da longa tradição de estudos sobre a formação de professores de educação física em uma perspectiva marxista. Pretende-se reconhecer a teoria, a pedagogia que vem sedo desenvolvida neste grupo, e as implicações práticas desta teoria na educação baiana, avaliando as possíveis contribuições que traz para o avanço da pedagogia marxista.

Bolsista de Iniciação Científica PROIC– UEL
Pabrine Amanda Laurindo
Em andamento

---------------------------------------------------------------

Levantamento e catalogação da produção do conhecimento sobre formação profissional e de professores em educação física no Brasil
- teses e dissertações -

Resumo:

O conhecimento do estado da arte na produção do conhecimento em um dado campo do saber é um passo essencial para a identificação das problemáticas significativas ainda não investigadas. Considerando-se as demandas (1) da linha de pesquisa trabalho e formação, em andamento no Programa de Pós-graduação – Mestrado – conveniado UEM/UEL, em fase de consolidação e (2) da formação de profissionais de educação física em nível de bacharelado e licenciatura, torna-se essencial realizar um exaustivo levantamento catalogação e progressiva análise da produção com a finalidade de levantar problemáticas significativas a serem investigadas por graduandos, especializandos e mestrandos interessados na problemática da formação. Este trabalho de Iniciação Científica – configurando-se como monografia de base – compõe um conjunto de estudos que vêm sendo desenvolvidos pelo grupo Marxismo, História, Tempo Livre e Educação, com vistas à produção articulada de uma consistente base teórica que partindo de uma teoria social (o marxismo), apóie-se sobre uma teoria do conhecimento (histórico-social) e uma teoria pedagógica (a pedagogia histórico crítica) para lastrear a formação de professores de educação física na UEL. Objetiva-se, especificamente, levantar e catalogar as teses e dissertações que tratam da problemática formação profissional e de professores em educação física no Brasil produzidas por Universidades Brasileiras com vistas a constituir um banco de referências. Esta catalogação será realizada a partir do Banco de Teses e Dissertações da CAPES e dos Bancos de Teses e Dissertações que cada uma das Universidades disponibilizam em seus portais institucionais. Os dados serão catalogados em uma planilha ACCES e, posteriormente, analisados, de modo a produzir-se uma sistematização quanto (1) às principais Universidades que se dedicam à temática formação em educação física no Brasil; (2) quais as temáticas que vêm sendo mais privilegiadas pela produção; (3) quais os principais autores que estão se dedicando ao tema; (4) qual o período histórico no qual vem sendo desenvolvida a produção brasileira. Configura-se, portanto, como uma pesquisa bibliográfica e exploratória.


Bolsista de Iniciação Científica PROIC– UEL
Artur Vinícius de Souza Damas
Em andamento

---------------------------------------------------------------

Produção do conhecimento referente a lazer e educação: análise crítica

Resumo:

Há no Brasil um conjunto de estudos dedicados à compreensão da problemática do lazer, reconhecidos genericamente como estudos do lazer, que vêm sendo vertiginosamente expandidos nos últimos 39 anos. O Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação (MHTLE) vem realizando um amplo levantamento desta produção, dando continuidade àquele levantamento iniciado por Peixoto (2007), em sua tese de doutoramento. O estudo vem sendo expandido com o auxílio de bolsistas de iniciação científica e inclusão social pelo CNPq e Fundação Araucária. Este sub-projeto trata do Levantamento, catalogação e análise da produção do conhecimento referente à temática lazer e educação, que vem sendo desenvolvido pela bolsista de Inclusão Social da Fundação Araucária, Edineia Silvino Braz. Pergunta-se como estes estudos do lazer estão enfocando a relação entre lazer e educação, quais os autores que estão se dedicando à temática; quais as problemáticas privilegiadas; quais os pressupostos que estão orientando estes estudos; quais as justificativas apresentadas para a expansão destes estudos e qual a relação desta expansão com a conjuntura mais ampla da formação social brasileira. Como resultados da primeira etapa de estudos, desenvolvida entre maio e outubro de 2009, o levantamento e a catalogação das obras, entre os estudos do lazer, que tratam da temática lazer e educação, permitiu, em apenas 04 meses, localizar 163 trabalhos entre livros, capítulos de livros, trabalhos completos apresentados em eventos e artigos disseminados em periódicos nacionais e internacionais. Verifica-se a necessidade de continuidade deste levantamento, que permitiu a expansão do Banco de Dados ARELB de 2674 para 3237 trabalhos. Este subprojeto objetiva, especificamente, (1) dar continuidade ao levantamento e catalogação dos estudos do lazer que tratam da temática lazer e educação; assim como realizar a análise crítica desta produção identificando (2) os referenciais teórico-metodológicos privilegiados; (3) a explicação dos ciclos e o volume desta produção do conhecimento em diferentes momentos da história do Brasil; (4) os vínculos desta produção com a conjuntura histórica nacional.

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq – UEL (set./2009)
Ednéia Silvino Braz
Em andamento

---------------------------------------------------------------

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI): Criação e propostas educativas / Contribuições à formação social brasileira

Bolsista de Iniciação Científica (ago/2009 a julho/2010)
Filipe Pêgo Camargo
Em andamento

---------------------------------------------------------------

Levantamento, catalogação e análise da produção do conhecimento referente aos jogos, brinquedos e brincadeiras (1969-2010) a partir do banco de dados ARELB e da Plataforma LATTES.

O levantamento da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil demonstra expansão vertiginosa durante o século XX e início do século XXI. Verifica-se a necessidade de organização de banco de dados específico que viabilize o acesso a esta produção com vistas ao mapeamento do estado da arte necessário à identificação de problemáticas significativas ainda não abordadas pela literatura especializada. Este subprojeto compõe o projeto Levantamento, catalogação e análise da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil, objetivando, especificamente, levantar o estado da arte da produção do conhecimento referente à temática jogos, brinquedos e brincadeiras no período compreendido entre 1969 e 2010, reconhecido como segundo, terceiro e quarto ciclos dos estudos do lazer no Brasil. Espera-se identificar os (1) títulos, (2) os autores, (3) as motivações que levam à preocupação com a produção de acervo sobre esta temática, (3) o contexto histórico no qual este movimento ocorre.

Kariza Rafaela do Nascimento
Projeto
em andamento

---------------------------------------------------------------

Projetos IC - concluídos:

 

Levantamento e catalogação da produção bibliográfica referente ao futebol no Brasil

Sabe-se que o conhecimento do estado da arte sobre um determinado campo do saber é passo essencial para a identificação das problemáticas significativas ainda não investigadas. Assim este projeto levantou e catalogou as obras que tratam da problemática do futebol em vista a constituir um banco de referências que viabilize o acesso a esta produção. Esperou-se identificar os autores; as principais problemáticas selecionadas pelos autores; os referenciais teóricos-metológicos privilegiados; o volume desta produção; os vínculos dessa produção com a conjuntura histórica nacional.

Bolsista Inclusão Social/Fundação Araucária
André Xavier da Silva
Relatório Final

---------------------------------------------------------------

A crítica da educação e do ensino na obra de Marx e Engels e a educação física


No processo de estruturação de sua obra, e da crítica a tudo que existe, Marx e Engels empreenderam a crítica de conjunto ao modo capitalista de produção. Neste processo de crítica assumiu centralidade a crítica do processo e das condições de trabalho e que estava submetida a classe trabalhadora, assim como ao processo de sua formação. Esta crítica vai delineando concepções de educação e de ensino nas quais estão presentes concepções de Educação Física. Este projeto de iniciação científica visa estudar estas concepção reconhecendo na crítica que Marx e Engels elaboram ao capitalismo, os nexos e contradições nos quais situam a educação e a educação física. Entende-se que a apropriação desta crítica é central para a configuração de uma educação para além do capital.

Bolsista de Iniciação Científica Fundação Araucária (ago/2009 a julho/2010) – Victor Renato Gutman
Projeto:
Relatório Final

---------------------------------------------------------------

Referenciais teóricos para a explicação da abordagem da temática trabalho x lazer: modo de produção como eixo.

O levantamento da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil demonstra expansão vertiginosa da produção do conhecimento sobre esta temática durante o século XX e início do século XXI. No contexto desta produção, encontramos estudos que tratam da problemática trabalho x lazer identificando profundas fragilidades teóricas no que toca à explicação ontológica dos fundamentos desta relação: o que são trabalho, lazer e como se produzem. Este projeto de Iniciação Científica promove incursões introdutórias sobre as noções de modo de produção, trabalho, jornada de trabalho e tempo livre do trabalho na obra de Marx e Engels, com vistas à apreensão das possibilidades explicativas para o lazer enquanto práticas e políticas que visam o preenchimento do tempo livre.

Bolsista de Iniciação Científica CNPq (ago/2009 a julho/2010) –
Andrei Panhan Manconi
Projeto:
Relatório Final

---------------------------------------------------------------

Levantamento, catalogação e análise da produção do conhecimento referente à relação trabalho x lazer nos estudos do lazer no Brasil
(1980-2000).

O levantamento da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil demonstra expansão vertiginosa durante o século XX e início do século XXI. Verifica-se a necessidade de organização de banco de dados específico que viabilize o acesso a esta produção com vistas ao mapeamento do estado da arte necessário à identificação de problemáticas significativas ainda não abordadas pela literatura especializada. Este subprojeto compõe o projeto Levantamento, catalogação e análise da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil, objetivando, especificamente, levantar o estado da arte na produção do conhecimento que discute a temática trabalho e lazer. Espera-se identificar (1) os autores; (2) as principais problemáticas selecionadas pelos autores; (3) os referenciais teórico-metodológicos privilegiados; (4) os ciclos e o volume desta produção do conhecimento em diferentes momentos da história do Brasil; (5) os vínculos desta produção com a conjuntura histórica nacional.

Bolsistas de Iniciação Científica Fundação Araucária (ago/2008 a julho/2009) – Vanessa da Silva Guilherme/Andrei Panhan Manconi
Projeto:
Relatório Final

---------------------------------------------------------------

 

Levantamento, catalogação e análise da produção do conhecimento referente ao estudo das festas a partir do banco de dados ARELB
(1995-2004)

O levantamento da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil demonstra expansão vertiginosa durante o século XX e início do século XXI. Verifica-se a necessidade de organização de banco de dados específico que viabilize o acesso a esta produção com vistas ao mapeamento do estado da arte necessário à identificação de problemáticas significativas ainda não abordadas pela literatura especializada. Este subprojeto compõe o projeto Levantamento, catalogação e análise da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil, objetivando, especificamente, levantar o estado da arte da produção do conhecimento referente ao estudo das festas, enquanto práticas próprias do tempo livre para o lazer, no período compreendido entre 1995-2004, reconhecido como quarto ciclo dos estudos do lazer no Brasil. Espera-se identificar (1) os títulos disponíveis na atualidade, (2) os autores, (3) as motivações que levam à preocupação com a produção de acervo sobre esta temática, (3) o contexto histórico no qual a preocupação com a temática ocorre.

Bolsistas de Inclusão Social Fundação Araucária (ago/2008 a julho/2009) – Vânia Cristina Rocha
Projeto
Relatório Final

---------------------------------------------------------------


Levantamento, catalogação e análise da produção do conhecimento referente aos jogos (1891-1968) a partir do banco de dados ARELB.

O levantamento da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil demonstra expansão vertiginosa durante o século XX e início do século XXI. Verifica-se a necessidade de organização de banco de dados específico que viabilize o acesso a esta produção com vistas ao mapeamento do estado da arte necessário à identificação de problemáticas significativas ainda não abordadas pela literatura especializada. Este subprojeto compõe o projeto Levantamento, catalogação e análise da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil, objetivando, especificamente, levantar o estado da arte da produção do conhecimento referente à temática jogos no período compreendido entre 1891-1968, reconhecido como primeiro ciclo dos estudos do lazer no Brasil. Espera-se identificar os (1) títulos, (2) os autores, (3) as motivações que levam à preocupação com a produção de acervo sobre esta temática, (3) o contexto histórico no qual este movimento ocorre.

Bolsistas de Inclusão Social Fundação Araucária (ago/2008 a julho/2009) – Francielle Amaral
Projeto
Relatório Final

 

---------------------------------------------------------------

 

Levantamento, catalogação e análise da produção do conhecimento referente à temática lazer x educação no âmbito dos estudos do lazer no Brasil (1889-2009).

O levantamento da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil demonstra expansão vertiginosa durante o século XX e início do século XXI. Verifica-se a necessidade de organização de banco de dados específico que viabilize o acesso a esta produção com vistas ao mapeamento do estado da arte necessário à identificação de problemáticas significativas ainda não abordadas pela literatura especializada. Este subprojeto compõe o projeto Levantamento, catalogação e análise da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil, objetivando, especificamente, levantar o estado da arte na produção do conhecimento que discute a temática lazer e educação. Espera-se identificar (1) os autores; (2) as principais problemáticas selecionadas pelos autores; (3) os referenciais teórico-metodológicos privilegiados; (4) os ciclos e o volume desta produção do conhecimento em diferentes momentos da história do Brasil; (5) os vínculos desta produção com a conjuntura histórica nacional.

Bolsistas de Inclusão Social Fundação Araucária (ago/2008 a julho/2009) – Ednéia Silvino Braz
Projeto
Relatório Final

 


PROJETOS DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM ANDAMENTO

Produção do conhecimento referente á formação profissional em Educação Física no Brasil

Mestranda: Juliana R. Orthmeyer


 


Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Londrina
Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação - MHTLE
telefone: (43) 3371-4044
e-mail: mhtle@yahoo.com.br
-----------------------
Site desenvolvido por: Priscilla Maia da Silva

créditos da imagem