Em
andamento:
Políticas
do Governo Lula para a Educação a Distância:
O Projeto Escola Técnica Aberta do Brasil - e-Tec Brasil/Paraná
Resumo:
Com este projeto, uma
equipe de 18 professores pesquisadores, composta por doutores,
mestrandos e estudantes de graduação, propõe
pesquisa dos Cursos - Secretariado e em Gestão Pública
do Programa e-TEC Brasil, ofertados a distância pelo
Instituto Federal de Educação Ciência
e Tecnologia do Paraná. O Programa e – TEC Brasil,
compõe o Plano de Desenvolvimento da Educação
(PDE), lançado em 24 de abril de 2007 pelo Ministério
da Educação (MEC) que contou com grande apoio
da sociedade civil. A pesquisa, ora proposta, será
levada a cabo, num trabalho em parceria do Grupo de Estudos
e Pesquisas Estado e Políticas Educacionais do Programa
de Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP),
Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Paraná, instituição que
oferta os cursos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
pela participação de pesquisadores do Grupo
de Estudos e Pesquisas Marxismo, Tempo Livre e Educação
(MHTLE) e Secretaria de Educação do Estado do
Paraná (SEED). Metolologicamente fundamentado em uma
abordagem interdisciplinar, lançando mão de
fontes documentais, empíricas e bibliográficas,
este projeto de pesquisa objetiva: estudar, explicitar e divulgar
o sentido que estes cursos, ofertados a distância, têm
para trabalhadores de outras regiões que não
os centros de conhecimento das grandes cidades do Brasil,
o aprender e o titular-se. Recorrendo a um lógica indutiva
pretende-se, também, concorrer para o estudo das políticas
de Educação a Distância (EaD) do Governo
Lula.
mais
informações
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Os
ciclos dos estudos do lazer e o contexto de expansão
do capitalismo monopolista no Brasil (1891-2008)
Resumo:
Compreendendo que [...]
Se não se domina o conhecido, não é possível
detectar o não conhecido [...] (Savianni, 1987, p.
51) temos empreendido amplo levantamento, catalogação,
compilação, análise e sistematização
da produção do conhecimento referente aos estudos
do lazer no brasil. Este processo tem viabilizado a produção
de um arquivo eletrônico em processo de preparação
para Disponibilização on line, ao qual temos
chamado ARELB (arquivo referente aos estudos do lazer no Brasil),
contendo, até aqui, 2641 trabalhos catalogados entre
1891-2006. Este amplo levantamento e sua organização
em banco de dados eletrônico, a partir dos modernos
recursos da informática, têm permitido reconhecer
as características gerais dos estudos do lazer no Brasil
entre os anos de 1891 e 2008, quanto (1) ao fluxo da produção
do conhecimento; (2) à polissemia e paráfrase
das expressões utilizadas para identificá-la;
(3) principais autores, temáticas e problemáticas
privilegiadas, com a clara (4) identificação
dos períodos históricos nos quais esta produção
está se desenvolvendo, configurando-se (5) ciclos históricos
internos à produção. O banco permite
ainda a identificação dos (6) principais referencias
teóricos adotados, configurando-se em uma ferramenta
valorosa para estudos da orientação ontológica,
gnosiológica e teleológica desta produção.
Neste estudo, pretende-se reconhecer qual a realidade concreta
e histórica que explica, no Brasil, a preocupação
com a ocupação do tempo livre com conseqüente
produção do conhecimento que visa responder
ao que é reconhecido como necessidade de proposição
de práticas e de formação profissional.
Trata-se de precisar, no seio dos conflitos para a implementação
do projeto de desenvolvimento do Brasil, os interesses que
vão determinar a configuração de uma
política de ocupação do tempo livre,
configurando-se a produção do conhecimento referente
aos estudos do lazer. Trata-se, ainda, de precisar as transformações
nestes interesses que vão impulsionando transformações
na produção do conhecimento no âmbito
dos estudos do lazer, explicitando os nexos entre os ciclos
da produção do conhecimento e as transformações
econômico-políticas mais amplas que vão
ocorrer no Brasil a partir dos marcos históricos Abolição
da escravatura/fim do regime monárquico início
do regime republicano.
mais
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Pressupostos
ontológicos gnosiológicos e axiológicos
da concepção materialista e dialética
da história contribuições para a formação
em Educação Física
Resumo:
Partindo do pressuposto
de que as concepções teórico-metodológicas
determinam a delimitação dos problemas de pesquisa,
a formação e a atuação, este estudo
problematiza o predomínio da formação
em educação física assentada nas concepções
positivista e fenomenológica, destacando a necessidade
de apropriação da concepção materialista
e dialética da história - o marxismo - Enquanto
um referencial que viabiliza o reconhecimento da totalidade
das relações nas quais inscreve-se a formação/atuação
em educação física. O presente projeto
de pesquisa propõe estudar os pressupostos da concepção
materialista e dialética da história com vistas
a (1) identificar as condições históricas
que a viabilizam; (2) identificar os pressupostos ontológicos,
Gnosiológicos e axiológicos que a norteiam,
(3) pontuar os saltos que esta concepção permite
em relação ao positivismo e à fenomenologia
no que toca à abordagem da totalidade dos fatos que
interferem na formação e atuação
profissional; (4) apresentar a síntese das contribuições
desta perspectiva teórica para a compreensão
da problemática da formação. Os objetivos
estipulados acima pedem a realização de pesquisa
no campo das teorias do conhecimento, o que pede a apropriação
de referencial bibliográfico já produzido sobre
as teorias do conhecimento, assim como do debate acumulado
acerca das possibilidades e limites das diferentes concepções
teóricas. Configura-se, portanto, esta pesquisa, como
bibliográfica, propondo a revisão das obras
que (1) estruturam e explicam a concepção materialista
e dialética da história; (2) debatem as possibilidades
e limites da concepção materialista e dialética
da história enquanto teoria do conhecimento; (3) debatem
as categorias centrais do marxismo; (4) situam a obra de Marx
e Engels no tempo histórico; (5) procuram explicar
o desenvolvimento do marxismo no pensamento de cada um dos
autores.
mais
informações
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Levantamento,
catalogação e análise da produção do conhecimento referente
aos estudos do lazer no Brasil - século XX e XXI
Resumo:
Qualquer projeto de
pesquisa carece, como primeira etapa, de um levantamento da
produção do conhecimento pré-existente.
Os projetos que visam debruçar-se sobre a problemática
do lazer deparam-se com a dispersão da produção
do conhecimento pelos instrumentos de disseminação
das áreas que pesquisam esta problemática (sociologia,
educação física, turismo e hotelaria,
história, psicologia, comunicação). O
projeto objetiva o levantamento, análise e catalogação
da produção do conheicmento referente aos estudos
do lazer no Brasil e sua diseminação em banco
de dados eletrônico a ser dispoinibilizado pela internet.
Já iniciado, o processo de levantamento se´ra
realizado tomadno-se os bandos de dados eletrônicos
oriundos (1) de pesquisas desenvolvidas e minstituições
de ensino superior, (2) das bibliotecas das universidades
públicas federais e estaduais, (3) da plataforma lattes.
Trata-se de projeto de sistematização com perspectivas
de contribuição para a administração
pública municipal, estadual e federal e para a produção
do conhecimento científico nacional e internacional.
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Agenda
Concluídos:
Princípios
orientadores das políticas de formação
e do trabalho de professores no Brasil
Resumo:
Assistimos,
nestas últimas três décadas, a um crescente
interesse, expresso nos debates e nas pesquisas, sobre o tema
formação de professores e trabalho docente.
Este projeto de pesquisa propõe-se fazer contribuições
a este campo e busca perguntar e responder a:
que princípios ontológicos e gnosiológicos
têm orientado as políticas de formação
e do trabalho de professores desde a criação
das Escolas Normais aos tempos atuais?
mais
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Agenda
Relatório
Final
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Estudo
da categoria modo de produção da existência na obra de Marx
Engels e suas implicações para a compreensão da problemática
do lazer
Resumo:
O estado da arte na
produção do conhecimento referente aos estudos
do lazer no Brasil evidencia íntimas conexões
entre a implementação de políticas públicas
voltadas à recreação e ao lazer da classe
operária e a produção de conhecimento
- trata-se da garantia de ocupação do temeroso
tempo livre gerado como consequência das contraditórias
relações de classe no Brasil. Esta íntima
conexão coloca aos pesquisadores da problemática
do lazer o enfrentamento do contexto político econômico
em que se deflaga a preocupação com esta problemática
no Brasil. O projeto visa à revisão da obra
de Marx e Engels com vistas à localização
da estrutura explicativa da noção de modo de
produção da existência, através
da análise da crítica dos autores ao modo capitalista
de produção da existência. Simultaneamente,
visa a compreensão do contexto político econômico
que configura as repercussões do capitalismo monopolista
e imperialista em todo o mundo e, especificamente, nas primeiras
6 décadas do século XX no Brasil, a fim de explicar
os fundamentos da preocupação com a prática
social, as políticas públicas e a produção
do conhecimento referente aos estudos do lazer neste período.
Mais
informações
Agenda
Relatório
Final
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A
Solidão de LENIN
Resumo:
O presente estudo será
elaborado a partir da leitura analítica de um conjunto
de trechos seletos de diferentes obras de Lenin, notadamente
dentre aquelas escritas entre 1892 e 1919, que, a meu juízo,
foram deixadas à inclemente ação da poeira
do tempo e à atividade inominável e ensandecida
de “traças” acríticas servis que
executam o serviço sujo que os “críticos”
não têm coragem de fazer às claras, ou
seja, negar a história da humanidade em sua totalidade.
O que me move à construção do presente
estudo é: em primeiro lugar, retomar as glosas da obra
de Lenin sobre o marxismo e suas categorias e a crítica
leninista ao empiriocriticismo, sem deixar de apontar o seu
acerto de contas com os intelectuais universitários
que atuavam no processo de transformação da
sociedade russa em território sem lei a atender os
dissolutos e dantescos interesses do imperialismo; e, em segundo
lugar, reportar que os intelectuais das universidades estatais
brasileiras, salvo raras exceções, estão
subsumidos aos interesses da burguesia industrial, financeira
e fundiária, praticando a mesma e atroz política
de transformação do território brasileiro
em terra de ninguém, apenas atendendo as hediondas
demandas dos modernos flibusteiros de bandeira norte-americana
via Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional."
Pesquisador: Francisco Máuri
de Carvalho
Projeto cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
-UFES
número: 301/2007
Relatório
final
PROJETOS DE
INICIAÇÃO CIENTÍFICA:
Projetos IC
- em andamento:
A
produção do conhecimento sobre formação
de professores de educação física no
nordeste do Brasil
- a produção do grupo LEPEL UFBA -
Resumo:
O conhecimento do estado
da arte na produção do conhecimento em um dado
campo do saber é um passo essencial para a identificação
das problemáticas significativas ainda não investigadas.
Considerando-se as demandas (1) da linha de pesquisa trabalho
e formação, em andamento no Programa de Pós-graduação
– Mestrado – conveniado UEM/UEL, em fase de consolidação
e (2) da formação de profissionais de educação
física em nível de bacharelado e licenciatura,
torna-se essencial realizar um exaustivo levantamento catalogação
e progressiva análise da produção com
a finalidade de levantar problemáticas significativas
a serem investigadas por graduandos, especializandos e mestrandos
interessados na problemática da formação.
Este trabalho de Iniciação Científica
– configurando-se como monografia de base – compõe
um conjunto de estudos que vêm sendo desenvolvidos pelo
grupo Marxismo, História, Tempo Livre e Educação,
com vistas à produção articulada de uma
consistente base teórica que partindo de uma teoria
social, apóie-se sobre uma teoria do conhecimento e
uma teoria pedagógica para lastrear a formação
de professores de educação física na
UEL. Objetiva-se analisar a produção sobre formação
de professores produzida pelo Grupo LEPEL sediado na Universidade
Federal da
Bahia. Este grupo é selecionado em virtude da longa
tradição de estudos sobre a formação
de professores de educação física em
uma perspectiva marxista. Pretende-se reconhecer a teoria,
a pedagogia que vem sedo desenvolvida neste grupo, e as implicações
práticas desta teoria na educação baiana,
avaliando as possíveis contribuições
que traz para o avanço da pedagogia marxista.
Bolsista de Iniciação
Científica PROIC– UEL
Pabrine Amanda Laurindo
Em
andamento
---------------------------------------------------------------
Levantamento
e catalogação da produção do conhecimento
sobre formação profissional e de professores
em educação física no Brasil
- teses e dissertações -
Resumo:
O conhecimento do estado
da arte na produção do conhecimento em um dado
campo do saber é um passo essencial para a identificação
das problemáticas significativas ainda não investigadas.
Considerando-se as demandas (1) da linha de pesquisa trabalho
e formação, em andamento no Programa de Pós-graduação
– Mestrado – conveniado UEM/UEL, em fase de consolidação
e (2) da formação de profissionais de educação
física em nível de bacharelado e licenciatura,
torna-se essencial realizar um exaustivo levantamento catalogação
e progressiva análise da produção com
a finalidade de levantar problemáticas significativas
a serem investigadas por graduandos, especializandos e mestrandos
interessados na problemática da formação.
Este trabalho de Iniciação Científica
– configurando-se como monografia de base – compõe
um conjunto de estudos que vêm sendo desenvolvidos pelo
grupo Marxismo, História, Tempo Livre e Educação,
com vistas à produção articulada de uma
consistente base teórica que partindo de uma teoria
social (o marxismo), apóie-se sobre uma teoria do conhecimento
(histórico-social) e uma teoria pedagógica (a
pedagogia histórico crítica) para lastrear a
formação de professores de educação
física na UEL. Objetiva-se, especificamente, levantar
e catalogar as teses e dissertações que tratam
da problemática formação profissional
e de professores em educação física no
Brasil produzidas por Universidades Brasileiras com vistas
a constituir um banco de referências. Esta catalogação
será realizada a partir do Banco de Teses e Dissertações
da CAPES e dos Bancos de Teses e Dissertações
que cada uma das Universidades disponibilizam em seus portais
institucionais. Os dados serão catalogados em uma planilha
ACCES e, posteriormente, analisados, de modo a produzir-se
uma sistematização quanto (1) às principais
Universidades que se dedicam à temática formação
em educação física no Brasil; (2) quais
as temáticas que vêm sendo mais privilegiadas
pela produção; (3) quais os principais autores
que estão se dedicando ao tema; (4) qual o período
histórico no qual vem sendo desenvolvida a produção
brasileira. Configura-se, portanto, como uma pesquisa bibliográfica
e exploratória.
Bolsista de Iniciação Científica PROIC–
UEL
Artur Vinícius de Souza Damas
Em
andamento
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Produção
do conhecimento referente a lazer e educação:
análise crítica
Resumo:
Há no Brasil
um conjunto de estudos dedicados à compreensão
da problemática do lazer, reconhecidos genericamente
como estudos do lazer, que vêm sendo vertiginosamente
expandidos nos últimos 39 anos. O Grupo de Estudos
e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação
(MHTLE) vem realizando um amplo levantamento desta produção,
dando continuidade àquele levantamento iniciado por
Peixoto (2007), em sua tese de doutoramento. O estudo vem
sendo expandido com o auxílio de bolsistas de iniciação
científica e inclusão social pelo CNPq e Fundação
Araucária. Este sub-projeto trata do Levantamento,
catalogação e análise da produção
do conhecimento referente à temática lazer e
educação, que vem sendo desenvolvido pela bolsista
de Inclusão Social da Fundação Araucária,
Edineia Silvino Braz. Pergunta-se como estes estudos do lazer
estão enfocando a relação entre lazer
e educação, quais os autores que estão
se dedicando à temática; quais as problemáticas
privilegiadas; quais os pressupostos que estão orientando
estes estudos; quais as justificativas apresentadas para a
expansão destes estudos e qual a relação
desta expansão com a conjuntura mais ampla da formação
social brasileira. Como resultados da primeira etapa de estudos,
desenvolvida entre maio e outubro de 2009, o levantamento
e a catalogação das obras, entre os estudos
do lazer, que tratam da temática lazer e educação,
permitiu, em apenas 04 meses, localizar 163 trabalhos entre
livros, capítulos de livros, trabalhos completos apresentados
em eventos e artigos disseminados em periódicos nacionais
e internacionais. Verifica-se a necessidade de continuidade
deste levantamento, que permitiu a expansão do Banco
de Dados ARELB de 2674 para 3237 trabalhos. Este subprojeto
objetiva, especificamente, (1) dar continuidade ao levantamento
e catalogação dos estudos do lazer que tratam
da temática lazer e educação; assim como
realizar a análise crítica desta produção
identificando (2) os referenciais teórico-metodológicos
privilegiados; (3) a explicação dos ciclos e
o volume desta produção do conhecimento em diferentes
momentos da história do Brasil; (4) os vínculos
desta produção com a conjuntura histórica
nacional.
Bolsista de Iniciação
Científica PIBIC/CNPq – UEL (set./2009)
Ednéia Silvino Braz
Em
andamento
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O
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI):
Criação e propostas educativas / Contribuições
à formação social brasileira
Bolsista de Iniciação
Científica (ago/2009 a julho/2010)
Filipe Pêgo Camargo
Em
andamento
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Levantamento,
catalogação e análise da produção
do conhecimento referente aos jogos, brinquedos e brincadeiras
(1969-2010) a partir do banco de dados ARELB e da Plataforma
LATTES.
O levantamento da produção
do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil demonstra
expansão vertiginosa durante o século XX e início
do século XXI. Verifica-se a necessidade de organização
de banco de dados específico que viabilize o acesso
a esta produção com vistas ao mapeamento do
estado da arte necessário à identificação
de problemáticas significativas ainda não abordadas
pela literatura especializada. Este subprojeto compõe
o projeto Levantamento, catalogação e análise
da produção do conhecimento referente aos estudos
do lazer no Brasil, objetivando, especificamente, levantar
o estado da arte da produção do conhecimento
referente à temática jogos, brinquedos e brincadeiras
no período compreendido entre 1969 e 2010, reconhecido
como segundo, terceiro e quarto ciclos dos estudos do lazer
no Brasil. Espera-se identificar os (1) títulos, (2)
os autores, (3) as motivações que levam à
preocupação com a produção de
acervo sobre esta temática, (3) o contexto histórico
no qual este movimento ocorre.
Kariza Rafaela do Nascimento
Projeto
em
andamento
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Projetos
IC - concluídos:
Levantamento
e catalogação da produção bibliográfica
referente ao futebol no Brasil
Sabe-se que o conhecimento
do estado da arte sobre um determinado campo do saber é
passo essencial para a identificação das problemáticas
significativas ainda não investigadas. Assim este projeto
levantou e catalogou as obras que tratam da problemática
do futebol em vista a constituir um banco de referências
que viabilize o acesso a esta produção. Esperou-se
identificar os autores; as principais problemáticas
selecionadas pelos autores; os referenciais teóricos-metológicos
privilegiados; o volume desta produção; os vínculos
dessa produção com a conjuntura histórica
nacional.
Bolsista Inclusão
Social/Fundação Araucária
André Xavier da Silva
Relatório
Final
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A
crítica da educação e do ensino na obra
de Marx e Engels e a educação física
No processo de estruturação de sua obra, e da
crítica a tudo que existe, Marx e Engels empreenderam
a crítica de conjunto ao modo capitalista de produção.
Neste processo de crítica assumiu centralidade a crítica
do processo e das condições de trabalho e que
estava submetida a classe trabalhadora, assim como ao processo
de sua formação. Esta crítica vai delineando
concepções de educação e de ensino
nas quais estão presentes concepções
de Educação Física. Este projeto de iniciação
científica visa estudar estas concepção
reconhecendo na crítica que Marx e Engels elaboram
ao capitalismo, os nexos e contradições nos
quais situam a educação e a educação
física. Entende-se que a apropriação
desta crítica é central para a configuração
de uma educação para além do capital.
Bolsista de Iniciação
Científica Fundação Araucária
(ago/2009 a julho/2010) – Victor Renato Gutman
Projeto:
Relatório
Final
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Referenciais
teóricos para a explicação da abordagem
da temática trabalho x lazer: modo de produção
como eixo.
O levantamento da produção
do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil demonstra
expansão vertiginosa da produção do conhecimento
sobre esta temática durante o século XX e início
do século XXI. No contexto desta produção,
encontramos estudos que tratam da problemática trabalho
x lazer identificando profundas fragilidades teóricas
no que toca à explicação ontológica
dos fundamentos desta relação: o que são
trabalho, lazer e como se produzem. Este projeto de Iniciação
Científica promove incursões introdutórias
sobre as noções de modo de produção,
trabalho, jornada de trabalho e tempo livre do trabalho na
obra de Marx e Engels, com vistas à apreensão
das possibilidades explicativas para o lazer enquanto práticas
e políticas que visam o preenchimento do tempo livre.
Bolsista de Iniciação
Científica CNPq (ago/2009 a julho/2010) –
Andrei Panhan Manconi
Projeto:
Relatório
Final
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Levantamento,
catalogação e análise da produção
do conhecimento referente à relação trabalho
x lazer nos estudos do lazer no Brasil
(1980-2000).
O levantamento da produção
do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil demonstra
expansão vertiginosa durante o século XX e início
do século XXI. Verifica-se a necessidade de organização
de banco de dados específico que viabilize o acesso
a esta produção com vistas ao mapeamento do
estado da arte necessário à identificação
de problemáticas significativas ainda não abordadas
pela literatura especializada. Este subprojeto compõe
o projeto Levantamento, catalogação e análise
da produção do conhecimento referente aos estudos
do lazer no Brasil, objetivando, especificamente, levantar
o estado da arte na produção do conhecimento
que discute a temática trabalho e lazer. Espera-se
identificar (1) os autores; (2) as principais problemáticas
selecionadas pelos autores; (3) os referenciais teórico-metodológicos
privilegiados; (4) os ciclos e o volume desta produção
do conhecimento em diferentes momentos da história
do Brasil; (5) os vínculos desta produção
com a conjuntura histórica nacional.
Bolsistas de Iniciação
Científica Fundação Araucária
(ago/2008 a julho/2009) – Vanessa da Silva Guilherme/Andrei
Panhan Manconi
Projeto:
Relatório
Final
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Levantamento,
catalogação e análise da produção
do conhecimento referente ao estudo das festas a partir do
banco de dados ARELB
(1995-2004)
O levantamento da produção
do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil demonstra
expansão vertiginosa durante o século XX e início
do século XXI. Verifica-se a necessidade de organização
de banco de dados específico que viabilize o acesso
a esta produção com vistas ao mapeamento do
estado da arte necessário à identificação
de problemáticas significativas ainda não abordadas
pela literatura especializada. Este subprojeto compõe
o projeto Levantamento, catalogação e análise
da produção do conhecimento referente aos estudos
do lazer no Brasil, objetivando, especificamente, levantar
o estado da arte da produção do conhecimento
referente ao estudo das festas, enquanto práticas próprias
do tempo livre para o lazer, no período compreendido
entre 1995-2004, reconhecido como quarto ciclo dos estudos
do lazer no Brasil. Espera-se identificar (1) os títulos
disponíveis na atualidade, (2) os autores, (3) as motivações
que levam à preocupação com a produção
de acervo sobre esta temática, (3) o contexto histórico
no qual a preocupação com a temática
ocorre.
Bolsistas de Inclusão
Social Fundação Araucária (ago/2008 a
julho/2009) – Vânia Cristina Rocha
Projeto
Relatório
Final
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Levantamento,
catalogação e análise da produção
do conhecimento referente aos jogos (1891-1968) a partir do
banco de dados ARELB.
O levantamento da produção
do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil demonstra
expansão vertiginosa durante o século XX e início
do século XXI. Verifica-se a necessidade de organização
de banco de dados específico que viabilize o acesso
a esta produção com vistas ao mapeamento do
estado da arte necessário à identificação
de problemáticas significativas ainda não abordadas
pela literatura especializada. Este subprojeto compõe
o projeto Levantamento, catalogação e análise
da produção do conhecimento referente aos estudos
do lazer no Brasil, objetivando, especificamente, levantar
o estado da arte da produção do conhecimento
referente à temática jogos no período
compreendido entre 1891-1968, reconhecido como primeiro ciclo
dos estudos do lazer no Brasil. Espera-se identificar os (1)
títulos, (2) os autores, (3) as motivações
que levam à preocupação com a produção
de acervo sobre esta temática, (3) o contexto histórico
no qual este movimento ocorre.
Bolsistas de Inclusão
Social Fundação Araucária (ago/2008 a
julho/2009) – Francielle Amaral
Projeto
Relatório
Final
---------------------------------------------------------------
Levantamento,
catalogação e análise da produção
do conhecimento referente à temática lazer x
educação no âmbito dos estudos do lazer
no Brasil (1889-2009).
O levantamento da produção
do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil demonstra
expansão vertiginosa durante o século XX e início
do século XXI. Verifica-se a necessidade de organização
de banco de dados específico que viabilize o acesso
a esta produção com vistas ao mapeamento do
estado da arte necessário à identificação
de problemáticas significativas ainda não abordadas
pela literatura especializada. Este subprojeto compõe
o projeto Levantamento, catalogação e análise
da produção do conhecimento referente aos estudos
do lazer no Brasil, objetivando, especificamente, levantar
o estado da arte na produção do conhecimento
que discute a temática lazer e educação.
Espera-se identificar (1) os autores; (2) as principais problemáticas
selecionadas pelos autores; (3) os referenciais teórico-metodológicos
privilegiados; (4) os ciclos e o volume desta produção
do conhecimento em diferentes momentos da história
do Brasil; (5) os vínculos desta produção
com a conjuntura histórica nacional.
Bolsistas de Inclusão
Social Fundação Araucária (ago/2008 a
julho/2009) – Ednéia Silvino Braz
Projeto
Relatório
Final
PROJETOS DE DISSERTAÇÃO
DE MESTRADO EM ANDAMENTO
Produção
do conhecimento referente á formação
profissional em Educação Física no Brasil
Mestranda: Juliana R. Orthmeyer
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