Desenho de Jules Grandjouan, publicado como capa da edição especial do periódico L´Assiette au Beurre (Paris, 28-4-1906), a propósito da bandeira central de luta naquele Primeiro de Maio. A gravura foi publicada pela primeira vez no Brasil, pela Editora Kairós, na capa de O direito à Preguiça, de Paul Lafargue.


Linhas de pesquisa_________

Marxismo, História, Trabalho e Educação

Parte-se da Concepção Materialista e Dialética da História. Trata-se de (1) compreender os processos históricos que configuram o capitalismo em seus diferentes ciclos (2) localizar os contextos de surgimento da educação, educação física, esportes e lazer (3) desvelar nexos e contradições no embate histórico entre o projeto hegemônico burguês e projeto histórico-socialista/comunista. No contexto do marxismo, apropriação crítica das diferentes proposições marxistas para a Educação Física, Esportes e Lazer. Estuda-se os nexos e contradições em que estão inscritas a prática social, as políticas públicas e a produção do conhecimento em Educação, Educação Física, Esportes e Lazer, considerando-se as condições objetivas postas no modo capitalista de produção e reprodução da existência. Empreende-se, ainda: (1) levantamento da produção do conhecimento nos séculos XX e XXI; (2) análise visando a percepção do estado da arte; (3) relacionar a produção do conhecimento com a periodização político econômica no Brasil; (4) crítica teórica; (5) crítica da apropriação da obra de Marx e Engels; (6) indicação das cntribuições do marxismo para compreensão da problemática.

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Historiografia e questões teórico metodológicas da história da educação

Se caracteriza por estudos que tenham um recorte com ênfase na Historiografia e/ou de análise de Questões Teórico-metodológicas da produção histórico-educacional brasileira.

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Marxismo, História, Educação e Educação Física

Parte-se da Concepção Materialista e Dialética da História. Trata-se de (1) compreender os processos históricos que configuram o capitalismo em seus diferentes ciclos (2) localizar os contextos de surgimento da educação, educação física, esportes e lazer (3) desvelar nexos e contradições no embate histórico entre o projeto hegemônico burguês e projeto histórico-socialista/comunista. No contexto do marxismo, apropriação crítica das diferentes proposições marxistas para a Educação Física

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Prática social e políticas públicas em educação física, esportes e lazer

Estudo dos nexos e contradições em que estão inscritas a prática social e as políticas públicas em Educação, Educação Física, Esportes e Lazer, considerando-se as condições objetivas postas no modo capitalista de produção e reprodução da existência. Trata-se da análise das possibilidades e limites da prática social e das polítics públicas em educação física, esportes e lazer, considerando-se a adaptação ao capitalismo e à superação revolucionária visando a emancipação da classe trabalhadora.

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Produção do Conhecimento Referente aos Estudos do Lazer no Brasil

Compreende: (1) levantamento da produção do conhecimento nos séculos XX e XXI; (2) análise visando a percepção do estado da arte; (3) relacionar a produção do conhecimento com a periodização político econômica no Brasil; (4) crítica teórica; (5) crítica da apropriação da obra de Marx e Engels; (6) indicação das cntribuições do marxismo para compreensão da problemática.

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