Marxismo,
História, Trabalho e Educação
Parte-se da Concepção
Materialista e Dialética da História. Trata-se
de (1) compreender os processos históricos que configuram
o capitalismo em seus diferentes ciclos (2) localizar os contextos
de surgimento da educação, educação
física, esportes e lazer (3) desvelar nexos e contradições
no embate histórico entre o projeto hegemônico
burguês e projeto histórico-socialista/comunista.
No contexto do marxismo, apropriação crítica
das diferentes proposições marxistas para a
Educação Física, Esportes e Lazer. Estuda-se
os nexos e contradições em que estão
inscritas a prática social, as políticas públicas
e a produção do conhecimento em Educação,
Educação Física, Esportes e Lazer, considerando-se
as condições objetivas postas no modo capitalista
de produção e reprodução da existência.
Empreende-se, ainda: (1) levantamento da produção
do conhecimento nos séculos XX e XXI; (2) análise
visando a percepção do estado da arte; (3) relacionar
a produção do conhecimento com a periodização
político econômica no Brasil; (4) crítica
teórica; (5) crítica da apropriação
da obra de Marx e Engels; (6) indicação das
cntribuições do marxismo para compreensão
da problemática.
-----------------------------------------------
Historiografia
e questões teórico metodológicas da história da educação
Se caracteriza por estudos
que tenham um recorte com ênfase na Historiografia e/ou
de análise de Questões Teórico-metodológicas
da produção histórico-educacional brasileira.
-----------------------------------------------
Marxismo,
História, Educação e Educação Física
Parte-se da Concepção
Materialista e Dialética da História. Trata-se
de (1) compreender os processos históricos que configuram
o capitalismo em seus diferentes ciclos (2) localizar os contextos
de surgimento da educação, educação
física, esportes e lazer (3) desvelar nexos e contradições
no embate histórico entre o projeto hegemônico
burguês e projeto histórico-socialista/comunista.
No contexto do marxismo, apropriação crítica
das diferentes proposições marxistas para a
Educação Física
-----------------------------------------------
Prática
social e políticas públicas em educação física, esportes e
lazer
Estudo dos nexos e contradições
em que estão inscritas a prática social e as
políticas públicas em Educação,
Educação Física, Esportes e Lazer, considerando-se
as condições objetivas postas no modo capitalista
de produção e reprodução da existência.
Trata-se da análise das possibilidades e limites da
prática social e das polítics públicas
em educação física, esportes e lazer,
considerando-se a adaptação ao capitalismo e
à superação revolucionária visando
a emancipação da classe trabalhadora.
-----------------------------------------------
Produção
do Conhecimento Referente aos Estudos do Lazer no Brasil
Compreende: (1) levantamento
da produção do conhecimento nos séculos
XX e XXI; (2) análise visando a percepção
do estado da arte; (3) relacionar a produção
do conhecimento com a periodização político
econômica no Brasil; (4) crítica teórica;
(5) crítica da apropriação da obra de
Marx e Engels; (6) indicação das cntribuições
do marxismo para compreensão da problemática.
início
da página |