Ifhiecem

 

Investigações em Filosofia e História da Ciência, Educação Científica e Matemática

Research in Philosophy and History of Science, Scientific and Mathematics Education Investigaciones en Filosofía e Hisoria de la Ciencia, Educacion Científica y Matematica

 

 

 

Bem-vindo(a)!

 

Os eventos, palestras e minicursos atualmente em realização pelo programa

estarão expostos nesta página

 

 

COORDENADORA: IRINÉA DE LOURDES BATISTA

Resumo: O grupo reúne as áreas de Ciências da Natureza: Biociências, Química e Física, e Matemática e sua base investigativa encontra-se em questões históricas, filosóficas e sociológicas na teorização científica, a partir do entendimento do conceito de teoria científica e na discussão da construção e progresso de teorias científicas. A partir dessa base, articula-se essas áreas de forma interdisciplinar epistêmico-metodológica para pesquisas em saberes docentes e aprendizagem em Educação Científica e Tecnológica. Os enfoques temáticos atuais centram-se em saberes docentes em formação inicial e em serviço; Didática das Ciências e investigação de elaborações de abordagens didáticas; educação científica equânime e diversidade social e de gênero, em especial, para a participação protagonista de mulheres nas Ciências.

The research team brings together the areas of Natural Sciences: Biosciences, Chemistry and Physics, and Mathematics, and its investigative basis lies in historical, philosophical and sociological issues in scientific theorizing, from the understanding of the concept of scientific theory and in the discussion of construction and progress of scientific theories. From this base, these areas are articulated in an epistemic-methodological interdisciplinary way for research in teaching knowledge and learning in Scientific and Technological Education. The current thematic focus on teachers’ knowledge in initial and in-service education; Didactics of Sciences and investigation of developments of didactical approaches (Research-Based Practices); diversity, equity, and inclusivity in science education, in particular, for the protagonist participation of women in science (gender bias, social and environmental influences, barriers, and obstacles to women’s participation).

El equipo de investigación aglutina las áreas de Ciencias Naturales: Biociencias, Química y Física, y Matemáticas, y su base investigativa radica en cuestiones históricas, filosóficas y sociológicas en la teorización científica, desde la comprensión del concepto de teoría científica y en la discusión de construcción y progreso de teorías científicas. A partir de esta base, estas áreas se articulan de manera epistémico-metodológica interdisciplinar para la investigación en la enseñanza del conocimiento y el aprendizaje en la Educación Científica y Tecnológica. Los enfoques temáticos actuales se centran el conocimiento de los docentes en la educación inicial y en el servicio; Didáctica de las Ciencias e investigación de desarrollos de enfoques didácticos (Prácticas Basadas en la Investigación); diversidad, equidad e inclusión en la educación científica, en particular, por la participación protagónica de las mujeres en la ciencia (prejuicios de género, influencias sociales y ambientales, barreras y obstáculos a la participación de las mujeres).

 

 

 

 

2022 Equipe de pós-graduandos e graduandos