em construção
 

INFORMES

GRUPO DE PESQUISA PROCESSOS CIVILIZADORES

O Grupo Processos Civilizadores reúne-se anualmente desde 1996, mesmo antes de sua existência formal, com a realização dos Simpósios Internacionais Processo Civilizador (SIPC). Sua primeira reunião deu-se com a organização do I-SIPC cujo tema foi “Esporte no Processo Civilizador e Violência no Futebol”, na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP), contou com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e FAEPX (Fundo de Amparo ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicamp). A primeira edição do Simpósio possibilitou um avanço considerável no estudo da Teoria dos Processos Civilizadores de Norbert Elias, bem como um contato mais estreito com um dos principais centros internacionais dedicado ao estudo da obra de Elias, a Universidade de Leicester na Inglaterra, onde ele trabalhou por muitos anos. Contando com a presença do professor Eric Dunning iniciamos, a partir de então, uma profícua aproximação com os primeiros orientados e colaboradores de Norbert Elias.

Naquele momento iniciava-se, de forma mais sistemática, a divulgação/discussão das idéias de Elias e Dunning no Brasil. Dentre as iniciativas, destacamos a realização do II Simpósio Internacional Processo Civilizador – “Cultura, Esporte e Lazer”, no ano de 1997, com o apoio da FAPESP, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e INDESP (Instituto Nacional de Desenvolvimento Esportivo), também na FEF/UNICAMP, evento que proporcionou a continuidade e aprofundamento do debate iniciado no I Simpósio.

No ano de 1998, dessa vez com a participação do Núcleo de História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE/UNIMEP), foi realizado o III Simpósio Internacional Processo Civilizador, focalizado na temática “Educação, História e Lazer”, o qual contou com o apoio da FAPESP, CNPq e CAPES. O IV Simpósio voltou a ser realizado na FEF/UNICAMP, no ano de 1999, tendo como convidado especial o professor Stephen Mennell da Universidade de Dublin, Irlanda.

Dos mais respeitados intérpretes do pensamento eliasiano, faltava trazer ao Brasil o professor Johan Goudsblom, presente no V-SIPC no ano de 2000, na cidade de Curitiba, Paraná, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFPR (Universidade Federal do Paraná), em parceria com a Pós-Graduação da FEF/UNICAMP e com o PPGE/UNIMEP. Esse evento teve como temática central “A obra de Norbert Elias”.

O VI Simpósio com o tema “História, Educação e Cultura”, organizado em 2001 pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Assis, contou com a presença conjunta de Johan Goudsblom, Eric Dunning e Stephen Mennell, já com uma maior divulgação da obra de Elias no Brasil. O evento permitiu o amadurecimento do Grupo, iniciando então as primeiras discussões sobre sua institucionalização.

Este processo de cooperação interinstitucional reforçou-se em 2003 com o VII Simpósio realizado pelo PPGE/UNIMEP, com a presença de Goudsblom e com a participação de inúmeros Grupos de Pesquisa reforçando e ampliando os laços dos pesquisadores e estudantes envolvidos. O tema privilegiado foi “História, Civilização e Educação”.

Em 2004 com realização do VIII-SIPC na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, tivemos um momento de análise do desenvolvimento dos contatos com os pesquisadores estrangeiros, quando iniciamos processos de traduções e publicações conjuntas de trabalhos sobre Norbert Elias.

Em 2005, a nona edição do SIPC ocorreu na cidade de Ponta Grossa, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com a presença do professor Cas Wouters, na ocasião privilegiamos o tema “Tecnificação e Civilização”. Este encontro destacou-se, também, pelo inicio da criação da Home Page dos eventos – que estão à disposição dos pesquisadores, incluindo a íntegra dos trabalhos apresentados – e pela presença de pesquisadores da Argentina e Chile, indicando uma possibilidade de cooperação acadêmica a ser estabelecida.

O X Simpósio, realizado em abril de 2007 na UNICAMP, com o tema “Sociabilidades e Emoções”, proporcionou uma oportunidade significativa para discutir o pensamento de Norbert Elias com inúmeros intérpretes de renome internacional de diferentes áreas do conhecimento. Neste momento, dada à mudança qualitativa que se verificava e a formação de uma geração de jovens estudantes com suas teses de doutorado apoiadas na teoria de Elias, o amadurecimento do Grupo tornava-se irreversível. Aí uma decisão foi crucial, realizar o XI-SIPC na Universidade de Buenos Aires em julho de 2008, quando então discutiríamos a institucionalização do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores.

Após a realização do Simpósio em Bueno Aires, o Grupo foi institucionalizado ao cadastrar-se no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Também se iniciou a construção de seu site permanente que tem como objetivo: a) ser um portal dos pesquisadores e estudantes, brasileiros e estrangeiros, que tomam, em seus estudos e pesquisas, como referência a Teoria dos Processos Civilizadores e a Sociologia Configuracional de Norbert Elias e suas interfaces com outras áreas do conhecimento; b) divulgar os projetos de pesquisa e a produção bibliográfica dos pesquisadores participantes do Grupo; c) estimular intercâmbios acadêmicos.

Atualmente o Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores é constituído por pesquisadores de diversas áreas de conhecimento, e está empenhado na consolidação desta Home Page, na organização do XII Simpósio a realizar-se em Recife/2009 e na elaboração de uma Revista Eletrônica. Estamos em permanente contato com a Norbert Elias Foundation da qual recebemos suporte técnico para a realização de nossos Simpósios anuais.

Esta Home Page, na qual temos o prazer de recebê-los, pretende ser a síntese deste processo, bem como o local que permitirá nosso contato permanente e a agregação de novos participantes.


Por Ademir Gebara e Tony Honorato.

 

 




RECOMENDE ESTE SITE

GRUPO DE PESQUISA PROCESSOS CIVILIZADORES
Universidade Estadual de Londrina - Centro de Educação Física e Esporte
Departamento de Educação Física
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 km 380 Caixa Postal 6001 CEP 86051-990 - Londrina-Pr.
Telefone: (43) 3371-4905 | contato: processoscivilizadores@yahoo.com.br


Desenvolvido por: Priscilla Maia da Silva